Fala Sério, Professor (Livro)

Vamos ver a resenha do livro da escritora brasileira, Thalita Rebouças. Seguido de biografia da autora. Conheça “Fala Sério, Professor” e a opinião dos críticos sobre o trabalho de Thalita.

Resenha: Fala Sério, Professor

O livro intitulado “Fala Sério, Professor” descreve a relação entre Malu (personagem que aparece nos outros livros da autora) e os professores que mais marcaram a sua vida escolar. Toda a abordagem é divertida, engraçada.

Quem narra a história no livro é a personagem central, Malu. Ela “puxa pela memória” para contar as histórias mais engraçadas ou marcantes que viveu ao longo do tempo, nas aulas, na escola e com os professores. Essa “trajetória escolar” é contada pela personagem Malu dos seus 3 anos até os 22.

Críticas: Fala Sério, Professor

Para os fãs de Thalita Rebouças o livro é o que se espera dele, seguindo a linha leve, fácil de ler e divertido. As histórias são para fazer rir e o objetivo é alcançado do começo ao fim.

Para alguns críticos, o que pode fazer com que os jovens se divirtam tanto com o livro é o fato de que algumas situações vivenciadas pela personagem-narradora tenham sido vividas também por eles. Situações, que certamente, podem fazer parte da vida escolar de uma criança, jovem ou adolescente.

Como A Autora Apresenta O Livro: Fala Sério, Professor

A autora descreve o livro como uma história que vai nos fazer descobrir como era a relação de Malu com os professores que mais a marcaram durante o período escolar. Mas, não somente os professores da escola, mas também, os do curso de inglês, da academia, de teatro, de shiatsu, das aulas particulares. Todos aqueles que ensinaram ou tentaram ensinar algo a ela. Vai destacar os que foram durões, aqueles que eram estranhos, os que faziam rir, os bonitões e até mesmo aqueles que não perdoavam quem colava.

É o “baú” de memórias de Malu, de onde ela vai tirar todas as histórias do seu tempo de aluna e com uma narração bem engraçada, relembrando dos 3 aos 22 anos.

O Que Você Vai Encontrar na Orelha do Livro

Na orelha do livro está descrita uma cena e um aperitivo do que você poderá ler em toda a história. Quando Malu está fazendo atividades físicas e mais uma vez pede para ir ao banheiro. Mas, o professor não está muito afim de deixá-la, relembrando que é a “décima vez”, que ela faz o mesmo pedido. Enquanto ele julga que essa é uma forma de ela escapar dos polichinelos.

Ele insiste que ela termine os exercícios e que só depois será liberada para o banheiro, mas ela insiste, que tem urgência de ir ao banheiro e não poderá dar os “pulinhos” que o professor insiste. E ele acaba cedendo e ela sai ao banheiro.

Malu sai correndo em direção ao banheiro e quando está passando bem em frente aos meninos da escola, o cadarço do próprio tênis faz ela tomar um tombo daqueles. O vexame foi grande, praticamente a turma inteira pode acompanhar o momento em que ela caiu e obviamente, Malu descreve a vergonha que sentiu.

O professor por sua vez corre de encontro a aluna e quando vai “resgatá-la” percebe que Malu tem um piercing na barriga e indaga sobre o acessório. Ela diz que depois fala sobre o assunto e quem ainda precisa ir urgente ao banheiro.

O livro é de 2006 e sua primeira edição foi publicada pela Editora Rocco. Tem no total 166 páginas e o formato é de 14×21, considerado médio.

Sobre a Autora Thalita Rebouças

Thalita é carioca, nasceu no dia 10 de novembro de 1974, é jornalista e escritora e o seu público-alvo são os adolescentes. No Brasil, dentro do segmento é a que mais vende livros.

Começou a escrever em 1999, porém, os seus livros só se tornaram conhecidos e em consequência, ela também, em 2003, quando a editoa Rocco passou a publicá-los.

De lá para cá já soma mais de um milhão e meio de livros vendidos e 18 títulos escritos. A partir de 2005, ganhou uma coluna na Revista Atrevida, chamada “Fala Sério”.

Carreira de Thalita Até Chegar aos Livros

Thalita ingressou na faculdade de Direito, mas não terminou, depois de dois anos trocou o curso pelo Jornalismo. Depois de formada trabalhou na Gazeta Mercantil, no Lance e na TV Globo. Também atuou como assessora de imprensa, na FSB e trabalhou em New York.

A carreira de escritora deslancou em 2003, e fora do Brasil, em 2009, quando lançou seus primeiros livros para o mercado de Portugal. A escritora adora ter contato com o público e é presença garantida nas feiras de livro do Rio e de São Paulo.

A escritora costuma causar bastante entusiasmo no público, já foi convidada para participar de diversos programas de TV e foi jurada na edição de 2010, do programa Soletrando. Neste mesmo ano, foi convidada e escreveu um roteiro de quadrinhos para uma edição de Luluzinha Teen.

Uma das suas obras serviu de inspiração para o musical “Tudo por um pop star”. A estreia aconteceu em 2012, com roteiro de Gustavo Reiz e direção de Pedro Vasconcelos. No elenco participou Jullie, atriz, dubladora e cantora.

No ano seguinte, lançou o livro “Por que só as princesas se dão bem” para o público infantil. A próxima novidade na carreira de Thalita é que o seu livro “Fala Sério, Mãe” está sendo adaptado para se tornar uma peça de teatro. Além disso, outros trabalhos estão sendo cogitados para se tornarem séries, musicais e filmes.

Em 2014, alguns dos seus livros foram traduzidos para entrarem no mercado da América Latina. Com mais essa porta que se abre Thalita se consagra a autora brasileira que mais vende livros para o público juvenil. A de maior sucesso no Brasil e que tem tido os seus textos adaptados para cinema, teatro e televisão, o que ainda não tinha acontecido com outros autores do gênero. Quanto ao jornalismo, tirando a coluna na revista para o público jovem, Thalita abandonou completamente.

Todo mundo que fica adulto relembra os momentos das épocas de ouro nas quais a relação com colegas de escola ou professores fica presente na saudade. Thalita Rebouças coloca este tipo de relação bem explícita em um dos livros da sua série “Fala Sério”. Outras obras que fazem sucesso são “Fala Sério, Amor” e “Fala Sério, Pai”.

O livro é destaque de vendas em muitas livrarias localizadas no país. A obra possui diversas capas diferentes, todas com estética bastante moderna. Poucas autoras no mercado conseguem retratar de forma tão pragmática o universo dos jovens junto com todos os seus anseios.

Leitura indicada ao público juvenil, embora também seja muito interessante para adultos que apreciam esta respectiva temática.

Foi lançado no ano de 2006 e até hoje está na vitrine das melhores livrarias de todo o país. Certamente, o tipo de livro que fica marca para sempre nas mentes dos leitores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *