A Matemática nas Antigas Civilizações

A grande preocupação no começo era quando a contagem passava de 1, em que eles se perdiam na hora de pensar e agir. A primeira contagem a ser praticada, foi descoberta pelos nômades, pois eles precisavam registrar e contar seu rebanho de ovelhas, onde começaram a usar os dedos de 1 a 10, mas com o passar do tempo, os rebanhos foram aumentando, as ovelhas se procriando e precisava-se de mais dedos, a grande descoberta começou a ser desvendada, onde eles começaram a colocar e tirar pedras de dentro do saquinho, uma pedra simbolizava uma ovelha, conseguindo assim manter a contagem de seus animais.

A Matemática nas Antigas Civilizações

A Matemática nas Antigas Civilizações

Com o passar dos tempos, a matemática foi se aprimorando e necessitando de contas mais complexas do que adição e subtração, onde foi criado o primeiro instrumento de contas feito pelo homem, o ábaco, em que até hoje não se sabe a origem, mas é anterior aos romanos e gregos. O ábaco passou por grandes mudanças e a forma adotada mais conhecida era o ábaco chinês, onde havia um molde de madeira, dividido em parte inferior e superior, composto por varetas (colunas) e as contas (números).

Até que foi criada por Blaise Pascal a primeira calculadora, de nome a pascaline, com engrenagens interligadas, onde se podiam fazer somas grandes. A pascaline adiciona ou subtrai quando as rodas dentadas são engrenadas, ao serem giradas. A matemática tornou-se muito mais fácil depois dessa invenção, onde grandes contas em que se perdiam um tempo razoável, eram feitas com um girar de botão.

Hoje, a tecnologia conta com máquinas que trabalham com números tão grandes, ou números tão pequenos, como o caso de átomos, que há alguns anos não era possível de se imaginar. Os detalhes foram aumentando, tornando a matemática um ponto bem mais complexo, mas com soluções bem mais sofisticadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • OUCSA526943OIARIGFAPMN YDHYDGFI

    KAMILY 7 de novembro de 2011 19:07 Responder
  • adorei 27788558745

    mika 13 de fevereiro de 2014 22:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *