Dicas Para Fazer Relatório de Estágio

Relatório de estágio representa documento elaborado de maneira personalizada com o objetivo de relatar a experiência dos profissionais nas empresas. Especialista em entorno laboral pontam que o estágio representa ponto decisivo na formação dos profissionais. Não estagiar pode trazer barreiras para os profissionais seguirem a profissão na própria área acadêmica. Neste sentido, os relatórios devem trazer informações que salientam todo o aprendizado, em termos de conhecimentos ou domínio das técnicas de trabalho. Todos os detalhes são importantes no momento de realizar o documento que pode decidir o futuro profissional dos estagiários.

Dário de Bordo: Relatório Estágio

Com o diário dos estágios os profissionais podem avaliar no final do curso quais foram os trabalhos desenvolvidos na carreira profissional enquanto esteve atuando o mercado de trabalho como trabalhador-estudante. Em média geral os documentos do gênero possuem cerca de trinta páginas. Para estágios considerados curtos, de quinze a trinta dias, quinze páginas são consideradas ideais. Porém, conforme experiência vivida nada impede para que este limite seja ultrapassado no sentido de tornar qualitativas à experiência profissional.

Em termos gerais não existem planos ou modelos que devem ser seguidos à risca. O mercado é volátil e cada profissão possui características diferentes. No entanto, alguns elementos são consideráveis imprescindíveis no sentido de realizar o relatório de estágio perfeito, ou pelo menos com poucos erros estruturais:

  1. Página de capa;
  2. Nome e sobrenome;
  3. Cargo e Função;
  4. Tipo de Contrato;
  5. Logotipo da empresa;
  6. Coordenadas do local de formação;
  7. Nome do diretor ou gerente do estágio;
  8. Planos detalhados compostos por duas ou três partes, com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  9. Desenvolvimento e conclusão;
  10. Assinaturas.

Elementos Facultativos: Relatórios de Estágio

Podem ser anexados arquivos ou arte no sentido de tornar o relatório com maior nível cristalino. Utilize quadros, gráficos, quadros e todos os tipos de arte necessários. O glossário precisa seguir com termos técnicos utilizados no nível profissional, independente do nível acadêmico dos trabalhadores. Em grande parte das vezes ele está colocado na parte inicial do relatório.

Para cargos executivos a presença da bibliografia representa ponto interessante neste âmbito de discussão. Mencione artigos mencionados no relatório, assim como os livros, revistas, entre outros pontos de ordem bibliográfica.

Outra dica adicional interessante está na formulação de frases curtas e simples. Não seja redundante ou prolixo. Traga os elementos críticos para argumentar sobre a experiência. Algumas vezes pode ser necessário preencher as opções preconizadas.

Procure utilizar layout com caracteres Times Nem Roman ou Arial. Coloque negrito somente nos títulos e subtítulos, talvez com número da fonte maior, por exemplo, Arial16, ao passo que os subtítulos podem ter Arial13 e as letras normais em Arial12. Utiliza entrelinha com 1,5cm.

Relatório de Estágio Supervisionado

Em termos gerais os relatórios representam o ressumo para descrever as atividades desempenhadas no estágio. Precisa ser objetivo, porém, não muito curto. O escrito precisa ter o cuidado de colocar as informações necessárias, primando sempre ao equilíbrio do conteúdo.

Pode-se dizer que a presença as capa representa ponto fundamental, assim como as informações básicas para contato, afinal, somente com estas informações os recrutadores podem fazer o contato caso queiram explicações ou manter a força de trabalho de maneira efetiva no futuro. Coloque o curso e a data de previsão à formação.

O “nome da concedente” normalmente representa termo que gera dúvida entre os profissionais que estão fazendo o relatório da empresa. A opção deve ser preenchida com o nome da empresa e os demais locais nos quais foram desenvolvidas as atividades profissionais.

O sumário pode ser desenvolvido da mesma maneira que os livros tradicionais. Ou seja, para cada assunto diferente são indicadas as páginas. Em relatórios tipo web, os profissionais podem fazer os links de maneira direta no índice. Os objetivos são tópicos que devem ser preenchidos com o número mínimo de palavras, de forma concisa.

Todos os tipos de relatórios possuem a opção do desenvolvimento, relatório com a descrição das atividades e relatos dos fatos, assim como os resultados positivos e negativos. A presença das conclusões também se faz necessária, obtidas depois das reflexões apontadas no desenvolvimento.

Sugestões também representam pontos interessantes para aproveitar o funcionário em setores específicos. As assinaturas também representam elementos considerados indispensáveis para que os relatórios sejam considerados oficiais, tanto do estagiário como dos gerentes que gerenciaram o programa de estágio.

Quem deseja colocar informações adicionais precisa abrir capítulo adicional no relatório de estágio, intitulado “Anexos”. Neste ponto devem ser adicionados todos os outros pontos que não estavam presentes nos capítulos anteriores, caso das fotos, desenhos, mapas, quadros estatísticos, gráficos, entre outros.

Necessário ter em mente de que os relatórios são atividades pessoais e não podem representar cópias explícitas de manuais, livros e revistas. As empresas olham com olhos negativos os conteúdos que não foram compostos de maneira original, de acordo com os legítimos anseios e perspectivas profissionais.

 Cuidados Com o Preenchimento dos Relatórios de Estágios

Os recrutadores que desenvolvem a escrita devem empregar o verbo no plural, no sentido de inserir os estagiários dentro do contexto. Outra dica está na anotação diária das tarefas e resultados conquistados com o desempenho dos estagiários. Deixar para preencher no dia seguinte pode prejudicar o nível de apuração, visto que alguma parte das informações pode sumir. As partes das elaborações finais devem ser feitas somente quando se encerra o ciclo de estágio.

Necessário ser específico ao máximo ao descrever desempenho demonstrado em cada tipo de serviço executado, independente se foi ou não executado até o fim. Analisar cada detalhe da participação pode auxiliar nas análises futuras para decidir sobre a efetivação ou dispensa o estagiário.

Os estagiários por sua vez precisam descrever sobre as sensações na utilização dos equipamentos, além do conteúdo sobre o que aprender e quais são os cuidados indicados como sugestões de uso.

Nos relatórios de estágios também devem estar inseridas informações relacionadas com as principais técnicas utilizadas para desempenhar o itinerário. Em termos gerais, todos os detalhes do documento precisam estar com apresentação qualificada, não somente com a personalização como também com relação à escrita e cuidados para não errar no emprego do português.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos e Profissões
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *