Filosofia Direcionada a Educação

A Filosofia da Educação é uma área do pensamento que se dedicou a estudar as concepções educacionais, assim como os métodos que transformam a teoria em prática e os sistemas educacionais.

Ao longo da história, muitos filósofos elaboraram sobre a educação e diversas correntes teóricas surgiram por causa disso. Platão já tinha sua concepção de educação, em que os filhos deveriam ser criados pelo Estado e a educação formal, para os mais aptos, duraria 50 anos. As pessoas que completassem esse ensino estariam prontas para governar pelos menos capazes. Em compensação, Platão já defendia que homens e mulheres deveriam receber a mesma educação.

No Brasil, Paulo Freire é o educador mais conhecido. Autor de diversos livros, Paulo Freire defendia a educação como ferramenta para a libertação do oprimido. Na Pedagogia da Libertação é possível encontrar elementos marxistas, sempre apontando para a importância da educação popular, seja na alfabetização de crianças ou na educação formal para adultos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos e Profissões
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *