Curiosidades Sobre o Congo

O Congo é um país localizado no continente Africano, especificamente na África Central e é chamado de República do Congo. É um dos maiores países da África e sua capital é a chamada Brazzaville. O Congo era um país sob o domínio francês e apenas em 1960 obteve sua independência política, por isso sua língua oficial é a francesa, apesar de existirem vários dialetos locais como o ciluba, kituba e suaíle.

Uma das curiosidades mais impressionantes sobre a área do congo é que acredita-se que o local abrigou alguns humanos desde 8 mil antes de Cristo (a.C), por povos que tinham um tamanho baixo. Apesar de abrigar seres humanos antiguíssimos, isso não define se o congo é ou não pouco desenvolvido; o Congo é um dos países mais industrializados do continente Africano, possui muitas fábricas de tecidos, de bebidas, sabão, tabaco, cimento e vidro também.

Outra curiosidade muito importante sobre o Congo diz respeito à sua floresta. A Floresta do Congo é um local exuberante, um local onde a natureza realmente fala. É chamada de floresta do coração da África, os mamíferos grandes estão nesse local, como os grandes gorilas, girafas, orangotangos e búfalos.

A região da floresta do congo se assemelha à nossa floresta amazônica, então podemos ter em mente um local denso, com mata fechada, árvores grandes, diversidade de fauna e flora, um verde bem escuro e rios cortando o local. Temos um local rico em primatas, gorilas dominam a floresta e existem trilhas onde você se depara com esses animais subitamente, ainda bem que os guias já dominam a região e sabem como lidar com as situações inesperadas nos encontros com esses animais selvagens. O Parque Nacional de Odazala é um dos parques mais famosos da região, onde possui os passeios que você pode encontrar os grandes animais selvagens. Uma outra curiosidade sobre o Congo diz respeito à religião.

Como quase todos os países da África estiveram sob domínio estrangeiro, a sua rica cultura foi lentamente sendo dizimada a míseras influências europeias e ocidentais, principalmente, ou seja, o que tínhamos de cultura local, com diversas religiões e diversas línguas, foi sendo reprimido e substituído pelo cristianismo e idiomas como o inglês, espanhol, português e francês. Cabe lembrar que o continente Africano é o chamado berço da humanidade, ou seja, os cientistas acreditam que o ser humano foi se tornar ser humano em sua origem, na África. Voltando para a religião do Congo, ela é demasiada cristã. Cerca de 90% da população do Congo é da religião católica, o restante se divide nas outras religiões, dividindo espaço também com as religiões locais animistas. Temos a parcela muçulmana também de influência de domínio árabe, 2%, representando mais ou menos os imigrantes da África da região norte e ocidental são muçulmanos.

Existem vários grupos étnicos no Congo, cerca de 15 ou 16 e eles possuem vários subgrupos, como os bantus, famosos por suas revoltas no passado.  Cabe lembrar que temos também a República Democrática do Congo, que nada tem a ver com a República do Congo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *