Aspectos Humanos Do Congo

A África é um dos continentes mais conhecidos do planeta, e isso se dá, justamente, pela sua grande extensão territorial, bem como pela triste presença de uma pobreza extrema, que tem como causa maior a exploração desenfreada do homem nos períodos de colonização, no qual os europeus saíram de suas terras em busca de mais locais para explorar seus recursos minerais, como para poder escoar sua produção europeia, que estava acumulada e poderia fazer com que o continente entrasse numa brava crise econômica.

Pois bem, os europeus por aqui e na África chegaram e, como esperado, começaram a explorar incansavelmente as terras que eles haviam acabado de conhecer. Estima-se que Portugal se tornou o império mais rico do mundo, e isso se deu, justamente, por ter sido descoberto aqui no Brasil grandes minas de ouro e pedras preciosas, além do clima propício para o desenvolvimento da prática de plantio da cana de açúcar, que ajudou a render ainda mais dinheiro para a Coroa Portuguesa.

Já na África, os países sob o domínio dos espanhóis tinham já em mente que a terra seria somente para exploração e, também, para se coletar os negros que seriam escravizados e obrigados a trabalhar nas lavouras de cana ou nas minas de ouro e pedras preciosas. Além disso, o continente é bastante rico em se tratando de pedras preciosas, inclusive diamantes, o que foi mais um motivo para exploração desenfreada do continente pelos países da Europa.

Isso chegou ao cúmulo quando as nações poderosas europeias decidiram dividir o mundo entre eles – e isso incluía as nações africanas- o que culminou em um período onde diversos países africanos e asiáticos ficassem sobre tutela de outros países desenvolvidos da Europa.

Mas, hoje, embora já se tenha passado esse período, as marcas ainda ficaram, o que prova que uma colonização não são as sete maravilhas que temos. Foi um período de muito medo, terror e sofrimento.

Aqui nesse artigo, iremos mostrar um pouco mais sobre a história de um país bastante conhecido na África, bem como algumas informações bastante pertinentes dele: o Congo. Confira a seguir:

A República Democrática Do Congo

A República Democrática Do Congo é um país que está localizado na porção centro oeste do continente africano, cujo oceano que banha a sua costa é o Atlântico. Inicialmente, o território no qual hoje está estabelecido o Congo era originalmente habitado pelos povos bosquimanos e pigmeus. No entanto, a paz foi quebrada momentaneamente com a intromissão de Portugal, que queria, a todo custo, repetir o que fez no Brasil e colonizá-los a força. No entanto, os habitantes do Congo colocaram as tropas de Portugal para correr, o que foi denunciado para outras nações.

Apesar de ter dado um susto nos europeus, Um lucrativo tráfico de escravos foi formado no congo, coisa que durou mais de 300 anos. A hegemonia dos Congolenses não durou muito tempo; usando de uma força muito bruta, a França invadiu o país, no século XIX, e resolveu proclamar o território como uma propriedade da França. A sua independência só veio acontecer em 1960, e as marcas da colonização são sentidas até hoje pela população, principalmente, na língua oficial, que hoje é o francês.

A ONU lista o Congo como um pais com IDH médio, com um alto nível de mortalidade infantil, além de um significativo analfabetismo e, por último, o saneamento básico, que não chega a todas as pessoas, estando presente a apenas 20% da população Congolense, tendo sido monitorada de perto pela ONU, que considera a situação muito preocupante. Ou seja, as marcas de colonização ainda levarão muito tempo para saírem da história do Congo, mas, o que não podemos perder é a esperança.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *