Cultura da Turquia

Uma coisa que você vai logo perceber quando visitar a Turquia é que faz parte da cultura do país ser muito sociável. O povo turco gosta de fazer novos amigos, eles podem passar horas conversando com completos estranhos, de tão amigáveis e acolhedores que são.

Como Agradecer a Receptividade

Você vai ouvir a frase “Hos geldiniz” muitas vezes na Turquia, ainda mais se você visitar os tradicionais restaurantes e bares turcos, ao invés de estabelecimentos destinados a turistas. A frase significa “bem-vindo” e a resposta que você deve dar é “Bulduk hos”, que significa que “Nos sentimos bem-vindos”. Não se preocupe se você se esquecer da resposta, o povo turco é gentil e sabe que nem todo estrangeiro conhece a língua turca.

Se a sua intenção é mergulhar na cultura local, procure sempre por estabelecimentos tradicionais. Os restaurantes e bares destinados a turistas são ótimos, porém a maioria dos frequentadores serão estrangeiros e não locais.

Mulheres: Que Local Evitar?

As mulheres devem evitar as casas de chá turco. De acordo com a cultura local, as mulheres não frequentam estes locais. Prefira os “Bahcesi Cay”, em português jardins de chá, que são frequentados por casais e famílias.

Se você estiver em dúvida e não tiver certeza da diferença entre uma casa de chá e um jardim de chá, dê uma olhada em quem mais está no local. Se você vir várias mesas cheias de homens jogando gamão, significa que é uma área exclusiva para o sexo masculino e as mulheres devem evitar.

Este costume pode parecer um tanto quanto machista, mas devemos respeitar a cultura do local. Por mais que você não compreenda, é importante respeitar.

Dicas Para Visitar a Casa de Uma Família Turca

O povo turco não tem problemas em convidar pessoas que acabaram de conhecer para irem até a sua casa. Pode ser apenas para um café, almoço ou para um jantar mais formal. Lembre-se de dizer “Hos Bulduk” quando entrar em resposta quando lhe disserem que você é bem-vindo.

Geralmente, eles não usam sapatos dentro de casa. Para evitar que as pessoas precisam ficar descalças, todos recebem um par de chinelos logo na entrada. Portanto, não veja isso como um desrespeito, é apenas mais um costume que deve ser respeitado. Se formos pensar bem, é uma questão de higiene que deveria ser adotada por todos.

Um ponto importante a ser considerado quando se é convidado para uma refeição em uma casa turca é ir de estômago vazio. Isso mesmo! O que é visto como deselegante no Brasil é necessário na Turquia. A fartura é um costume no país e eles ficam ofendidos se você recusa algo. Após a refeição principal, ainda são servidos pipoca, nozes, frutas, bolo, chá e café turco.

Se a família é de uma cidade grande, você provavelmente irá comer sentado à mesa. No entanto, se é a casa estiver localizada em uma aldeia, você verá uma mesa baixa redonda e todos irão se sentar no chão, em volta da comida. Os talheres utilizados são, geralmente, uma colher e um garfo.

Para agradecer pela refeição, quando terminar diga “Saglik elinize” para o cozinheiro. Isto significa “Saúde para as suas mãos” e significa que você realmente gostou de tudo o que foi servido. É uma maneira de ser gentil com quem te recebeu tão bem.

Ao chegar, se a refeição ainda estiver sendo preparada, é natural que as mulheres se encaminhem até a cozinha para ajudar na preparação. Enquanto isso, os homens ficam na sala conversando sobre diversos assuntos. A situação se repete após a refeição, os homens ficam na sala e as mulheres vão até a cozinha lavar a louça.

Se você quiser ajudar a lavar os pratos, lembre-se de que os muçulmanos não lavam objetos e nem tomam banho em água parada. Assim como na maior parte do Brasil, eles lavam os pratos e talheres debaixo da torneira, com água corrente.

A Importância do Café na Cultura Turca

O café turco é uma parte importante da vida na Turquia. No passado, fazer café era uma cerimônia elaborada em tribunais turcos. Os fabricantes de café contavam com a ajuda de cerca de 40 ajudantes que preparavam a bebida que seria servida ao sultão.

Os homens turcos analisam as mulheres observando as suas habilidades na hora de preparara o café. Muitas mulheres foram escolhidas ou rejeitadas com base no café que serviram para os seus noivos. Houve também uma época em que as leis diziam que uma mulher poderia se divorciar de seu marido se ele não pudesse fornecer café para ela todos os dias.

Tanto homens quanto mulheres se socializam enquanto bebem café na Turquia. As casas de café são lugares onde acontecem a reunião de pessoas cultas e políticos. No início do século 16, espetáculos de fantoches eram realizados nessas casas de café. Esta era uma forma de falar, de forma satírica, sobre as condições políticas e sociais da época.

Desde então, as casas de café na Turquia se tornaram instituições sociais onde os homens se reúnem para conhecer, falar e trocar pontos de vista sobre diferentes temas. Frequentar as casas de café se tornou tão popular e intelectualmente estimulante que em determinada época, os governantes otomanos se sentiram ameaçados por essas reuniões. Eles acreditavam que os homens estavam se unindo para questionar suas doutrinas políticas e, talvez, planejar uma revolta.

Outro aspecto interessante do café turco é ter a possibilidade de ler a sua sorte a partir da borra que sobra na xícara. Depois de beber o café, você deve virar a sua xícara. O desenho formado pelo resto do pó úmido pode dizer muito sobre o seu futuro. Muitas mulheres turcas têm o dom de ler a sorte das pessoas na borra de café.

Hoje, se você visitar qualquer uma das casas de café na Turquia, você pode tomar o café no chamado estilo americano. A maioria dos hotéis e confeitarias também serve o café dessa forma, entretanto o sabor não é tão bom. Para saborear o verdadeiro café tradicional do país, peça pelo café turco real ou “Turk kahvesi” e certifique-se de especificar que jeito que você gosta:

  • Sade: Amargo, sem açúcar.
  • Az sekerli: Com pouco de açúcar, apenas para tirar o gosto amargo.
  • Orta sekerli: Ligeiramente adocicado.
  • Cok sekerli: Muito doce e com muito açúcar.

Uma cultura bastante vasta e com varias bases em outros povos é a da Turquia, um país euro asiático e também um dos seis estados turcos independentes. A cultura da Turquia se baseia em tradições do Império Otomano e também islâmicas. A arquitetura, a religião, a culinária e a literatura são os principais pontos em que esta cultura diversificada se destaca. Suas bebidas características são: Chá, café e o Raki, uma espécie de licor extraído da uva, considerada até mesmo uma bebida nacional da Turquia.

Na parte da arquitetura não podemos deixar de citar obras de arte construídas, como é o caso da Catedral de Santa Sofia, A Mesquita Azul, entre muitas outras. A maioria esmagadora da população turca é muçulmana, chegando a noventa e nove por cento, o restante se divide em diversas outras religiões. As fotos que veremos logo abaixo retratam um pouco melhor como é a cultura da Turquia, confira:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ásia
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá Boa noite? Eu quero passeia la Turquia. Meu namorado mora la Turquia ok!! Boa sorte Deus fé pra mim.

    Renata Cezar moreira 17 de novembro de 2011 1:40 Responder
    • boa sorte

      thais 19 de setembro de 2013 12:15 Responder
  • yes there is god

    jake 9 de outubro de 2013 13:24 Responder
    • Tem um rapaz de SAMSUN que está afim de mim quero saber sobre a cultura deste povo em casamento namoro se é um povo tradicional.

      Rosângela 19 de abril de 2014 1:42 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *