Os Poetas do Romantismo

O romantismo, também conhecido como romanticismo, foi um movimento intelectual e artístico que se iniciou no século XVIII e se prolongou ao longo do século XIX no continente europeu e também criou raízes no Brasil. Dentre os poetas do romantismo, assim como nas prosas escritas no período, podemos identificar algumas características próprias do período que fazem com que possamos identificar os seus poetas e prosadores.O contexto histórico do romantismo é situado no período pós Revolução Industrial e Revolução Francesa, com mudanças sociais e nos pensamentos dos cidadãos que possibilitaram um novo questionamento e uma nova visão sobre a existência como um todo. Esta nova visão é que justamente caracteriza a poesia produzida na época.

Os Poetas do Romantismo

Os Poetas do Romantismo

Dentre as características, podemos apontar: nacionalismo, que exorta as belezas dos respectivos países de seus autores, na mesma medida em que exorta o próprio indivíduo, originando o individualismo, que pode ser percebido principalmente por meio das emoções e dos sentimentos.

Os Poetas do Romantismo

Os Poetas do Romantismo

Além disto, o romantismo caracteriza-se por este forte apelo às emoções e sentimentos, fazendo com que a própria realidade seja traduzida por meio destes.Outra característica a ser apontada é a idealização, criando ícones que refletem certas características exageradas pelos seus autores. Além da idealização, entre inúmeras outras características, ressalta-se a interação entre a natureza e o homem, pelo seu eu lírico, expressando a pureza da natureza.

 

Os Poetas do Romantismo

Os Poetas do Romantismo

Esboçadas essas características, podemos apontar alguns poetas, nacionais e estrangeiros, que são expressões da época. Para aprofundarmos a nossa análise no período, apontaremos alguns poetas brasileiros que continuam a ser estudados:Casimiro de Abreu: nasceu em 1839 e faleceu em 1860, de tuberculose – doença muito comum na época. Sua poesia é aliada às noções de pureza e inocência, aliadas às ideias de nostalgia e ingenuidade. Castro Alves: nasceu em 1847 e faleceu em 1871, também de tuberculose. Sua poesia é lírica, considerada pouco idealizada se comparada com outros poetas da época, e social, com temas engajados à abolição da escravatura.José de Alencar: nasceu em 1829 e faleceu em 1877, igualmente de tuberculose. Considerados por alguns como o maior poeta do romantismo brasileiro, teve suas poesias com ideias aliadas ao nacionalismo ou, mais especificamente, ao regionalismo, ao engajamento social e ao indianismo. Como principais obras do autor, que também escrevia romances, temos: O Guarani, Ubirajara, Iracema, Senhora, Diva, Lucíola, As Minas de Prata, entre outros.Junqueira Freire: nasceu em 1832 e faleceu em 1855. Suas temáticas, também próprias do romantismo, são a angústia e a morte, características do Mal do Século.Gonçalves Dias: nasceu em 1823 e faleceu em 1864. Seus poemas têm temáticas predominantemente indianistas.Outros poetas renomados da época, são: Joaquim de Sousândrade, Fagundes Varela, Tobias Barreto, Martins Pena, Bernardo Guimarães, Manuel Antônio de Almeida, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *