Cultura Inglesa

A cultura inglesa é singular em muitos aspectos e bastante interessante para aqueles que gostam de tradição e manutenção de costumes. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre esse conjunto de hábitos que se referem particularmente à Inglaterra. Não se deve confundir a cultura dos ingleses com a cultura do Reino Unido que é formado por outros povos que possuem suas próprias tradições.

História como Base da Cultura

A cultura de uma nação é o reflexo de sua história e sendo a Inglaterra um país secular é possível compreender uma série de aspectos do dia a dia de seu povo. Para compreender o apresso do povo inglês por tradições devemos voltar aos primórdios de sua construção. A formação desse país tem uma linha do tempo um tanto conturbada por diferentes conflitos dos quais podemos citar a conquista da Grã-Bretanha Celta e a derrota sofrida pelo Rei Haroldo em 1066 na Batalha de Hastings.

Em 1349 essa nação se viu quase dizimada pela passagem da peste negra. Depois teve que enfrentar momentos difíceis como a guerra das rosas, conflitos focados na religião e disputas políticas. Muito mais do que influenciar a construção de monumentos de reverência à superação das dificuldades a história da Inglaterra influenciou a formação do caráter de seu povo.

Educação e Zelo

O povo inglês adquiriu uma imagem de frieza e distância ao longo dos séculos, no entanto, as coisas não são bem assim. Um povo que passou por tantos momentos de perda aprendeu a ser mais reservado e conciso com suas emoções. Isso não significa que os ingleses são frios, apenas que eles não se expõem sem alguma razão relevante.

A educação é o traço principal dos hábitos dos ingleses sendo que é essencial sempre incluir ‘please’ (por favor) em qualquer frase que contenha um pedido e cumprimentar todas as pessoas que você conhece quando as encontra. Se você marcar um compromisso com um inglês e não puder comparecer deve avisar com o máximo de antecedência.

Alguns Costumes Ingleses

Frequentar Pubs

Os pubs são bares em que os ingleses se encontram com seus amigos para beber, comer e jogar conversa fora. De maneira geral os pubs têm paredes de madeira, bancos altos e uma decoração descolada. Além disso, os clientes pedem as bebidas no balcão e pagam na hora. Uma dica é pedir para provar algumas opções de cerveja para encontrar aquela ideal para você.

Cerimônia de Troca da Guarda Real

Uma tradição da cultura inglesa, a cerimônia de troca da guarda real acontece todos os dias às 11h30 de abril a junho e em dias intercalados a partir de agosto. O momento em que a guarda é trocada tem o acompanhamento de músicas e marchas militares. O fato dos guardas não poderem se mexer é um dos atrativos para os turistas.

Passeios em Cemitérios

Se você refletir que os cemitérios ingleses tem diversos túmulos que mais parecem obras de arte não vai mais achar tão estranho esse habito. Em Londres alguns cemitérios se tornaram pontos turísticos como Highgate Cemetery, por exemplo. Turistas e moradores visitam os cemitérios também para conferir os túmulos de personalidades da história como o filósofo Karl Marx.

Pontualidade Britânica

Certamente você já ouviu essa expressão, ela corresponde à seriedade que os ingleses têm com relação aos horários de seus compromissos. O atraso não é uma possibilidade para um inglês, chegar depois do horário combinado é uma das piores ofensas.

Bank Holiday (Feriados)

Os ingleses desconhecem o nosso sistema de feriados prolongados que começam na quinta e às vezes até na quarta-feira. Na Inglaterra os feriados recebem o nome de Bank Holiday – referência ao fato de que o comércio e os bancos fecham nesses dias – e acontecem sempre em segundas ou sextas-feiras. As únicas exceções são o feriado do dia 26 de dezembro (boxing day) e a páscoa (Easter).

Chá das Cinco (Five o’clock tea)

O hábito de beber chá exatamente às cinco horas de tarde não é coisa de filme, para os ingleses a bebida tem tanta importância que existe até sommeliers especializados em chás. O acompanhamento com leite é sempre uma boa pedida para o chá inglês. Uma curiosidade é que esse hábito foi adquirido com os chineses no século XIX.

Fish and Chips (Peixe e Batata)

Ao visitar a Inglaterra não deixe de provar o prato popular favorito dos ingleses, fish and chips que nada mais é que peixe e batata frita. A tradição é que o prato venha enrolado em jornal para que se possa ler as notícias enquanto degusta a combinação curiosa.

Mão Inglesa

Um dos pontos da cultura inglesa mais difíceis de se adaptar e cuja origem está na Idade Média. Nessa época os cavalos circulavam pela esquerda para que o lado direito pudesse ficar livre para empunhar a espada em caso de batalha ou para realizar outras tarefas haja vista que a maioria era destra.

No ano de 1.300 o Papa Bonifácio VIII organizou as peregrinações de tal maneira que os interessados deveriam se deslocar pelo lado esquerdo da estrada. Isso só mudou quando o imperador francês Napoleão mudou o sentido para o lado direito, alguns dizem que por ele ser canhoto e outros dizem que por estratégia de batalha. Seja como for a Inglaterra não mudou seu sistema e continuou guiando pela esquerda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *