A Importância de Shakespeare

William Shakespeare teria nascido no dia 23 de abril de 1564 em Stratford e morreu exatamente no mesmo dia no ano de 1616, na mesma cidade.  Ele foi um dramaturgo e poeta inglês, considerado  um dos mais importantes autores da língua inglesa de todos os tempos e um daqueles que mais influenciou o mundo ocidental. A sua genialidade com as letras foi tanta que sua literatura permanece viva até hoje e já foi traduzida para o teatro, para o cinema, para a televisão e até mesmo  foi revisitada em outras literaturas.

As obras de Shakespeare influenciaram, principalmente, os românticos, e não estamos falando somente dos ingleses, mas do mundo, em geral. É impossível falar o nome do autor e não lembrar do seu consagradíssimo sucesso, visto e revisto, copiado e reeditado, Romeu e Julieta. A história de amor tornou-se tão forte que passou a representar um símbolo de casais apaixonados que encontram barreiras para viver um grande amor. Outro título do autor inglês de grande sucesso é Hamlet, onde se encontra uma das mais famosas frases do autor “To be or not to be: that’s the question”, que conhecemos em português, “Ser ou não ser, eis a questão”.

Biografia de William Shakespeare

A data de nascimento de William Shakespeare seria o dia 23 de abril de 1564, mas não existe um registro que confirme, por isso, é levado em consideração aquele do batismo do autor inglês. Essa conclusão se deu, porque na época do seu nascimento era comum na Inglaterra, batizar as crianças no máximo depois de 3 dias do nascimento delas.

William Shakespeare era de uma família de 8 filhos, ele era o terceiro, e os seus pais eram Mary Arden, filha de um rico dono de terras e de John Shakespeare, um comerciante de lãs. O autor foi o filho homem mais velho do casal.

A sua edução foi uma das melhores, ele estudou em excelentes escolas de gramática da época, porém, não frequentou nenhuma universidade após o término dos estudos básicos.

Casou-se muito jovem, com apenas 18 anos, no ano de 1582, sua mulher era mais velha, tinha 26 anos e se chamava Anne Hathaway. O casamento aconteceu porque Anne estava grávida de Shakespeare. Da união nasceu a primeira filha, chamada Susanna e depois de dois anos, o casal teve mais dois filhos, gêmeos, Hamnet e Judith.

Em torno de 1588, William Shakespeare foi morar com a família em Londres e poucos anos depois, em 1592, já era um grande sucesso não só como dramaturgo, mas também como ator. Nesta época, o que mais impressionava o público era as suas poesias, já as peças não tinham tanto efeito. Aliás, os teatros de Londres passaram por um período ruim, entre 1592 e 1594, exatamente 21 meses, eles foram obrigados a fechar as portas. Isso aconteceu porque uma peste invadiu a cidade. Nessa época, o autor publicou Adônis e Vênus, 1593; O Rapto de Lucrécia, em 1594 e mais os Sonetos, chegando a mais o menos 150. O que encantava o público na obra de Shakespeare era principalmente o modo como ele explorava o aspecto romântico, descrevia o amor.

A Primeira Peça de William Shakespeare

Era 1590, quando William Shakespeare começou a escrever aquela que seria a sua primeira peça teatral. Com o título de “Comédia dos Erros”, ele só conseguiu terminar a obra 4 anos depois do seu início e nessa época, ele passou a fazer parte da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain. Esse grupo tinha um dos melhores teatros de Londres.

“Comédia dos Erros” foi mesmo só o início, porque do ponto de partida, o autor inglês escrever nada mais nadam menos que 38 peças teatrais, e mais, que não seguiam o mesmo tema. Ele fez comédias, peças históricas e as famosas tragédias.

William Shakespeare se tornou não só uma pessoa famosa e admirada, mas também rica, que permitiu que ele passasse a ser sócio da companhia teatral. E falando em negócios, o autor sabia bem o valor que tinha a sua obra, ele nunca aceito a publicar nada que não considerasse que o preço que estava sendo pago era aquele justo.

O seu sucesso permitiu que ele comprasse uma casa em Londres e mais outras propriedades. Aliás, era um período propício para as pessoas ligadas à cultura. Era um momento da história a Inglaterra que se valorizava e incentivava o desenvolvimento artístico e cultural, um tempo de ouro, sob o reinado da Rainha Elizabeth I. Nessa época, o teatro era conhecido como o teatro elisabetano e tinha uma grande importância.

A última peça que escreveu Shakespeare foi “A Tempestade”, iniciada em 1610 e terminada em 1613, 3 anos depois. Nessa época, o autor vivia na sua cidade natal e foi ali também que ele faleceu, em 23 de abril de 1616. Não existe um registro histórico que afirme qual foi a causa da morte do escritor inglês.

A Importância de Shakespeare

William Shakespeare deixou uma marca na história da literatura mundial que nenhum outro escritor conseguiu deixar. No papel de dramaturgo, conseguiu deixar não uma, mas algumas das mais importante tragédias que a cultura ocidental viu, o mesmo podemos dizer das comédias. Além disso, ao longo da vida, escreveu 154 sonetos, que conseguiram chegar em vários regiões do mundo, porque Shakespeare conseguia atravessar qualquer barreira cultura através do que escrevia. Alguns históricos atribuem o sucesso do escritor inglês aos temas escolhidos por ele, normalmente, bem próximos da vida real do ser humano. Essa facilidade de comunicação através das palavras, capaz de superar qualquer barreira, se demonstrou tão forte, que resiste até os tempos de hoje e irá resistir outros tempos, porque é imortal, é sempre atual.

Os registros históricos, sem muita certeza, porque algumas datas e fatos não foram bem localizados, com exatidão de época, dizem que a maior parte das obras foram realizadas entre 1585 e 1610. Um tempo que não importa, porque o que escreveu William Shakespeare não é limitado ao tempo e fará parte da história da literatura mundial, sempre com a mesma importância, independentemente da época.

William Shakespeare é uma referência para quem tem interesse em estudar literatura e também para quem gosta de redigir, compor peças teatrais. As suas obras devem com certeza fazer parte da estante de quem ama literatura e boa leitura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *