Atlas Mitologia Grega

Todos conhecem a palavra “atlas” como uma referência à geografia, mapas, cartografia, enfim, ao que diz respeito à representação gráfica do mundo. No entanto, esse nome foi atribuído ao coletivo de mapas exatamente pela figura mitológica do titã Atlas.Os titãs eram figuras grandes, corpulentas e fortes.Representavam a desordem e visavam conquistar o Olimpo, destronando Zeus. Em uma dessas tentativas, Zeus foi vitorioso e como punição prendeu todos os titãs no Tártaro – a região mais profunda do universo, onde estariam as cavernas e grutas mais profundas da terra e as regiões mais sombrias do reino dos mortos.

Atlas Mitologia Grega

Atlas Mitologia Grega

No entanto, Zeus deu como castigo a Atlas a função de sustentar os céus sobre seus ombros. Por isso, suas representações como estátuas e pinturas sempre o demonstram segurando um globo sobre os ombros. Certa vez, em um dos trabalhos de Hércules, ele pode deixar os céus aos cuidados do herói enquanto apanhava as maçãs douradas que Hércules havia pedido. Notando que Atlas não voltaria a seu cargo, o herói conseguiu enganar Atlas, devolvendo os céus sobre os ombros, condenando-o ao castigo eterno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>