Como Fazer Um Plano de Aula

Quem estuda para ser professor sabe que não é uma vida fácil, que são muitos sacrifícios, além de que sem dúvida, tem que ter o dom para ensinar e isso não são apenas crianças, mas adolescentes e até adultos. Se você quer ser professor ou tem curiosidade de saber o que um profissional da área da educação faz, fique atento, pois o plano de aula é a principal parte de uma aula, sem ele um educador pode simplesmente não saber o que fazer em uma aula, ficar “perdido” e literalmente perder o rumo.

O Plano de Aula

O plano de aula é um instrumento fundamental para todos os professores. Com o plano de aula os educadores elaboram suas aulas, visando o conteúdo que será dado aos alunos, desenvolvendo atividades, as formas de avaliação, e os objetivos que pretendem alcançar, enfim o plano de aula é um guia para o professor, pois o mestre precisa se organizar para realizará em classe a aula em um período específico. Ele precisa saber o conteúdo, qual a maneira que deve abordar o assunto, os recursos didáticos que serão necessários para o sucesso da sua aula e então poder ofertar o melhor aprendizado para o seu aluno.

O plano de aula nada mais é que uma ferramenta onde o professor coloca de forma minuciosa e bem detalhada, as práticas que pretende usar em sala de aula, os meios que serão utilizados, e como deverá aplicar isso aos seus alunos. Com o plano o professor irá definir quais atividades e abordagens serão feitas para a aula. Dessa forma ele deve realizar um plano de aula em que o aluno aprenderá e não apenas irá decorar o conteúdo para passar na prova. Assim ele irá determinar todos os passos, além de atribuir uma didática que os alunos deverão entender.

https://www.youtube.com/watch?v=wOl18O_sjSA

Por Dentro do Plano de Aula

O plano de aula deve ser fracionado em ciclos, em passos, estágios ou momentos, isto significa que em uma aula o aluno precisa vivenciar, produzir várias atividades com o objetivo da aprendizagem do conteúdo. É importante advertir que o plano de aula não precisa ser seguido rigidamente, na sala de aula o professor precisa estar atento para modificar, criar, redirecionar a conduta, o desempenho dos alunos, buscando a atenção, a curiosidade, caso seja necessário, isto não significa que o professor está despreparado, muito pelo contrario é neste momento em que se vê que o professor tem competência para agir em uma emergência e decidir mudar o método aplicado naquela aula.

O Sucesso do Plano de Aula

Um plano para ser bem sucedido, precisa conter o objetivo da aula, o conteúdo que será desenvolvido, as atividades e a avaliação, mas precisamos compreender que avaliar não é prova, mas um diagnóstico para saber se ocorreu ou não aprendizagem e assim dar uma continuidade a todo o processo do ensino.

O plano de aula precisa ser construído acompanhando os ciclos de aprendizagem que são: apresentação, desenvolvimento e integração. Para a apresentação o professor vai instruir os alunos para compreensão e o conhecimento de novos conteúdos. No desenvolvimento ocorre o procedimento da orientação e da aprendizagem do aluno, e a avaliação ou integração ajuda o professor a diagnosticar os problemas ocorridos, as dificuldades que os alunos possam encontrar, mas lembre-se que uma sala de aula é formada por diversos tipos de pessoas e com diferentes dificuldades e é nesse momento em que o professor passa a ser um mestre de verdade.

A Importância do Plano de Aula

Diante de tudo o que acabou de ler, pode ter certeza que você acabou de ver o quão importante são os planos de aula. É necessário fazer uma preparação e seguir o andamento da aula, porém a principal característica de um plano de aula é especificar as etapas do processo educacional, o professor precisa ter conhecimento do conteúdo que irá apresentar, os alunos podem questionar e o professor precisa ter domínio do conteúdo para evitar dúvidas, procure as melhores maneiras e/ou formas para debater os temas, pense na melhor forma que o aluno irá aprender (isso não significa que seja a maneira mais fácil ou a mais difícil), e determine os métodos de ensino que utilizará, desta forma você poderá decidir quais os objetivos que deseja alcançar e assim estabelecer a ordem dos conteúdos que serão ministrados. 

É necessário estudar o conteúdo da aula que vai ser aplicada, determine o método que o conteúdo pode ser estudado, elabore o plano de aula de acordo com o que você aprendeu, siga seu plano, mas ao organizar a duração da aula deixe um tempo livre para caso ocorra algum atraso, caso alguns alunos não compreendam o assunto. Não se esqueça de escolher os recursos que serão usados durante a aula, no decorrer da aula decida que tipo de avaliação será feita aos alunos e qual a melhor maneira de avaliar se o conteúdo foi assimilado por todos da turma.

Quando estiver desenvolvendo o conteúdo que será ministrado em sala de aula é importantíssimo ficar atento para que durante a aula possa acontecer algo súbito e mudar a rumo do que foi planejado. Lembre-se de deixar um tempo para que seja possível e imprescindível a participação do aluno durante as aulas, é nesse momento que o professor orienta os alunos, determina quais atividades serão realizadas e que tipo de avaliação será aplicado, é aqui onde o professor pode e deve explorar o método de avaliação.

Aproveitando O Plano de Aula Ao Máximo

Para que seu plano de aula seja proveitoso e totalmente eficaz é preciso que siga os parâmetros que auxilia na hora de sua construção, como: Tema, Conteúdo, Objetivos, Procedimentos, Tempo, Recursos Didáticos, Atividades e Avaliação.

Mas mesmo com tudo isso e quase pronto para iniciar a preparação do Plano de Aula, é importante salientar que antes da preparação para as aulas, é de suma importância a elaboração, por parte do educador, do plano de curso. Assim, o educador poderá desenvolver todas as atividades que deseja, sem torná-las repetitivas e sem esquecer-se de nenhum tema que deva ser abordado durante o período letivo.

Depois da preparação do Plano de Curso, deve haver ainda o planejamento das unidades que seria algo como a preparação dos bimestres, separados por temáticas, capítulos e afins. Depois dessas 2 etapas é que o plano de aula poderá ser preparado sem medo de erros.

Agora que já viu como se elabora um plano de aula, pode ficar ciente que é extremamente trabalhoso, mas os professores dizem que é muito recompensador conseguir passar aquilo que um dia alguém passou para eles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos e Profissões
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *