Navio Negreiro

Navio negreiro é uma expressão utilizada para denominar os navios que eram utilizados exclusivamente para o transporte de escravos visando a comercialização de negros presos no continente africano, prática que durou, oficialmente, até o século XIX. A terminologia ficou conhecida a partir do ano de 1432, quando Gil Eanes, um navegador português, levou pela primeira vez para o continente europeu uma carga de negros que seriam comercializados como escravos.

Navio Negreiro

Navio Negreiro

Os navios negreiros entraram para história como verdadeiros meios de transporte para morte, já que a grande maioria dos escravos que embarcavam não chegava com vida no continente europeu, devido à fome que passavam no navio, bem como as doenças que assolavam a embarcação.Navio negreiro também é o nome de um dos poemas mais famosos do escritor brasileiro Castro Alves. O poema feito por ele retrata com expressões terríveis a situação dos  africanos na época da escravidão.

O Navio Negreiro Resumo

Resumidamente falando o Navio Negreiro foi escrito pelo famoso Castro Alves em 1868 sendo um dos poemas prestigiados.

O poema é composto por seis cantos que narram a trajetória marítima de uma embarcação que levavam escravos, mostrando a maneira brutal de como eles eram tratados, ressaltando também como a privatização de direitos e de liberdade que eles sofriam.

Esse também foi um assunto bastante abordado pelo romantismo na época, que com isso ganharam autoridade para escrever sobre.

O Navio Negreiro Resumo

O Navio Negreiro Resumo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *