O Mito da Caverna

O mito da caverna é um texto de muito antigamente, escrito pelo filósofo Platão e que até hoje é estudado e ensinado comumente no ensino médio, na matéria de Filosofia.

Presos à Ilusão

Alegoria da Caverna

Alegoria da Caverna

O mito da caverna (também chamado de Alegoria da caverna, Prisioneiros da caverna ou A Parábola da caverna) descreve a seguinte situação: em uma caverna, separada do mundo exterior por um muro bem alto, moram diversos humanos presos por correntes. Essas pessoas vivem assim, sempre iluminadas pela luz do exterior.

De dentro da caverna é possível ver diversas sombras se movimentando, reflexos das pessoas do mundo de fora. Os prisioneiros, porém, acreditam fielmente que aquilo são pessoas de verdade e era tudo que o mundo exterior possuía; afinal, nasceram e cresceram vendo apenas aquilo.

O Mito da Caverna

O Mito da Caverna

Essa situação continua até que uma pessoa consegue se libertar das correntes e, com muitas dificuldades e passando por diversos obstáculos para subir o muro, consegue sair da caverna. Essa pessoa nota então que aquilo que ela via era uma mentira, apenas uma ilusão e que o mundo real tinha muito mais coisas á oferecer.

Porém, se essa pessoa voltar para a caverna, será encarada com descrença e rejeitada pelas pessoas de dentro. Será acusado de mentiroso e pode até mesmo ser morto.

Significado do Mito

Caverna

Caverna

O mito da caverna representa a sabedoria e ignorância humana, as provações para conseguir ver a verdade com suas próprias tentativas e ideias. Para o filósofo Platão, a maioria da humanidade vive em um estado de ignorância, crendo no que dizem para crer e vendo apenas o que lhe dizem para ver. O ser humano precisa então, por si próprio, buscar o conhecimento e educação, e ver como o mundo realmente funciona, adaptando-se a ele.

O mito da caverna já foi citado ou serviu como tema em diversos lugares. Filmes como Matrix e A Ilha falam sobre o mito; os livros Admirável Mundo Novo e A Caverna, também. Até mesmo na música o texto já foi homenageado; a canção Bohemian Rhapsody, da banda Queen, narra a história de um garoto que quer conhecer o mundo e descobrir coisas novas, mas é impedido pelos outros a acaba se mantendo no mundo de ilusões confortáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filosofia

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Me ajudou muito a historia do mito da caverna, pois meu trabalho ficou excelente, muito obrigado. Poderia ser colocado algumas questões para ser respondidas junto ao resumo da historia.

    ANA VALDIRENE 18 de abril de 2012 21:39 Responder
  • Tá vlw

    anna julia 14 de maio de 2012 20:33 Responder
  • oi tudo beleza!
    a dorei os textos !!!

    Nome maiara 11 de julho de 2012 16:49 Responder
  • Nossa que site completo .

    Carol 6 de agosto de 2012 19:42 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *