Política da República Democrática do Congo

O território que é conhecido, atualmente, como República Democrática do Congo já foi um país denominado Zaire. É importante ainda esclarecer a diferença entre esse país e o seu vizinho chamado simplesmente de Congo. Consiste no terceiro país mais extenso do continente africano tendo fronteiras a oeste e nordeste com o Congo, a oeste com Cabinda, a nordeste com o Sudão, ao norte com a República Centro-Africana, a sudeste com a Tanzânia, ao sul com a Zâmbia e a leste pela Uganda e Ruanda. O país é banhado ainda pelo oeste pelo Oceano Atlântico.

A Política da República Democrática do Congo

O país possui uma população bastante variada etnicamente, são mais de 200 etnias diferentes no seu território. No dia 30 de junho de 1960 o país obteve a sua independência diante da Bélgica passando a ser chamada oficialmente de República Democrática do Congo (RDC) apenas em 1964. O país enfrentou diversos conflitos civis e políticos devido a intensas disputas políticas em seu território.

Houve um breve período de estabilidade política no território com a eleição de Joseph-Desiré Mobuto em 1967. Foi Mobuto quem mudou o nome do país para Zaire, contudo, quando ele faleceu em 1997 o novo governo retomou o nome República Democrática do Congo. Como ainda se mantém como um país instável enfrenta sérias dificuldades econômicas. Os conflitos armados afastavam investidores internacionais assim como acarretam na destruição da infraestrutura e na elevada inflação.

Um dos contornos mais complexos dessa luta armada estabelecida no território é o envolvimento da RDC nos conflitos armados dos países vizinhos que compõem a região dos Grandes Lagos Africanos. Já tiveram suas vidas ceifadas pelo conflito mais de 4 milhões de pessoas do local.

Problemas Sociais

Não se pode falar a respeito de política de um território como esse sem levar em consideração problemas sociais. Os habitantes da RDC são afetados por uma série de questões cruciais como, por exemplo, uma das mais altas taxas de mortalidade infantil do planeta. A cada mil nascidos vivos há 115 óbitos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito baixo, apenas 0,239, essa é a segunda pior média do planeta.

Em torno de 76% da população da RDC apresenta subnutrição e mais de 30% é analfabeta. A maior parte da população local vive com menos de 1 dólar por dia, ou seja, se encontra abaixo do marco da linha da pobreza. O PIB per capita é de 151 dólares e a moeda oficial é o Franco congolês. Trata-se de um país em que há muita base para problemas políticos demandando grande atenção por parte do resto do mundo.

Etnias da República Democrática do Congo

As Crianças da República Democrática do Congo

As Crianças da República Democrática do Congo

Acima mencionamos que há grande diversidade étnica no território da República Democrática do Congo e vale a pena detalhar quais são esses grupos. A etnia mais proeminente é a de Lubas sendo 18% da população, os congos representam 16,1%, já os mongos são 13,5%, já os ruandas são cerca de 10,3%, os zandis representam cerca de 6,1%, os bangis e ungalas são 5,8% da população cada, os teques por sua vez são cerca de 2,7%, os boas 2,3%, os tchoques cerca de 1,8% e outros grupos em torno de 23,4%.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *