Pirâmides Etárias

As Pirâmides Etárias, também chamadas de pirâmides populacionais ou pirâmides demográficas, são formas de gráficos usados para demonstrar a distribuição de grupos etários em uma determinada parcela da população, em nível regional, de país e até mundial.

Essa espécie de gráfico é constituída a partir de dois conjuntos em forma de barra, que fazem a representação do sexo e da idade de determinado grupo da população.

Pirâmides Etárias

Pirâmides Etárias

Ela é responsável por indicar as preferências de determinado segmento da população, de acordo com a idade.

Nas Pirâmides Etárias, cada uma de suas metades representa um sexo, geralmente, a base faz a representação de um grupo com até 19 anos, a parte intermediária corresponde ao público adulto, e o topo da pirâmide faz a representação da população idosa, com mais de sessenta anos.

Esse tipo de gráfico é usado com a intenção de monitorar a estrutura de idade e sexo da população, servindo como um complemento a todo tipo de estudo relacionado à qualidade de vida, através dele é verificado a média do tempo de vida da população, além da taxa de mortalidade populacional ao longo dos anos.

De acordo com as estatísticas, quanto maior a pirâmide, igual é a expectativa de vida da faixa etária em análise e assim, melhor a qualidade de vida da população analisada.

Quanto mais a pirâmide tem forma retangular, maior é o desenvolvimento social e econômico do país.

Se essa pirâmide for feita durante um período de guerra, será verificado através dela um distúrbio populacional, onde cairá o número de jovens e também de adultos do sexo masculino, com isso, há uma intervenção do Governo, para que haja uma rápida reposição, chamada popularmente de Baby Boom.

As pirâmides etárias refletem quatro estágios distintos:

- A Pirâmide Jovem contém a base mais alargada, devido ao elevado grau de natalidade, consequentemente possui o cume estreito, por haver grande mortalidade e consequente expectativa mediana de vida. Esse gráfico piramidal é representativo de países menos desenvolvidos, com maioria da população muito jovem.

- A Pirâmide Envelhecida, diferentemente da Jovem, possui a base estreita, o que reflete uma queda na natalidade e aumento da expectativa de vida, sendo o símbolo dos países desenvolvidos.

Entre uma e outra pirâmide, no entanto, há os gráficos intermediários, que refletem situações diferenciadas:

- A Pirâmide Adulta, tem a base larga, porém, há um gradual aumento da classe adulta e também no número de idosos, através dela é possível perceber que a taxa de natalidade passa a diminuir e a expectativa de vida a aumentar.

- A Pirâmide Rejuvenescida exemplifica uma recuperação da faixa etária jovem, em razão do gradual aumento da taxa de fecundidade.

Cada uma dessas pirâmides serve como base para estudos mais aprofundados, das possíveis práticas de melhoria da qualidade de vida das pessoas, em seus países.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>