Andy Warhol
O maior símbolo da pop art mundial, Andy Warhol, é considerado um dos grandes revolucionários no mundo das artes. Quando ninguém imaginava que rostos e marcas populares pudessem se transformar em divertidas manifestações artísticas, o jovem filho de imigrantes eslovacos surgiu para dar um novo conceito à arte.
Formado em design pelo Instituto de Tecnologia de Carnegie, Andy Warhol começou sua carreira como ilustrador de revistas importantes, como a Vogue, a Harper’s Bazar e a The New Yorker. Após se consolidar com um grande artista gráfico, Warhol fez sua primeira exposição individual em 1952, baseando-se na obra do escritor Truman Capote. Mas foi somente em 1960 que o artista passou a utilizar elementos populares da publicidade em suas obras, passando a reinventar a pop art, que teve suas raízes já nas obras de Marcel Duchamp e seu ready made.
O objetivo da pop art era ironizar os produtos de consumo da sociedade. Marcas como Coca-cola, sopas Campbell e rostos famosos de personalidades, como Marlyn Monroe, eram reproduzidos em grandes obras de arte, as quais acabaram ficando conhecidas no mundo inteiro.
Para Andy Warhol, as celebridades eram pessoas vazias e impessoais, e, dessa forma, usava seu trabalho artístico para fazer uma crítica à cultura de massa e ao culto exagerado às figuras públicas. Warhol foi também o responsável pela capa mais icônica do disco da banda norte-americana The Velvet Undergound. O álbum, que inclusive foi gravado com a voz de sua amiga, a modelo alemã Nico, traz uma banana na capa, um dos grandes símbolos, tanto do artista quanto da banda.
Andy Warhol morreu subitamente em 1987, aos 58 anos, após complicações em uma cirurgia na vesícula, que aparentemente havia ocorrido bem. Seus desenhos até hoje são a principal referência da pop art, estampando roupas e objetos decorativos e influenciando artistas de diversas gerações.