Cultura da Argélia

Que País é a Argélia?

O nome oficial da Argélia é República Argelina Democrática e Popular e esse país se encontra situado na região norte do continente africano, fazendo parte de uma localização que também pode ser chamada de Magrebe. A capital da Argélia tem um nome parecido com o qual o país é chamado popularmente, Argel, e se encontra na porção norte do território argelino. Argel é a cidade que conta com a maior quantidade de pessoas de acordo com o perímetro da cidade, não só do país, mas também de toda aquela porção costeira do mar do Mediterrâneo.

Por incrível que se possa parecer, pelo simples fato de poucas pessoas deterem dessa informação, a Argélia é o maior país que se encontra na região da bacia do mar Mediterrâneo, sendo que, quando comparado com os demais países de toda a África, ele chega a ser o maior em extensão, fato que acabou ocorrendo após uma divisão territorial entre os países Sudão e Sudão do Sul, que antigamente eram unidos em uma só nação. De uma maneira geral, a Argélia faz fronteira com a Líbia, na porção leste, à oeste, tem divisão com o Marrocos, à sudoeste, com a Mauritânia, que é um país geralmente pouco falado também, na região nordeste, faz fronteira com a Tunísia e, ao sul, acaba fazendo divisão com mais dois países, o Mali e com o Níger.

Foto Noturna de Argel, Capital da Argélia

Foto Noturna de Argel, Capital da Argélia

Sobre a História e a Cultura da Argélia

Como a cultura de um país, de uma maneira geral, está diretamente atrelada à sua história, nesse tópico, iremos falar sobre as principais raízes que a Argélia possui e o porquê de a sua cultura ser assim como ela é nos dias de hoje. Desde os primórdios de sua existência, a Argélia contou com a troca de diversas dinastias e de impérios ao longo dos anos, o que inclui as antigas dinastias dos fenícios, otomanos, os romanos, bizantinos, e vândalos, por exemplo, dentre outras diversas dinastias. No entanto, é a população denominada de Berberes que é considerada como o primeiro grupo de pessoas a habitar a região em que atualmente se encontra a Argélia.

Muitos anos depois de várias trocas de impérios, os árabes acabaram por conquistar grande parte do Norte do continente Africano, o que acabou refletindo no fato de, até os dias de hoje, aquela região ser povoada por sociedades quase que majoritariamente árabes e, em sua extrema maioria, de pessoas que cultuam a religião muçulmana. Apesar disso, a grande maioria dos argelinos ainda apresentam e se consideram, em partes, descendentes de populações oriundas de outros locais, como os turcos, os chamados andaluzes e até mesmo os africanos da região da chamada África Subsaariana.

O período em que houve um maior crescimento, desenvolvimento e uma maior expansão da cultura da Argélia foi durante a fase de sua história que ficou conhecida como Califado Almóada, o que ocorreu entre os séculos XII e XIII. Já no ano de 1830, aproximadamente, esse território acabou sendo colonizado pelos franceses, o que fez com que esse país também adquirisse um enorme repertório cultural de origem europeia e clássica.

Desertos da Argélia, África

Desertos da Argélia, África

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *