Cultura da Alemanha

A Alemanha é um país localizado na Europa Central, o território se estende por cerca de trezentos e cinquenta e sete mil e vinte e um quilômetros quadrados, com cerca de oitenta e dois milhões e seiscentos e setenta mil habitantes. O país é composto por dezesseis Estados, que incluem três cidades-estado, Berlim, Hamburgo e Bremen. Em cada estado há uma cultura predominante, elas se distinguindo mais por regiões assim como no Brasil, sendo assim há uma cultura da região sul, uma da região norte e uma na região central. É um dos países mais frios da Europa no inverno, os termômetros chegam a atingir até quinze graus negativos.

O povo alemão é conhecido bastante por sua pontualidade e sua forma de levar a sério o trabalho, dessa forma conseguem se destacar mundialmente em diversas áreas como esportes, tecnologia, etc. O povo alemão pode ser considerado mais formal no dia-a-dia, o cumprimento sempre é feito com um aperto de mão, sem intimidades como beijo no rosto e abraços. Mesmo sendo bastante formal ele é um país muito inclusivo, dessa forma sendo um ótimo país para se morar, ele foi considerado o quinto melhor país para se viver segundo o senso de dois mil e doze, pela alta qualidade de vida. Eles também são bastante sinceros, e as vezes pode-se parecer que eles estão sendo duros ou frios ao responder, porém já é uma característica de sua personalidade. Eles também dão muita importância ao tempo livre, por isso fazem de tudo para otimizar seus horários de trabalho, para que possam descansar, nos domingos geralmente os comércios não abrem, nesse tempo livre eles costumam praticar esportes (como futebol, hóquei no gelo, basquete, handball, automobilismo e tênis), caminhar pelos parques e as belas florestas do país, reunir amigos e familiares para fazer churrasco, jardinagem (a jardinagem é tão importante no país, que as pessoas que moram em apartamentos por vezes alugam espaços apenas para cultivarem seus jardins), ler, ir ao cinema, etc.

Festas

Ao pensar em festas na Alemanha lembramos do que? Aquele pessoal extremamente branco, com as bochechas rosadas, as mulheres de vestido, os homens com bermuda de couro e suspensório, todos segurando canecas enormes de cerveja. Bom, isso realmente acontece mais na região sul do país, é la que ocorre uma das festas mais famosas do mundo, a Oktoberfest. Nessa festa que é uma tradição do país as mulheres usam um vestido rodado chamado Dirndl, e os homens bermudas de couro com suspensórios, chamados Lederhosen, esses são considerados trajes tradicionais, e são usados somente em festividades como essa. O carnaval é outra festa muito importante do país, nas cidades de Colônia, Bonn, Düseldorf e Mainz são mais conhecidas pela celebração do carnaval, é um evento muito importante e envolve todos os membros da sociedade, jovens, crianças, adultos e idosos saem as ruas fantasiados para brincar, dançar e desfilar, na cultura alemã o carnaval dura sete dias e em cada um deles há uma forma especifica de se comemorar.

Uma outra celebração muito importante do país é o natal, e ele engloba uma das maiores tradições do país, o Mercado Natalino, que começa suas atividades no fim de novembro indo até o dia vinte e três de dezembro, nesses mercados há vendas de comidas típicas do natal, artesanatos, apresentações de música. Durante todo o mês de dezembro há comemorações de natal no país.

Natureza

A natureza é algo muito importante para os alemães, e no país há diversas florestas que são bastante conhecidas, é o caso da Floresta Negra, que se localiza na parte sul do país na região Baden-Württenberg. A Floresta se estende por mais de duzentos quilômetros e é uma das paisagens mais bonitas da Alemanha e pode-se dizer que até do mundo, formada por altos pinheiros ela consegue impressionar qualquer um. É nessa floresta que se encontram os famosos relógios cucos, e também onde se passou a história da chapeuzinho vermelho, e do João e Maria. Ela é uma das mais escolhidas pelos visitantes e moradores do país, por impressionar com sua beleza natural. A região que abriga o Parque Nacional da Floresta de Thüringen, também é muito famoso e bastante visitado tanto por turistas como por nativos.

Gastronomia

O povo alemão adora carne suína, por isso a maioria dos seus pratos típicos possuem esse ingrediente, assim como a carne suína, babatas e salsichas são extremamente famosas no país. Alguns dos pratos típicos são: Chucrute (conserva de repolho),Bratwurst (salsicha grelhada servida com pã), Esbein (joelho de porco assado ou frito), boulette (bolinhos recheados com carne), Curry Wurst (salsicha grelhada servida com molho curry), Schlachtplatte (uma salsicha feita com sangue de porco; uma salsicha feita do figado; uma fatia de Bacon; pele, carne e gordura da barriga do porco; acompanhado de chucrute e pão), Batata frita (sempre coberta com maionese e/ou ketchup); Schlachtplatte (uma salsicha feita com sangue de porco; uma salsicha feita do figado; uma fatia de Bacon; pele, carne e gordura da barriga do porco; acompanhado de chucrute e pão), Döner kebab (churrasco grego) e Bratkartoffeln (cozido de batatas com bacon e cebolas). O povo alemão também é um dos maiores consumidores de pães do mundo, geralmente eles comem um pão em uma das refeições (substituindo o nosso almoço ou janta). Geralmente eles fazem somente uma refeição, ou almoço ou jantar, o café da tarde é feito com café e bolo. A bebida mais consumida no país é a cerveja, já em bebidas não alcoólicas, é comum tomar bastante água com gás, o Apfelschorle, que é uma mistura de água com gás e suco de maça, podendo também ser misturado com qualquer outro suco.

Curiosidades

  • No dia do aniversário é comum o aniversariante levar o bolo para comemorar com seus amigos.
  • OS alemães costumam assoar o nariz sem delongas, o ato de fungar é considerado falta de educação.
  • Ao invés de bater palmas em uma comemoração eles costumam bater em mesas e cadeiras, fazendo aquele barulho de “toc toc”.
  • O país possui a economia mais rica da União Europeia.
  • É considerado um dos países com maior número de invenções úteis da História. Exemplos: motor a diesel, aspirina, relógio de bolso, insulina, imprensa, dínamo, elevador elétrico, locomotiva elétrica, microscópio eletrônico entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *