A Política e a Corrupção Brasileira

No Brasil política e corrupção parecem andar lado a lado desde muito cedo e um estudo realizado pelo professor de ciência política da Universidade de Pittsburgh (EUA), Barry Ames, sugere que essa relação é tão simbiótica que a política nacional não poderia existir sem a corrupção. Esse professor dedicou seu estudo as instituições brasileiras desde o período da Ditadura Militar.

Essa investigação a fundo do sistema das instituições nacionais observou que o governo não tem como obter o apoio majoritário sem que a corrupção insipiente que faz parte do sistema. Há um jogo de interesses em que o Governo precisa oferecer ao Congresso contrapartidas como obras e cargos públicos abrindo caminho para os desvios de conduta.

Embora tenha se tornado mais arriscado desviar recursos após a queda da ditadura militar os episódios continuaram. A diferença é que num cenário de democracia há mais olhos em cima das ações do Governo, jornais e revistas noticiam tudo o que acontece fora da normalidade. A corrupção é o verdadeiro calcanhar de Aquiles do país.

Volume de Desvios

O pesquisador Barry Ames ressaltou em sua pesquisa que embora se destaque atualmente o volume de dinheiro desviado na Petrobrás certamente no período da ditadura o rombo foi maior. Pelo fato de haver controle da imprensa era mais difícil que chegasse a tona os crimes de improbidade cometidos pelos generais. Muitos dos militares no poder ficaram ricos com os seus desvios.

Clientelismo

Outro ponto que chama atenção é o clientelismo, isto é, um sistema composto por vários partidos políticos em que o presidente precisa manter boas relações com o máximo possível de legendas para que possa governar. Para conseguir se manter governando é essencial que haja algum tipo de favorecimento para os partidos da base do Congresso.

O Poder da Lava Jato

O estudioso prevê que é possível que a corrupção diminua com as prisões de nomes importantes das principais empreiteiras do país. Quando uma investigação gera resultados como a punição de culpados causa impacto e susto nos demais envolvidos. Além disso, foram desenvolvidos mecanismos para observar esses desvios de conduta tornando mais difícil se manter sendo corrupto. No entanto, ainda não é necessariamente um indicativo de que os roubos irão parar.

Medidas que Solucionam o Problema

Dentre possíveis medidas que solucionariam esse problema estão diminuir o número de legendas políticas assim como os distritos eleitorais oferecendo aos cidadãos um controle mais acentuado daqueles que eles escolhem para lhes governar. Outro ponto crucial é desmantelar o oligopólio do setor de construção civil que é determinante para que aconteçam conchavos e combinados por baixo dos panos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *