Freud e a Psicanálise

Para a psicologia, estudar Freud é abranger o intelecto e se aprofundar no conhecimento humano. Antes de falar sobre psicanálise é importante falar sobre o “pai” da psicanálise, Sigmund Freud.

Freud  foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Nascido na Tchecoslováquia em 1856, se formou em medicina em 1881 e se especializou em tratamentos para doentes mentais.

Freud criou então uma nova teoria. Esta teoria dizia que as pessoas com doenças mentais eram pessoas que não expunham seus sentimentos, não os colocavam para fora. Para Freud, essas pessoas guardavam tanto esses sentimentos dentro de si que em determinado momento, acabavam até mesmo os esquecendo.

Com isto, Freud começou a tratar esses pacientes através de interpretações dos sonhos e também através de outro método, conhecido como associação livre. Esse método trazia tudo que estava reprimido dentro de cada paciente. Desvendando estes sentimentos era possível que Freud estimulasse seus pacientes a colocá-los para fora, sendo possível curar muitas doenças.

Sigmund Freud foi responsável por grande número de livros importantes sobre a psicologia, e devido à época em que vivia, responsabilizava a sociedade pela repressão, considerava errado muitos pontos de vista social, cultural e religioso, inclusive expôs que um dos sentimentos mais reprimidos era o sexo, sentimento considerado para ele muito importante.

Uma das descobertas mais importantes de Freud diz que todo ser humano é o resultado da história da própria infância.

A psicanálise vai muito mais a fundo do que se pode imaginar, grandes são as descobertas e todas mostram como o inconsciente trabalha.

Essa teoria mostra que a mente consciente não controla todo o comportamento e que todos os atos, mesmo sendo voluntários, dependem de uma fonte motivacional inconsciente.

O inconsciente revolucionou a psicologia. Mais que isso, essa descoberta mostrou a forma de como a psicologia encara o ser humano, porque a psicanálise mostra que nossos comportamentos são trazidos de desejos e insatisfações, nossa infância é responsável por tudo que carregamos, porque é exatamente neste período que nossa personalidade está em formação.

Devido a isso passamos por diversos processos, períodos de crises e reconfigurações. Exatamente o que passamos na infância fica guardado em nosso inconsciente e direciona a forma de como nos relacionamos.

Logicamente que o inconsciente corresponde a conteúdos hereditários e instintivos, porém, os recalques de nossa história são carregados por toda a vida, porque o inconsciente é livre do tempo e guarda como se tivesse acabado de acontecer detalhes de todas as passagens.

Por esse inconsciente é que cada ser humano é único, porque cada personalidade é marcada pelos conflitos vividos. Com isso a psicanálise veio para trabalhar o inconsciente enviando mensagens ao consciente, através dos sonhos, fobias e desvios comportamentais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *