Cultura da Ucrânia

A Ucrânia é um país que se localiza na Europa Ocidental, tendo uma extensão territorial de seiscentos e três mil, seiscentos e vinte e oito quilômetros quadrados, seu território faz fronteira com os países Rússia, Bielorrússia, Polônia, Eslováquia e Hungria, Romênia e Moldávia, e também com o Mar Negro e Mar de Azov. A população atual da Ucrânia é de cerca de quarenta e cinco milhões de pessoas, e o inicio de sua povoação data-se de cerca de quarenta e quatro mil anos atrás, tendo passado por essas terras diversos povos. A Ucrânia é conhecida por suas terras extremamente férteis, sendo o terceiro maior exportador de grãos do mundo, e ser considerado um dos melhores países para se adquirir terras férteis. A Ucrânia se tornou um Estado Nação somente em mil novecentos e noventa e um, antes disso, era parte da União Soviética. O país possui vinte e quatro províncias, uma república autônoma e duas outras cidades chamadas de status especial.

Cultura da Ucrânia

A religião tem uma forte influência na cultura do país, a maioria do seu povo é predominantemente Cristão Ortodoxo Oriental, essa religião instaurada no país influência diretamente a arquitetura, a música e literatura do país. O país também tem influência forte em sua cultura dos países vizinhos, por isso há nele uma grande mistura de diversas culturas, porém sendo alguns pontos mais característicos dele próprio.

Balé Nacional da Ucrânia

Balé Nacional da Ucrânia

Na gastronomia do país está bastante presente o frango, assim como a carne de vaca e a carne de porco, eles também utilizam cogumelos em seus pratos, além de bastante batata, couve e outros vegetais. Dentro os pratos de maior destaque está o Frango à Quieve, que é apreciado inclusive aqui no Brasil, ele consiste em peito de frango recheado com algumas especiarias, como manteiga e alho, queijo, salmão, ervas, após recheado ele é empanado e frito ou também pode ser cozido. O Borsch também é um prato muito tradicional do país, consiste em uma sopa de legumes, que podem variar, podendo incluir carne, batata, pepino, cenoura, cebola, tomate, cogumelo e até feijão, mas sendo o principal ingrediente a beterraba, que da a ela a coloração roxa, esse prato é servido com nata. Também é bem tradicional no país o Perohe, que consiste numa massa cozida onde podem ser variados os recheios, sendo um dos mais tradicionais batata cozida com requeijão azedo fresco, outros levam repolho, cogumelos. Uma das bebidas mais tradicionais do país é o Horika, vodka feita a partir do trigo ou da batata.

O artesanato ucraniano destaca-se por sua complexidade, que salta aos olhos, dando as peças extrema beleza, há varias expressões no país, tendo bastante bordado, xilogravura, e destacando também a pintura em bonecas e em ovos chamados de pêssanka.

A literatura no país tem forte ligação com a cristianização que ocorreu por volta do século XI, os escritores escreviam na língua eclesiástica eslava. Esses contos históricos são chamados de crônicas, e alguns tem bastante fama no país, como a Crônica do Nestor. Anos depois, a literatura sofreu influência dos Cosacos, que implantaram no país os poemas épicos. Houveram-se alguns impedimentos para a literatura se desenvolver, como nos séculos XVII e XVIII que as publicações em língua Ucraniana foram banidas. Já no século XIX a literatura passou  se desenvolver durante o Romantismo, foi nessa época que surgiu o poeta de maior destaque do país, Tarás Shevchenko. Atualmente no país os escritores tem liberdade para se expressar, pois suas atividades não são limitadas pelo governo.

Kiev, Capital da Ucrânia

Kiev, Capital da Ucrânia

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Realmente a cultura da Ucrânia, é algo impressionante desde os costumes até a sua culinária

    Eduardo Storini 3 de Fevereiro de 2011 12:03 Responder
  • na verdade precisava saber mais sobre a cultura ucraniana pois com este nao pude concluir muita coisa

    fran 6 de novembro de 2011 13:36 Responder
  • meus avos eram ucranianos poriso me enteresso em saber desde pais acho as culturas muito interesante e diferentes

    rosane aparecida pancheniak 6 de Fevereiro de 2012 17:27 Responder
  • meu ficou muito louco, mas voce deveria colocar mais coisas neste texto

    julio silva santos 8 de junho de 2012 15:04 Responder
  • eu nao gostei pq eu queria saber quais os costumesssssssss dos ucranianos nao onde else se estabeleceram

    laysa 18 de julho de 2012 19:57 Responder
  • e muito giro os customes deles .
    e grasas a este saite que acabei o meu trabalho.

    bruno 22 de Fevereiro de 2013 18:15 Responder
  • Eu sou Ucrâniano ! : )

    DAVID BRITO 4 de Março de 2013 20:06 Responder
    • Li algumas matérias, que os ucranianos são extremamente preconceituosos(em relação à racismo, condição social e sexual). Alguns jogadores de futebol brasileiros negros, ficaram muito decepcionados, inclusive com o comportamento até das crianças, em relação à racismo.

      É ABSURDO que em pleno século 21, ainda exista preconceito e racismo. As pessoas no mundo todo, deveriam se preocupar em trabalhar, cuidar da saúde e aprender a se meter na vida dos outros, só se for para AJUDAR.

      Roger 23 de outubro de 2013 11:57 Responder
  • Vim da Ucrania e é mentira td isso os costumes não são esses apenas o que podemos fazer pratos incríveis!

    Esterli 21 de Maio de 2013 22:02 Responder
  • adorei as mesagens

    thays carvalho 26 de agosto de 2013 13:20 Responder
  • quais sao os costumes???

    lorrayne 17 de outubro de 2013 23:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *