Cultura da Jamaica

Mistura

A palavra-chave para definir a riqueza da cultura jamaicana com certeza é mistura, trata-se de um país em que vários povos ajudaram a tornar o que é hoje. Existe um grande sincretismo na Jamaica derivado exatamente dessa mistura de povos que existia desde que a Jamaica foi descoberta pelos espanhóis no século XVII.

Já viviam no país os nativos chamados aruaques (aruawak) e então chegaram os latinos espanhóis além dos ingleses e dos negros africanos. Quando o regime escravocrata teve fim muitos imigrantes se mudaram para a Jamaica. Dentre todos os imigrantes o destaque deve ser dado aos hindus que influenciaram e muito o comportamento dos locais em especial no que concerne a religião.

Religião

Tudo o que se refere a religião desperta um interesse muito grande na comunidade em especial o que tem aura mística embora exista oficialmente uma majoritariedade anglicana. A existência do anglicanismo na Jamaica não conseguiu evitar que acontecesse uma combinação de ideias e de teologia jamaicana contando com influências várias como o cristianismo, rituais africanos e até mesmo o Voodoo.

Música e Religião

Uma característica muito interessante da Jamaica é a de combinar música e religião. O país é o centro do Rastafarianismo assim como o berço da Reggae-music. Essas duas expressões demonstram como existe uma combinação de culturas no país. Na religião rastafári existe uma forma de reação contra os padrões espirituais que foram impostos pela cultura europeia dos colonizadores.

A Jamaica tem grande população negra que é descendente dos escravos que foram sequestrados na África e levados para a ilha para trabalhar. A grande maioria dos negros levados para a Jamaica como escravos fazia parte de culturas muito refinadas de países como Somália, Sudão e Etiópia.

Esses povos tinham contato com inúmeras crenças desde sempre e dentre as que mais se destacam estão o islamismo, o judaísmo e o cristianismo ortodoxo. Além da religião esses povos levados como escravos para a Jamaica falavam diferentes línguas como aramaico, árabe e dialetos africanos entre outros.

Um Pouco Mais Sobre a Música

Com certeza a música mais popular na Jamaica é o reggae que conta com diferentes estilos e misturas como dance hall, dub, early reggae, raggamufin, raggas ou reggae roots. Esses estilos musicais ganharam projeção mundial através do jamaicano Bob Marley que até hoje é a principal estrela do gênero. O primeiro desses gêneros foi o “ska” que é chamado de pai do reggae e cuja invenção é atribuída aos The Skatalites.

Linhas de Pensamento

As diversas linhas de pensamento podem ser identificadas nas Congregações Rastafári que possuem uma inclinação maior para os pensamentos do Cristianismo Ortodoxo, mas que adotam os mandamentos que aparecem no Antigo Testamento (judaico) e manifestam costumes que tem fundo islâmico e hindu.

Por exemplo, uma das características mais identificáveis dos rastafári é ter dread ou tranças-mechas no cabelo. Esse “penteado” é idêntico ao cabelo visto nos saddhus da Índia da mesma forma que coincide o uso da marijuana com objetivos espirituais. Tem ainda algumas congregações que adotam comportamento e indumentária feminina semelhante a muçulmana assim como as suas liturgias.

Contos Populares e Superstições

O povo jamaicano gosta bastante de contos populares e também se apoia muito nas crenças religiosas dos seus antepassados africanos. Sabendo disso fica fácil entender como são realizados em torno de cem cultos diferentes na ilha. Trata-se de um povo bastante inclinado a superstição acreditando nos espíritos (duppies).

Para que estejam protegidos dos espíritos usam diferentes tipos de truques. Vale dizer que existe uma grande quantidade de curandeiros na Jamaica que realizam conjuros bem como combatem os males que podem cair sobre os cidadãos da ilha. O povo jamaicano ainda tem grande predileção pelo bom humor e por fazer brincadeiras da mesma forma que veem tudo com algum distanciamento e com base filosófica.

Performances

Podemos ainda observar forte influência africana uma vez que os jamaicanos usam tambores em seus rituais. Aliás, uma curiosidade é que os tambores já foram muito utilizados nos ofícios religiosos das Igrejas Cristãs Jamaicanas ortodoxas. A percussão faz parte da raiz da criação da música reggae que conta com uma cadência diferenciada dos tambores assim como com harmonias mais simples e arranjos que possuem guitarras e outros instrumentos típicos do rock e do blues.

Artesanato

Na Jamaica existe uma convivência bastante pacífica entre produtos industriais e artesanais. Uma forma de entender claramente essa coexistência em paz é o fato de que existem roupas e acessórios coloridos assim como objetos de arte feitos de madeira que são usados junto com peças de plástico e alumínio. Um país em que se pode ver uma mistura do rústico com o moderno.

Esportes

Na Jamaica os esportes com maior popularidade são o futebol, atletismo, críquete e corridas de cavalos. Os atletas jamaicanos tem reconhecimento em too o mundo como Usain Bolt, por exemplo, que é um dos principais medalhistas do atletismo atual e que já bateu diversos recordes de velocidade.

Organização Familiar na Jamaica

A forma como acontece a organização familiar na Jamaica é um pouco curiosa se compararmos com o Brasil. As famílias podem ser matrilinear em que as mulheres criam os seus filhos na casa de suas mães ou então consuetudinário em que existe uma união que não necessita de contratos e que consiste num compromisso provisório. Normalmente o casamento legal é algo para as pessoas que possuem um melhor nível econômico e lhes confere prestígio.

Arte Jamaicana

É possível observar na arte jamaicana uma forte influência de outras culturas como a africana, a indígena, europeia e a própria aruaque. Nas pinturas podemos observar cores com bastante brilho e linhas que são bem marcadas. Existe ainda o hábito de que os fabricantes de peças de barro, tecidos, madeira e pedras semipreciosas exibam as suas peças ao ar livre assim como em galerias pequeninas. A arte sempre diz muito sobre um povo e sobre a sua cultura então quem tiver a oportunidade de conhecer a Jamaica não pode deixar de conhecer mais sobre os seus quadros e outras formas de expressão artística. Um país muito rico culturalmente e que pode representar um grande aprendizado.

A característica principal da Jamaica é ser influenciada por diversos povos, resultado de uma grande mistura desde o inicio de sua história. Dois pontos que não podem ser esquecidos de forma alguma quando o assunto é cultura jamaicana: A música e a religião. A Jamaica deu origem ao estilo reggae e rastafári, portanto isto acaba sendo uma influencia ativa em sua cultura, além de influenciar algumas outras culturas pelo mundo todo.

Já a religião rastafári está totalmente ligada a cultura da Jamaica, com influencias de povos negros de diversos pontos do mundo, todos querendo dar um basta nos padrões europeus de espiritualidade, na época impostos pela religião européia. A seguir veremos imagens que mostram melhor como é a cultura da Jamaica, confira as fotos:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Américas
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muinto leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllll

    andersom scret 17 de agosto de 2012 10:26 Responder
  • gostei desse site pq to fazendo trabalho kkk :p

    caroll 29 de agosto de 2012 17:32 Responder
  • legal gostei do site to fazendo trabalho tam bem show ;D

    Gustavo 29 de setembro de 2012 12:29 Responder
  • ADOREI,,,

    Andrimara 7 de dezembro de 2012 12:28 Responder
  • Eu adorei esse site, pois ele me ajudou muito no meu trabalho escola!

    Brenda 14 de agosto de 2013 21:42 Responder
  • esse site vai me ajudar muitoo no trabalho que estou fazendo!! 😀
    Humor: 😀 Feliz

    João Vitor 29 de agosto de 2013 22:57 Responder
  • Gostei Bastante do anexo postado acima, é muito importante para nossa sociedade atual, o conhecimento das culturas no sentido geral, mostrando acima de tudo o respeito por cada povo com seus costumes e tradições.

    Taymi 20 de setembro de 2013 0:45 Responder
  • amei rsrs

    gloria 23 de setembro de 2013 17:17 Responder
  • fantástico fiz o trabalho
    e a professora adoro com todas as informações q ela queria acabei tirando um belo de um 10,0

    Helena Freire 11 de novembro de 2013 19:23 Responder
  • muito0 interessante saber dos costumes da jamaica …iradooo

    rildinho sampaio 17 de março de 2014 13:11 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *