Economia E Idh Do Paraguai

Entender um pouquinho mais sobre os países que nos cercam pode parecer bem mais interessante do que você pensa. Por seres países bem próximos e possuírem uma língua próxima a nossa, os países latino-americanos conseguem ser bem efetivos quando se trata de conhecer uma nova cultura, uma nova paisagem e uma nova língua.

Imagina conhecer um país bem mais perto como Chile e Argentina e se deparar com a neve? Ou então conseguir visitar grande quedas d’água e ainda fazer compras no Paraguai. Há tanto para se observar pelo mundo que às vezes esquecemos de quem está do nosso lado. Outra vantagem para viagem nesses países são a fácil troca da moeda e a não necessidade de visto.

América do Sul

Continente de muita diversidades cercado por mares importantes para a história da humanidade, ao leste o Oceano Atlântico e ao oeste o Oceano Pacífico. Ocupa quase vinte milhões de quilômetros quadrados, ainda sim sua população não chega a 10% do mundo todo. É formada por doze países, sendo que os mais influentes são Brasil e Argentina.

Fora os países na porção de terra maior temos também alguns territórios como Galápagos, Ilha de Páscoa e Ilhas Maldivas. É cercado pela América central ao norte e ao sul pela Antártida.

Mapa da América do Sul

Mapa da América do Sul

Na América do Sul passa o trópico de Capricórnio e a Linha do Equador, também possui a segunda cordilheira maior do mundo, a famosa Cordilheira dos Andes, passando por diversos países começando pela a Venezuela, chegando até a Chile.

Nosso país também contribui bastante para o continente, sendo o maior, mais populoso e mais rico da América do Sul. Além disso na Amazonas consta a maior bacia hidrográfica do mundo e também a floresta com maior biodiversidade do mundo, que já foi durante anos considerada o “pulmão do mundo”.

O clima é bem variado entre os países mas de modo geral é um clima tropical, que tende a temperaturas altas com bastante chuva ao longo do ano. As regiões de alto relevo possuem um clima mais frio com presença de neve durante o inverno. E ainda há outro extremo como Deserto do Atacama no Chile, podendo ficar sem chuva por mais de anos.

A vegetação é totalmente representada pelo clima do local, possuindo grandes florestas e matas, ou seja, vegetação com grande densidade. Mais ao sul o frio permite somente vegetações como Pampas e pradarias. Ainda possui alguns locais com plantas xerófitas em regiões secas como o nordeste brasileiro, em alguns lugares também com vegetação meio porte.

Paraguai

Falando de um dos países mais famosos do continente, o Paraguai é uma República e se encontra bem central na América do Sul. Ao norte e ao oeste faz fronteira com a Bolívia, ainda a oeste fica a Argentina e ao nordeste e ao leste com o Brasil. Não possui nenhuma saída para oceanos e chega a quatrocentos quilômetros quadrados, sendo quase com a dimensão de um estado brasileiro. 

Sua população chega a cerca de seis milhões de habitantes, estando mais presente na região sudeste. Sua capital é Assunção e só ela chega a aglomerar um terço das pessoas do país inteiro. A língua oficial do país é o espanhol pois também foi vítima da colonização espanhola.

Sua economia é baseada em agricultura e produtos industrializados de forma ilegal, sendo que o produto mais exportado é a soja. Hoje em dia faz parte do Mercosul juntamente ao Brasil, Argentina e Uruguai. O crescimento econômico do país se deu somente no século XXI, sendo a maior expansão no continente e a terceira do mundo. 

Com muitas guerras, inclusive com o Brasil, o Paraguai sempre foi um país pobre. Ainda hoje a desigualdade e o subdesenvolvimento assolam o local, sendo difícil progredir ainda mais. Por depender muito do setor primário, em sua maioria a agricultura, o país fica a mercê de condições climáticas de qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *