Egito Antigo

Os egípcios foram uma proeminente civilização no norte da África com origem há mais de 8 mil anos a.C. Foi desta civilização que surgiu o Egito, depois organizada socialmente a ponto de construir monumentos ainda não explicados pelo homem moderno, como as pirâmides e estátuas. Sua história é convencionalmente dividida em Pré-História, Egito Antigo e Egito Moderno. Trata-se apenas de uma divisão histórica para fins de estudo.

O período conhecido como Egito Antigo começa com a unificação das comunidades que habitavam o vale do Rio Nilo (o Baixo Egito e o Alto Egito). Foi cerca de 3150 a.C. que o rei Menés promoveu a unificação das tribos que habitavam as margens do Nilo, constituindo o reino egípcio. O Egito Antigo perdurará por mais de três milênios, com mais de 30 dinastias.

A datação de Egito Antigo para Novo Egito, ou Egito Moderno se dá da queda do governo teocrático centralizador dos faraós e domínio por outros povos, em ascensão, como os Turcos Otomanos e o Romanos. O Egito Moderno já de dá no século XIX, no contexto do Imperialismo europeu, no qual o país passou por reformas políticas, como a Revolução Egípcia de 1919.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *