Jornal Nacional

Basta pronunciar “Jornal Nacional” que toda população já sabe o que é. Jornal Nacional também conhecido como JN é um telejornal sem classificação etária, seu tempo de duração é de aproximadamente quarenta minutos, começando as oito horas e quinze minutos da noite. O programa jornalístico foi criadod por Armando Nogueira, é de origem brasileira. Atualmente é apresentado por Fátima Bernardes eWilliam Bonner, porém em sua estréia (no dia primeiro de setembro de 1969) foi comandado por Hilton Gomes e Cid Moreira.

Equipe do Jornal Nacional

Jornal Nacional

Jornal Nacional

O famoso telejornal conta com muitos diretores como: Alexandre Arrabal,
Ali Kamel, Carlos Schroder, Cristina Piasentini, Erick Bretas, Fernando Guimarães,
Leonardo Miranda Penna, Luis Fernando Lima, Luiz Cláudio Latgé, Renato Ribeiro.
Os produtores também são fundamentais para a execução do programa, contamos então com: Adriana Caban, Ana Paula Brasil, Dagoberto Souto Maior, Flávio Orro, Rogério Nery. E claro os apresentadores queridos pelo Brasil: William Bonner e Fátima Bernardes.

Curiosidades Sobre o JN

Abertura

Abertura

A música de abertura do jornal (vinheta) teve como base a antiga peça chamada The Fuzz, que foi trabalho de Frank De Vol para fazer parte do filme The Happening no final da década de 60, no ano de 1967.

Mas essa foi só a primeira tentativa de vinheta, desde então, o Jornal Nacional já fez uso de outras sete músicas para abertura do telejornal. Cada abertura tinha um tempo diferenciado, a primeira, por exemplo, durava cerca de vinte e três segundo, já na segunda resolveram explorar mais e demorava quase um minuto, 49 segundos, o que não deu certo, pois era muito tempo de abertura. Na terceira experiência com a vinheta o tempo foi novamente reduzido para vinte e seis segundos, tempo próximo a primeira abertura.

O Jornal Nacional

Programa

Programa

O Jornal Nacional foi tão bem aceito pela população que em pouquíssimos anos já era considerado o melhor programa de notícias do país, sendo líder de audiência no horário. Assim, tiveram outras tentativas, hoje dura cerca de três segundos.

No ano de 2003, precisamente no dia seis de agosto, o dono da Rede Globo, Roberto Marinho faleceu e a partir disto William Bonner fechou o Jornal Nacional lendo uma carta que os filhos de Roberto Marinho haviam escrito e Bonner não agüentou a emoção, o resultado foi que chorou muito no final da carta, com isso o jornal terminou totalmente em silencio como uma forma de luto em homenagem ao falecido.

Para quem não viu, basta procurar no site do youtube, esse vídeo já teve mais de três milhões e quatrocentas mil visualizações. O jornal já teve muitos apresentadores de renome, aproximadamente treze jornalistas já fizeram parte desta gloriosa equipe.
No quadro onde se mostra a previsão do tempo também tivemos várias apresentadoras, cerca de cinco já passaram informações sobre o tempo em todo país.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *