Contos Mitológicos‏

Os contos mitológicos desde sempre foram usados para explicar o porquê das coisas e a origem do universo como um todo. Os questionamentos, sendo naturais do ser humano, deram origem à ciência e à filosofia, porém, estes, tão limitados quanto os próprios homens, não conseguem dar vazão à fome de informação que nossas dúvidas e medos produzem. Neste sentido, a mitologia se encaixa preenchendo as lacunas que o conhecimento humano ainda não foi capaz de compreender.Desde sempre os homens buscaram saber as origens de tudo que lhes estava em volta, bem como explicações sobre os fenômenos naturais incontroláveis ao ser humano.Questões sobre a razão da vida e o mistério da morte também sempre permearam nossa imaginação. Essa mesma curiosidade que daria início à filosofia e, como sua consequência, à ciência, deu origem aos contos mitológicos. Estes contos são narrativas que, unindo aspectos fantásticos à realidade, criam explicações simples e palatáveis acerca dos questionamentos humanos.Indiscutíveis por essência, os contos mitológicos são passados por pessoas investidas de autoridade pela sociedade.

Contos Mitológicos‏

Contos Mitológicos‏

Portanto, os mitos são aceitos sem debates sobre sua veracidade, ainda que compostos por personagens fantásticos e histórias incomuns.Praticamente todas as sociedades fizeram e fazem o uso de mitos para responderem aos anseios de seus povos.Histórias presentes nos contos mitológicos gregos Esses contos mitológicos falam sobre cosmogonia (criação do universo), teogonia (surgimento dos deuses) e criação dos minerais, animais, plantas e seres humanos. Além disso, tratam de assuntos mais abstratos, como os sentimentos humanos e a morte, e também criam uma coesão social, pois são propagadores dos conceitos morais e éticos históricos.Por fim, lhes dá qualidades divinas ao explicá-los como vontades dos deuses em relação aos humanos.

Contos Mitológicos‏

Contos Mitológicos‏

Assim, os contos mitológicos falam de tempos idos e de um passado muito longínquo para explicar o presente. São até hoje o mais forte impacto na literatura grega e os mais interessantes contos relacionados ao país e suas crenças antigas, que para alguns povos ainda estão presentes. Não são simples fábulas, mas a representação do entendimento dos homens diante de um universo inexplicável, dos mistérios da vida e de costumes arraigados. Portanto, os mitos precisam ser histórias simples e de fácil entendimento, que não requerem análises profundas para ilustrar as respostas a serem dadas.

Contos Mitológicos‏

Contos Mitológicos‏

Eles são as próprias respostas e, por isso, seus personagens são venerados e seus enredos repetidos constantemente.Porém, os contos mitológicos, apesar de serem bastante conhecidos em seu auge na Grécia e Roma Antigas, não são privilégios de sociedades antigas ou povos primitivos. Tampouco são sinais de uma civilização ultrapassada. Eles estão presentes até hoje e em quase todas as sociedades, pois para quem vive o mito, ele é verdade. É extremamente difícil distinguirmos os nossos, mas as narrativas fantásticas estão aí, dando vazão às nossas dúvidas e perpetuando conceitos, como sempre estiveram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>