Nascimento da Filosofia‏

A filosofia ocidental surgiu na Grécia, fomentada pelo contexto político severo e difícil de sobrelevar naquela época. Mas, a partir do século VI a.C. até o século II, começa na Grécia o movimento filosófico que influenciou e ainda hoje continua influenciando nossa cultura. Uma elite de eruditos se reunia em distintos lugares para fugir da realidade escura que estavam vivendo e, assim, dialogar e conseguir compreender os sucessos que aconteciam.

Nascimento da Filosofia‏

Nascimento da Filosofia‏

Filósofos anteriores a Sócrates, que foram posteriormente classificados com fins de estudo como pré-socráticos, integram o chamado período cosmológico, que costuma se agrupar em escolas como a jônica, milseia, pitagórica, eleática, pluralista e atomista (vale lembrar que cada escola tem um olhar crítico e diferenciado sobre todos os âmbitos da vida).

Os gregos foram os primeiros a utilizar a razão para poder conhecer, e utilizavam a intuição intelectual e racional metodicamente para reflexionar e tomar decisões de poder. Antes deles se tentava chegar ao conhecimento com elementos irracionais ou por meio da fé. Os gregos, para chegar ao conhecimento, buscavam o que tem existência em si mesmo, ou seja, o fundamento das coisas.

Nascimento da Filosofia‏

Nascimento da Filosofia‏

Thales e o Nascimento da Filosofia Moderna

O mais antigo filosofo grego que se conhece é Thales, da cidade de Mileto, que até hoje é estudado em diversas ciências, como a matemática, por meio do Teorema de Thales. Este filósofo representa a ruptura com a mitologia e o passo do mito ao conhecimento. Sua intuição fundamental foi a ideia de que toda realidade tem sua origem em um principio único, a água.

Outro filosofo da mesma época e também com linha de pensamento bem semelhante era o Anaximandro, também da escola de Mileto. Este pensador acreditava que o princípio de todas as coisas era material e indefinido, portanto, representou um grande avanço na concepção do indiferenciado e da imortalidade.

Nascimento da Filosofia‏

Nascimento da Filosofia‏

A partir do ano 480 a.C. Atenas se converteu no centro do helenismo. Os sábios filósofos que viveram nas colônias se mudaram para Atenas e assim mostraram seus conhecimentos adquiridos. Essas ideias foram assumidas por uma nova geração de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, que converteram a filosofia numa disciplina definitivamente racional. Por sua vez, Sócrates foi considerado como um dos maiores filósofos gregos, tanto da filosofia ocidental como universal. Sua sabedoria não consiste só na acumulação de conhecimentos, mas também em revisá-los, e a partir disso construir conhecimentos mais sólidos.

Hoje em dia você pode aprender filosofia numa Universidade ou em diversos cursos livres. Mas, para abordá-la é necessário adotar uma postura de curiosidade e admiração, claro que com uma capacidade intelectual que faça de você um ser pensante e reflexivo. Ser rigoroso e racional, eliminando a sabedoria das tradições populares, fará de você um filosofo sem precedentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filósofos
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *