Faculdade a Distância Gratuita

Fazer uma faculdade é um desejo de muitos brasileiros que buscam por uma melhor qualificação para entrar no mercado de trabalho. Porém, nem todo mundo tem tempo para fazer um curso de graduação presencial ou tem dinheiro para custear um curso de uma faculdade de ensino à distância.

As duas questões foram resolvidas com a criação de faculdades de ensino à distância (EaD) gratuitas. O ensino EaD já não é mais visto com as mesmas restrições de quando começou a se difundir. Atualmente, o mercado já reconhece o valor e a qualidade que o ensino não-presencial tem.

Quem deseja melhorar a sua qualificação pode aproveitar essas faculdades online gratuitas e conseguir o tão sonhado diploma. Ter uma vida melhor depende apenas de você se dedicar ao estudo como uma ferramenta de transformação.

UAB – Universidade Aberta do Brasil

Para que mais pessoas possam ter acesso ao ensino superior o Ministério da Educação criou o projeto “UAB – Universidade Aberta do Brasil”. Nesse projeto instituições públicas de ensino superior de qualidade trabalham levando a possibilidade de que moradores de municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou cujas vagas nas universidades públicas não sejam suficientes possam estudar através do ensino à distância.

Quem Pode Estudar na UAB?

A UAB oferece a possibilidade de vagas para dois públicos diferentes, os professores de educação básica e o cidadão em geral que deseja estudar. Os professores podem ser das redes estadual, federal ou municipal e para conseguir uma vaga na UAB devem passar por um processo seletivo específico. Esse público tem acesso somente aos cursos de licenciatura.

Também podem estudar através da UAB cidadãos que concluíram a educação básica (ensino médio) e que foram aprovados no processo seletivo. Os candidatos devem atender aos requisitos exigidos pela instituição pública que tem vínculo com o sistema da UAB.

Os Cursos da UAB

Dentre as possibilidades de cursos que estão disponíveis na UAB estão:

  • Bacharelados, Licenciaturas, Tecnólogo e Especializações;
  • Graduação em Biblioteconomia;
  • Especializações (que sejam do programa Mídias na Educação);
  • Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP;
  • Especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC).

Para saber sobre os cursos e as instituições de ensino que fazem parte do programa acesse http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=25.

Instituições Que Fazem Parte do UAB

As instituições de ensino superior, federais, estaduais ou municipais, que fazem parte do projeto do UAB são Universidade de Brasília, UERJ, UFRJ, UFPR, UFMG, UFOP, Federal de São Carlos entre outras universidades. Basicamente são essas instituições que irão ofertar os cursos.

Vestibular

É necessário fazer a prova do vestibular para tentar uma vaga do UAB. O processo seletivo do vestibular é de total responsabilidade de cada instituição participante. Dessa forma as informações mais precisas serão encontradas na instituição de ensino em que você pretende estudar.

A universidade poderá te informar melhor sobre o processo seletivo, as datas de realização, como será feita a inscrição e também os modelos de prova. Fique atento que em algumas é possível usar a nota do ENEM.

Precisa Ir a Universidade?

Não é necessário ir a universidade, os alunos poderão ir ao pólo mais próximo para ter apoio presencial.

Adolescentes Podem Estudar na UAB?

A única condição para adentrar na UAB é ter concluído o segundo grau. Tendo o diploma do ensino médio o aluno pode tentar o processo seletivo. Entretanto, os idealizadores do projeto UAB enfatizam que apenas procurem essa modalidade de ensino gratuito quem não tem outra opção, ou seja, adolescentes de 16 ou 17 anos que já concluíram o ensino médio devem pensar primeiro em tentar o vestibular para uma universidade presencial.

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Outro projeto que visa oferecer essa alternativa de estudo à distância com qualidade e gratuitamente é o projeto da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. O governo do estado em parceria com as universidades estaduais Unicamp, Unesp e USP passaram a oferecer a possibilidade de que mais pessoas se qualifiquem com cursos superiores gratuitos.

Saiba mais em http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/.

E-Tec – Ensino a Distância Gratuito

O Brasil teve um significativo crescimento econômico nos últimos anos e se tornou possível investir em outras áreas que antes não eram privilegiadas como o ensino a distância gratuito. Uma das linhas de investimento feita pelo governo o sistema Rede e-Tec Brasil que oferece através dos Institutos Federais (que já existem em vários estados do país) ensino profissional à distância gratuito.

Os cursos ofertados pelos Institutos Federais nessa modalidade a distância são cursos de nível médio. Além do e-Tec o governo tem também o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) que visa gerar até 8 milhões de vagas em cursos de formação profissional.

O grande objetivo é tornar a mão-de-obra brasileira mais qualificada, para saber quais são os cursos disponíveis nos Institutos Federais é necessário acessar o site de cada um. Quem sabe você encontra um curso que pode te ajudar a ascender profissionalmente? Estudar é sempre uma das melhores opções e por isso é bom conhecer a dica desses cursos gratuitos.

Aulas Virtuais, Dedicação Real

Para algumas pessoas parece mais fácil estudar através de aulas virtuais num sentido pejorativo, mas não é assim. Existe um grande controle de qualidade para que não existam instituições com ensino abaixo da média. Nesse caso das faculdades a distância gratuitas existe ainda a questão de que se trata de universidades federais, estaduais e municipais que já são reconhecidas por sua qualidade de ensino.

Sendo assim ao participar do processo seletivo para as vagas tenha certeza de que se for aprovado precisará se dedicar ao estudo. A vantagem de estudar através do EaD é a possibilidade de fazer os seus próprios horários, ou seja, você pode trabalhar durante o dia e chegar em casa para estudar.

A rotina de estudos se torna menos cansativa uma vez que você já está em casa para estudar então não precisa pegar ônibus lotados depois das aulas. Pode ser uma excelente oportunidade para quem sempre quis estudar, mas não tinha essa possibilidade devida a falta de vagas ou de tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos e Profissões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *