Literatura Contemporânea

Com o final da Segunda Grande Guerra, começou uma grande proliferação de autores brasileiros de extrema qualidade, que continuam sendo lidos até a atualidade. Muitos são os temas, inclusive são temas dos vestibulares da atualidade, caso de Guimarães Rosa ou Clarice Lispector, dois ícones da literatura contemporânea. Paulo Coelho conseguiu grande destaque entre os últimos autores de livros contemporâneos, que fizeram grande sucesso em nível inclusive internacional.

Interessante notar que o regionalismo também voltou a estar presente nos contos, principalmente de Jorge Amado, exportados para mais de quarenta e cinco países. Por sinal, com a evolução econômica do país, a literatura contemporânea nacional foi mais exportada, além da nossa grande importação das obras internacionais. Muitos escritores começaram a se especializar em novela, mercado que ficou muito mais aberto e com renumerações melhores aos escritores. Interessante notar que hoje em dia existem ótimas pós-graduações relacionadas com literatura contemporânea. Ótima oportunidade inclusive para encontrar pessoas que possuem o mesmo interesse de tipo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>