O Certo e o Errado: Onde você Baseia sua Linha de Partida?

Qual é a Real Diferença Entre o Certo e o Errado?

Alguns pensam que isso remonta às origens do universo. Alguns acreditam que Deus soube de tudo de errado e projetou o equilíbrio adequado entre os dois. Outros acham que o certo e o errado são tão antigos quanto a Deus, mas não tanto quanto da sua decisão.

O Certo e o Errado: Onde você Baseia sua Linha de Partida?

O Certo e o Errado: Onde você Baseia sua Linha de Partida?

A ciência oferece razões para duvidar que o certo e o errado são tão antigos como Deus ou o universo. Como evidência científica, remonta que se Deus existe, ou ele não tem uma opinião que devemos fazer ou não temos ideia do que ele considera como certo e errado. Os existencialistas chamam a perspectiva da ciência de “visão de lugar nenhum”. De seu ponto de vista neutro, não há verdadeiro certo e errado. De acordo com alguns, a diferença entre o certo e o errado se origina a partir dos seres humanos.

Não há Certo ou Errado?

Subconsciente

Subconsciente

Alguns vão mais longe, defendendo que isso é apenas barulho dos seres humanos sobre o que é certo e o que é errado, talvez sejam apenas ilusões. Não há certo ou errado. Há apenas o que as pessoas querem, e as pessoas querem coisas diferentes. O que eles querem é o que eles chamam de direito e o que eles não querem é o que eles chamam de errado, mas isso é só para a alavancagem própria, no sentido de obter o que querem.

Argumentos de que tudo é bom, vão e voltam no mix cultural, embora nunca ganhem terreno muito sólido. A discussão entre o certo e o errado não acaba. Mesmo aqueles que dizem que é tudo certo, de toda a ilusão não pode deixar de empregar os conceitos de certo e errado no seu próprio argumento, que poderia ser parafraseado como: “É errado acreditar que o certo e o errado não existem.”

É uma Questão Puramente Humana

Sobre

Sobre

Se o certo e o errado são inevitáveis para nós, então eles são reais, mas se originam unicamente com a gente. Eles não são reais, em certo sentido universal, mas eles estão aparentemente reais, na medida em que afetam o comportamento do ser humano. De todas as coisas que você poderia fazer, você faz apenas algumas coisas. Suas ações são limitadas pelo seu senso de certo e errado.

Repare que acabamos de distinguir dois tipos de certo e errado. Alguém poderia fazer a diferença entre certo e errado tão real quanto uma lei da física. Intemporal e imposta tudo, um Deus julgar ou uma batalha universal entre o bem e o mal seria como a lei da gravidade ou a segunda lei da termodinâmica.

O outro tipo de certo e errado é real em um sentido mais modesto. O certo e errado passam a ser o que fazer e não moldam ou restringem seu comportamento. Mesmo que o certo e o errado da primeira espécie não existam, o segundo tipo de certo e errado claramente existem, pelo menos nos seres humanos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *