Cultura do Paraguai

O Paraguai é um país que se situa na América do Sul, mais especificamente no centro desse continente, sendo que as suas fronteiras são as seguintes: na porção Oeste, ele faz divisa com a Argentina; um pouco ainda do Oeste e o Norte, com a Bolívia e a Leste e também Nordeste, faz fronteira com o Brasil. Assim como a Bolívia, também não apresenta fronteira com o oceano. De acordo com a sua extensão, se trata de um país relativamente pequeno, uma vez que toda a sua quilometragem corresponde a uma um pouco maior de um dos estados do Brasil que, inclusive, é uma de suas fronteiras, o Mato Grosso do Sul. Apesar de sua extensão, a grande maioria das pessoas está concentrada na porção sudeste, sendo que, no total, a sua população gira em torno de seis milhões e meio de habitantes.

A cidade do Paraguai que é a sua capital é Assunção e que é marcada pelo interessante contraste entre o guarani, que é a língua nativa de lá e com o espanhol, que na realidade também é aceito como língua oficial do país, sendo ambas faladas de maneira fluente por toda a população. Além disso, muitos deles ainda falam o português, visto que, principalmente na região de fronteira, como na cidade de Ponta Porã, por exemplo, há muitos brasileiros, que são os popularmente chamados de brasiguaios e que também estabelecem uma forte influência cultural nesse país.

Na realidade, de acordo com a história do Paraguai, essa região já era habitada fortemente pelos guaranis, que viviam há muitos séculos nesse local antes de os espanhóis colonizarem e introduzirem sua cultura europeia para a população local, além do importante processo de miscigenação entre nativos e colonos. Um dos fatores embutidos na cultura espanhola que acabou sendo uma das características fixas do povo paraguaio é o cristianismo, mais especificamente a religião católica, que apresenta grandes seguidores no país até os dias de hoje.

Dança Típica do Paraguai

Dança Típica do Paraguai

Depois que eles conquistaram a independência dos espanhóis, a população ainda foi submetida a vários anos de governos ditatoriais, sendo que suas políticas se voltavam basicamente para meios protecionistas e isolacionistas, inclusive. Além disso, a famosa guerra do Paraguai foi uma das destruidoras do país, uma vez que gerou uma redução de sessenta a até setenta por cento da população total do país, configurando uma verdadeira tragédia nacional e desencadeando diversas consequências futuras, como a situação econômica precária do país, por exemplo. No entanto, apesar de todo esse sofrimento, nos últimos anos o Paraguai vem se destacando no que diz respeito ao seu crescimento econômico, sendo que já foi o país que mais teve crescimento na América Latina no ano de 2010.

Com relação à sua cultura, o que é mais marcante no que diz respeito ao tradicionalismo espanhol é o fato de eles preservarem e manterem pelo menos grande parte da tradição da população nativa desse local antes de ele ser colonizado, o guarani. Inclusive, esse é o nome da moeda oficial do país também. De uma maneira geral, a língua guarani é bastante usada de maneira informal, como dentro de casa, por exemplo, e nas relações interpessoais informais, como entre amigos e em rodas de conversa aleatórias. Já no que diz respeito às relações comerciais e um pouco mais formais, a língua falada é o espanhol, sendo que essa maneira de comunicação foi desenvolvida ao longo do tempo, de maneira natural, pois não há nada regulamentado sobre como fazer uso das duas línguas faladas no país.

Conforme já também citado anteriormente, a religião católica é a mais prevalente no Paraguai, sendo que, inclusive, uma das universidades mais tradicionais que existem lá é a chamada Universidade Católica, que foi criada no ano de 1960. A outra universidade importante e também muito grande é a Universidade Nacional de Assunção. Com relação às demais questões culturais, os principais ambientes e instituições ligados à cultura estão concentrados estrategicamente na cidade de Assunção, a capital do país. É lá em que se situa o Museu de História Nacional, por exemplo, além da Academia Nacional de Belas Artes e a Orquestra Sinfônica de Assunção, além do Conservatório Nacional de Música, que também se configura como um importante local de preservação e influência musical.

Já com relação à sua literatura, há muitos escritos sobre as condições de guerra e de ditadura pelas quais a população muito sofreu e os escritores se limitavam basicamente a isso, uma vez que a política isolacionista em que o país viveu por muito tempo acabou impedindo ou limitando a entrada de influências externas das escolas literárias importantes para a ampliação do desenvolvimento de obras literárias diversificadas, como ocorreu nos países que sofreram esse tipo de influência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Américas
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • pow valew manow me ajudo no trabalho da escola ASHUASHUSHUAASHU.

    Rodrigo 1 de agosto de 2011 22:52 Responder
    • gual e a cultura do paraguai quem sabe me fala ai

      abel 31 de Março de 2014 16:19 Responder
  • Cara coloca mais informações,acho que seria mais interessante.

    Sarah 1 de novembro de 2012 1:36 Responder
  • VAreu

    vera 17 de setembro de 2013 20:24 Responder
  • valew me ajudou muito no trabalho da escola

    joao 17 de Março de 2014 20:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *