Os Poetas Mais Conhecidos do Brasil

O Brasil conta com um rico acervo de poesias lindas, que despertam interesse não só dos amantes da literatura brasileira, mas também, daquelas pessoas que simplesmente estão em busca de uma boa leitura. A nossa “biblioteca” conta com poesias que passaram por vários movimentos literários, iniciando no arcadismo, quando as estruturas desse tipo de literatura era mais rígida, até chegar na era moderna, onde os escritores ganham mais liberdade lírica de construir .

Veja Os Escritores Poetas Mais Conhecidos do Brasil

Selecionamos alguns nomes dos poetas mais conhecidos do Brasil e vamos contar um pouco sobre cada um deles. Castro Alves, Cecília Meireles, João Cabral de Mello Neto, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Ferreira Gullar, Paulo Leminsk e Manuel Bandeira.

Vamos começar com o grande Carlos Drummond de Andrade, um dos poetas mais festejado e admirado da literatura brasileira, o “gauche da vida”.

Carlos Drummond de Andrade, é mineiro da cidade de Minas Gerais chamada Itabira. Um lugar que teve grande importância nas obras do escritor e deixou rastros naquilo que ele escreveu. Porém, Drummond não passou a vida em Itabira, ele foi estudar em Belo Horizonte, e em seguida, em Nova Friburgo com os Jesuítas no Colégio Anchieta.

Se formou em Farmácia, e junto com alguns companheiros de estudos, fundou “A Revista”, que tinha como objetivo divulgar o movimento modernista no Brasil. Neste mesmo ano e momento,  Carlos Drummond de Andrade publicou a primeira obra poética, “Alguma poesia” (1930).

Destaque para o seu poema “Sentimental”, que foi declamado na conferência “Poesia Moderníssima do Brasil”, que aconteceu no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra. A poesia foi declamada pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto. O momento escolhido foi aquele da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades de Portugal.

Drummond é considerado o poeta mais influente do nosso país e suas obras foram traduzidas para bem 7 idiomas. O escritor usava as entrelinhas modernas e colocou nas suas obras a tradução dos sentimentos, um pouco da vida da sociedade e o ciclo da vida, em versos que se tornaram eternos pela singuralidade de cada um deles.

E como não falar de Vinícius de Moraes, quando o assunto é poeta mais conhecido do Brasil. Vinícius fez parte da segunda fase do Modernismo, além disso, é um dos fundadores da bossa nova, um grande compositor do Brasil. Na verdade, as canções de Vinícius nada mais são que poesias cantadas, que conquistaram milhares e milhares de admiradores, no Brasil e no mundo. Ao lado de Tom Jobim, Vinícius fez grande sucesso no exterior.

http://www.youtube.com/watch?v=ajvG0yUQ07Y

Continuamos a falar de grandes nomes da poesia brasileira, com Mário Quintana, um grande poeta, que foi renegado pelos imortais da Academia Brasileira de Letras, e não só por uma única vez, mas por bem 3 vezes. Quintana tentou ocupar uma das caderias da ABL e não conseguiu, mas os seus poemas foram consagrados pelo país inteiro. Além de poeta, ele era jornalista e tradutor, em sua homenagem foi erguido um monumento na Praça da Alfândega, na cidade de Porto Alegre, no Sul do Brasil, bem perto de outro representante da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade.

E não foram só de nomes masculinos que a poesia brasileira se enriqueceu, tem também poetisas, como Cora Coralina, uma das principais brasileiras. A escritora era simples e passou a vida longe da agitação dos centros urbanos, assim como não tomou partido de nenhum modismo literário. A profissão de Cora era de doceira e ela viveu na cidade de Goiás. E foi dessa vida simples que nasceram as suas grandiosas obras, cheias de detalhes da vida cotidiana.

Além de poetisa, Cora Coralina era contista. E um outro fato interessante e curioso sobre a sua vida, sobre a sua biografia, é que a escritora só publicou o primeiro livro aos 76 anos de idade.

Outro renomado poeta brasileiro, que não poderia ficar fora dessa lista, é Castro Alves. O escritor tinha o diferencial de colocar nas suas poesias referências que defendiam a liberdade dos escravos. Foi tão importante para literatura brasileira e principalmente para poesia, que na sua data de nascimento, 14 de março, se comemora o Dia Nacional da Poesia.

Outra representante feminina que merece destaque é Cecília Meireles. Além de poetisa, ela era jornalista, pintora e professora.  A escritora é considerada uma das vozes líricas de maior importância para a língua portuguesa.

Já Mário de Andrade, outro grande nome da literatura brasileira e principalmente, da poesia no Brasil, foi também um grande historiador, além de ser romancista, musicólogo, fotógrafo e crítico de arte. Ele é considerado um dos fundadores do modernismo brasileiro, sendo considerado praticamente o escritor que criou a poesia moderna no Brasil.

O grande poeta Olavo Bilac era também um jornalista e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi ele quem criou a cadeira cujo o patrono era Gonçalves Dias, de número 15. Além da sua dedicação ao poesia, Bilac se dedicava a literatura infantil e foi um grande defensor do serviço militar obrigatório.

Falamos agora de Ferreira Gullar, esse poeta brasileiro, que também era um biógrafo, um crítico de arte, um memorialista, um tradutor e um ensaísta. Gullar foi um dos fundadores do neoconcretismo no Brasil.

Um outro poeta brasileiro que merece entrar na lista dos mais conhecidos do país é Augusto dos Anjos. O autor foi muitas vezes identificado como um parnasiano ou um simbolista. Já outros críticos, o classificaram como pré-modernista, como por exemplo, o também poeta Ferreira Gullar, que era um crítico. A característica de pré-modernista fica por conta das linhas expressionistas encontradas nos seus poemas.

Falando de modernismo, podemos citar Raul Bopp, que além de poeta era um diplomata brasileiro. Raul participou da Semana da Arte Moderna junto com outros importantes nomes: Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Além disso, tem uma obra considerada a mais importante do Movimento Antropófago: Cobra Norato.

Esses são somente alguns nomes da lista dos poetas brasileiros, digamos, aqueles mais conhecidos, mas outros escritores deixaram grandes obras, assim como, alguns ainda produzem lindos poemas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Literatura
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *