Os Kadiwéu

Os Kadiwéu são um grupo indígena do Brasil antigamente conhecido como “índios cavaleiros” por sua destreza na montaria e criação de eqüinos e pelo porte guerreiro, alto e forte. Fazem parte dos grupos indígenas guaikurú e embaiá. Habitam a região a oeste do rio Miranda, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, na Reserva Indígena Kadiwéu, com 538.000 hectares, no município de Porto Murtinho , em Mato Grosso do Sul.

Hoje o grupo conta com um número reduzido de membros, em torno de mil e seiscentos, segundo censo de 2006 da FUNAI. Sua sociedade se organizava com base em uma estratificação entre senhores e cativos, os quais obtinham entre as tribos próximas e ocasionalmente entre paraguaios e brasileiros. Até hoje a sociedade Kadiwéu mantém alguns traços da divisão social que tinham antigamente. Tinham boas relações com os Terena, permitindo até casamentos entre os nobres das duas tribos.

A língua Kadiwéu pertence ao grupo lingüístico guaikurú e ainda é ativamente utilizada, sendo até mesmo a única falada por alguns membros da tribo.

Guerra do Paraguai

Tiveram larga participação na Guerra do Paraguai. Conta-se que através dessa participação os Kadiwéu tiveram seu território reconhecido pelo governo brasileiro.

Os Kadiwéu eram guerreiros temidos por colonizadores portugueses e espanhóis, e defenderam o Mato Grosso contra incursões paraguaias por várias vezes, sendo além de hábeis combatentes, excelentes batedores e conhecedores da região. Realizaram também ofensivas de sucesso, sob o comando do líder Nawilo, através das quais destruíram a vila de São Salvador e capturaram as mulheres que ali habitavam além de conquistar o Forte de Coimbra. Nawilo recebeu por isto o posto de General da Guarda Nacional brasileira.

Do território que defenderam como seu durante a guerra, somente em 1981 o governo brasileiro demarcou o limite, definindo as terras pertencentes a essa tribo indígena. As disputas em torno dessa área ainda motivam diversas manifestações por parte dessa população: segundo os índios, saíram prejudicados nessa demarcação, deixando parte do território originalmente conquistado na Guerra do Paraguai fora dos limites. Até os dias de hoje, os índios Kadiwéu reivindicam os direitos que obtiveram nesse episódio da História do Brasil.

Arte Kadiwéu

Os índios Kadiwéu produzem arte refinada principalmente na forma de pintura corporal e cerâmica. Fazem a pintura corporal utilizando tinta obtida da mistura de suco de jenipapo com pó de carvão, aplicada com uma fina lasca de madeira ou taquara. Seus grafismos simétricos são extremamente elaborados e eram utilizados para distinguir a posição do indivíduo na sociedade.

A cerâmica, tradicionalmente produzida pelas mulheres, é usada para criar vasos, pratos, animais, enfeites de parede, etc. Também é decorada com padrões geométricos e com grafismos, muitas vezes coloridos. Incluem música e dança entre suas demais expressões artísticas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Américas
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu queria mais conteudo tipo cultura e plumagens

    cristian 5 de junho de 2013 23:00 Responder
  • ta sem conteudo

    guilherme 16 de novembro de 2013 11:54 Responder
  • eu so presisei dos desenhos nos rostos

    joao gabriel 16 de Fevereiro de 2014 15:10 Responder
  • era td que eu queria

    kezia 23 de Março de 2014 17:46 Responder
  • for the adult star theory more favorable on this possesses now made up their minds this mother isnt and nice of course. might be shine is correct and Capri does believe that this is your lady possibility for become rich and famous. fortunately organic beef use some other words to go into detail her, Hoyt in addition to the Jessica in look back upon the road to being again along with. but yet, His expectant mum and as well as previous old girlfriend not really absurdly proud this consideration. your man’s mother has the opinion lesser amount of like a mom and more like a jailer,

    http://www.satelliteremotecodes.com/images/Comcast3.asp 19 de Março de 2015 15:29 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *