Economia e IDH do Uruguai

O Uruguai é o país mais ao sul da América do Sul, sua capital é Montevidéu e o idioma oficial é o espanhol. A colonização do território foi espanhola, contudo, ao longo de sua história foi invadido algumas vezes. No século 17 os portugueses tentaram ocupar o país tendo sido expulsos por tropas espanholas. Os portugueses tentaram novamente no século 19 ao lado dos argentinos.

O Brasil invadiu o Uruguai e anexou o território como Província Cisplatina em 1821. Em 1825 a independência foi proclamada, porém, somente reconhecida em 1828 através do Tratado de Montevidéu. Junto com Argentina e Paraguai, o Uruguai, compõem a América Platina. Possui fronteiras com Brasil e Argentina. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse vizinho?

Economia do Uruguai

O Uruguai é um dos integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul), sua economia está em estágio emergente. A atividade de base é a agropecuária, o país é um grande produtor de cereais, carne, lã e trigo, têm rebanhos bovinos e ovinos. A indústria uruguaia está em expansão constante com crescimento mais pronunciado dos setores têxtil e alimentício.

A indústria baseada em tecnologia também vem apresentando crescimento. O país tem incrementado a sua economia em busca de um posicionamento mais assertivo no cenário mundial. A tendência é que nos próximos anos a tecnologia se torne mais presente na economia uruguaia.

IDH do Uruguai

Nosso vizinho apresenta bons indicadores sociais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que está em 0,765 que é elevado de acordo com a avaliação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em termos de alfabetização apenas 2,1% dos habitantes com mais de 15 anos de idade são analfabetos, uma parcela de apenas 5% da população é considerada subnutrida e a taxa de mortalidade infantil é de 13 para cada 1.000 nascidos vivos.

Uruguai: Um País do Turismo

Nas últimas décadas o perfil do Uruguai como um bom destino de viagem cresceu tornando-se uma das preferências entre turistas da América Latina, em especial brasileiros. As cidades de destaque são a Montevidéu, Paysandú, Salto e Las Piedras. Na capital Montevidéu o destaque fica para a Plaza Independencia em que existia uma cidadela espanhola.

Passando por essa praça se chega a Ciudad Vieja (Cidade Antiga) em que estão reunidos lindos edifícios art déco, mercado del puerto e casas coloniais. As praias são outro ponto forte para os turistas que decidem conhecer o Uruguai. O calçadão La Rambla a beira-mar oferece a possibilidade de caminhar aproveitando as barracas de peixe. O balneário de Punta del Este é um destino uruguaio que caiu nas graças dos turistas entusiastas de visitar o Uruguai.

IDH do Uruguai

IDH do Uruguai

Também vale um passeio pelas enigmáticas ruas de paralelepípedos de Colonia del Sacramento que é um dos destinos históricos mais bem cuidados de toda a América do Sul. Os uruguaios chamam seu país de ‘paisito’, um jeito carinhoso de referenciar que é um destino pequenino. Então se estiver considerando fazer uma viagem para um destino na América do Sul não deixe de considerar o Uruguai.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Uruguai? Você já visitou o ‘paisito’?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *