Ministério da Cultura

A Cultura

A cultura é o único bem universal e, ao mesmo tempo, individual. Todos os povos possuem sua própria cultura, mas cada um tem a sua, podendo ser totalmente diferente ou semelhante a de outros grupos sociais. Em todos os países temos as manifestações culturais de forma pública, ao alcance da mídia. Manifestações essas que podem acontecer em forma de música, dança, teatro, entre outras. Elas podem acontecer nas ruas, parques, cinema, teatro, bares e qualquer lugar onde seja permitido.

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura

A manifestação cultural irá existir independente de alguém a regular ou não. Mas, no decorrer da história brasileira, viu-se a necessidade de preservar alguns valores como históricos e ajudar alguns grupos a terem mais visibilidade diante de outros. Surgiu então a obrigatoriedade da criação de um órgão regulamentador, a intermediar discussões e ajudar na divulgação da cultura brasileira. Foi criado o Ministério da Cultura.

O Ministério da Cultura

Apoio

Apoio

Criado em 15 de março de 1985, o Ministério da Cultura é o órgão do Governo Federal responsável pela preservação e propagação das formas artísticas culturais brasileiras. Anteriormente à sua criação, qualquer necessidade relacionada a este setor era encaminhada ao Ministério da Educação, chamado de Ministério da Educação e Cultura, com uma função diferenciada do atual MEC.

O órgão é dividido em outras áreas, para a sua melhor atuação: Cidadania Cultural, Identidade e Diversidade Cultural, Fomento, Incentivo à Cultura, Políticas Culturais, Audiovisual e Articulação Institucional. Cada um dos departamentos age de uma forma diferenciada com relação ao tema proposto em pauta para discussão e determinação de diretrizes de ação.

Antes da criação do Ministério, grupos sociais lutavam para preservar espaços e manifestações, como linguagens nativas de tribos. Muitas tribos indígenas no Amazonas, pela educação forçada, perderam seu dialeto original e só falam português. O Ministério veio para ajudar a impedir tais atrocidades, pois é patrimônio cultural e devem ser preservados, fazendo parte da história do Brasil.

Ações do Ministério da Cultura

Projetos

Projetos

A maior ação do Ministério da Cultura com certeza é seu programa de Fomento. Através de verbas federais, artistas conseguem financiamento para mostrar sua arte em exposições, livros e eventos no exterior. Antes, o trabalho dos artistas era duplo: eles fabricavam suas peças e corriam atrás de patrocínio com empresas particulares. Pontualmente, a cada ano, há período de inscrição para novos projetos a serem expostos ou produzidos com verba federal, no caso de livros e filmes. A indústria nacional do cinema, aliás, foi uma das maiores beneficiadas com as novas medidas, pois não conseguia verba de outras formas para projetos.

Através do programa de Fomento, há uma reserva na verba da receita federal específica para ajudar na propagação da cultura no mundo afora. Anteriormente, os artesãos brasileiros eram convidados para festivais no exterior, porém, não poderiam ir porque não tinham verba nem para as passagens. Tais acontecimentos ainda existem, mas são raríssimos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *