Dicionário Símbolos Oníricos

Freud se tornou célebre afirmando que os sonhos representavam desejos humanos não concretizados. Carl Jung, por sua vez, seguiu por um caminho um tanto diferente ao interpretar os sonhos dos seus pacientes como símbolos usados pelo subconsciente para se comunicar com o íntimo do indivíduo. Quando se pensa a respeito da investigação dos símbolos oníricos é interessante enveredar pelo caminho traçado por Jung.

A base da análise junguiana está nos arquétipos, a identificação de atitudes inconscientes escondidas dentro da mente consciente. Basicamente consiste em identificar símbolos – que podem ou não ser universais – para interpretar as atitudes e mensagens do inconsciente. As figuras e/ou objetos inanimados que se manifestam no sonho de um indivíduo podem refletir um aspecto da sua personalidade.

Analisando a Simbologia dos Sonhos

Fazer análise com um analista junguiano pode descortinar um universo de descobertas sobre si mesmo a partir da identificação do significado dos seus sonhos. De acordo com o viés junguiano os símbolos oníricos são a linguagem através da qual nos expressamos em sonhos. Obviamente por ser uma linguagem mais subjetiva nem sempre é facilmente interpretada.

Um ponto relevante abordado pela psicologia junguiana é o fato de que a simbologia dos sonhos parece ter um conjunto de características universais, no entanto, sempre se deve considerar o universo pessoal do indivíduo que teve o sonho. Dependendo do momento que as pessoas atravessam um mesmo símbolo em sonhos pode ter significados diferentes.

Simbologia dos Sonhos

Simbologia dos Sonhos

Arquétipos

Os arquétipos representam uma parte do indivíduo que sonha e podem estar presentes nos sonhos sob formas variadas como uma anciã ou um ancião, um inseto gigantesco ou alguém jovem. São considerados como os arquétipos mais relevantes o animus, a sombra ou a anima. A função do analista junguiano é ajudar na identificação dos arquétipos e na interpretação dos mesmos.

Por exemplo, quando as pessoas sonham com símbolos como uma floresta misteriosa é comum associar com um medo presente no inconsciente e que precisa ser percebido e resolvido na consciência. Mas, é fundamental ressaltar que um analista junguiano não atribui sempre um significado único a uma imagem onírica. Há uma busca pelo significado do símbolo para a pessoa que está sonhando indo mais adiante além da imagem óbvia.

Símbolos Oníricos Mais Comuns

Alguns sonhos são recorrentes entre as pessoas e podem ter significados diferentes do que se imagina, vamos conhecer alguns dos símbolos mais comuns de sonhos?

– Sonho Com Gravidez

Sonho Com Gravidez

Sonho Com Gravidez

Sonhar que está grávida pode ser um tanto assustador para algumas mulheres, no entanto, esse símbolo não necessariamente está relacionado com seu significado literal. A gravidez nesse caso pode representar uma criação incipiente, o desejo de um crescimento interno transformador.

– Sonho Com Ex

Sonho Com Ex

Sonho Com Ex

Sonhar com um ou uma ex pode significar que há uma parte da pessoa que deseja que isso aconteça. Nesse caso é interessante fazer uma análise a respeito de como você se sentiu com essa imagem durante o seu sonho. Como a presença dessa pessoa te faz sentir?

– Perda de Dentes

Perda de Dentes

Perda de Dentes

Outro sonho que pode se tornar um tanto assustador, mas que costuma representar um período de transição na vida do indivíduo, uma fase de mudanças significativas.

– Sonho Com Animais

Os animais em sonhos também representam arquétipos, nesse caso se deve observar com maior foco a sensação causada por eles em você, isto é, se você estava com medo ou com confiança. Os animais representam um amplo campo de análise arquetípica.

Sonhos Recorrentes

Algumas pessoas têm sonhos recorrentes, geralmente eles têm ligação com experiências negativas interiorizadas na forma de um trauma emocional. Uma dica é prestar atenção na mensagem desse sonho para procurar resolver alguma questão reprimida associada a ele.

Gostou de saber mais sobre símbolos oníricos?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *