Cultura do Rio Grande do Sul

O Brasil é rico em sua diversidade. Cada região brasileira tem as suas características, cada estado, suas particularidades. Muitas dessas diferenças se devem ao fato da colonização e não poderia ser diferente no estado do Rio Grande do Sul. Um dos estados mais ricos culturalmente falando quando o assunto é diversidade.

A cultura do Rio Grande do Sul teve duas influências fortes, que podemos considerá-las principais responsáveis: a primeira é dos povos que estavam na região antes da chegada dos exploradores, os índios que viviam no pampa e a segunda é da colonização dos povos europeus que passaram por lá. Uma mistura de colonização portuguesa, espanhola e mestiços chegados de outras regiões do Brasil, africanos e bandeirantes.

A primeira mistura na região foi a de indígenas com portugueses e que foi denominado como gaúcho, isso aconteceu até o século XIX. Daí em diante, a cultura do Rio Grande do Sul foi agregando novos elementos quando a chegada dos europeus, a maior parte alemães, seguido em quantidade, de italianos e eslavos, judeus e libaneses, os últimos três, em menor quantidade, não muito expressiva, mas que deixaram suas marcas.

Influência dos Índios na Cultura do Rio Grande do Sul

O que os índios deixaram de herança para o povo desse estado brasileiro foi principalmente a vida no campo e a criação de gado. Os gaúchos ainda sofreram influências dos “vizinhos”. Com fronteira com Uruguai e Argentina, o povo da região ainda “ganhou” um pouco da cultura dos vizinhos próximos.

Os que podemos chamar de primeiro s gaúchos eram semi-nômades e era uma sociedade cuja principal atividade era a pecuária, herança aprendida com os índios. O tempo foi passando e foram sendo criadas fazendas de gado e se observou nos pampas muitas estâncias estabelecidas.

Depois vieram os gaúchos mestiços, que eram pouco índio, pouco espanhol ou português e ainda africanos. A mistura se refletiu nos hábitos, na cultura. Da parte dos índios, das tribos dos charruas e dos guaranis.

No século XIX o Rio Grande do Sul era um dos estados com um grande número de negros no Brasil, perdendo somente para Rio, São Paulo e Minas.

Quando os escravos não podiam mais ser importados, isso a partir de 1850, se observou uma grande mudança na demografia do estado, até porque, na mesma época, um número maior de imigrantes começou a chegar.

No Rio Grande do Sul, o governo incentivava a chegada a imigração com o objetivo de enfraquecer a Revolução Farroupilha e ajudar a “embranquecer” o Brasil, um “projeto” da elite de Portugal, que tinha o poder nas mãos a partir de 1808. O interesse dos portugueses de deixar a população mais branca era o mesmo da elite branca do Rio Grande do Sul.

Escravos Substituídos Pelos Imigrantes Europeus

Aos poucos os escravos foram sendo trocados pela mão-de-obra dos imigrantes europeus e sendo mandados para outras províncias do Brasil. Memo assim, a cultura dos negros ficou no Estado e pode ser observada fortemente na região metropolitana da cidade de Porto Alegre.

Com a “saída” dos escravos, chegam os alemães, que ficam ao longo do rio dos Sinos, isso aconteceu em 1824. A sociedade deles era baseada na agricultura e até o ano de 1850, eles foram se tornando donos de terras no Rio Grande do Sul sem nenhum tipo de problema. Porém, depois desse período, essa prática foi proibida e os alemães tiveram que buscar outras partes do estado para se estabelecerem. Dessa forma, a influência alemã na cultura do Rio Grande do Sul acabou se espalhando por todo estado.

Já os italianos colonizaram e deixaram os seus costumes nas serras do Rio Grande do Sul. Mais ou menos em torno de 1875 e um dos principais hábitos trazidos pelos italianos foi a vinicultura.

Heranças da Colonização

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui faculdades que estão entre as melhores do Brasil, são elas: PUC do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul, essas duas localizadas em Porto Alegre; a Universidade Federal de Pelotas; a Universidade Federal de Santa Maria; a Universidade Vale do Rio dos Sinos (privada) e a Universidade de Caxias do Sul (privada).

Para Conhecer Melhor A Cultura Do Estado

Para saber mais sobre a cultura do gaúcho você pode visitar:

  • Instituto Histórico do Rio Grande do Sul

  • Academia Rio-Grandense de Letras

  • Associação de Imprensa que fica em Porto Alegre

  • Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

Também vale visitar algumas bibliotecas, como: a Biblioteca Estadual (pública), Biblioteca do Exército, a Biblioteca da Bolsa de Valores, entre outras.

Rio Grande Do Sul, Suas Histórias, Museus

Você também pode visitar um dos musesu do estado. Aliás, Rio Grande do Sul é o estado que tem o maior número de museus no nosso país. São ao todo 66 espalhados em todo o estado. Porém, se não tiver muito tempo, anote os mais importantes:

  • Júlio de Castilhos

  • Museus de Arte do Rio Grande do Sul

  • Museu de Armas General Osório

  • Museu do Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Lealdade (ótimo lugar para ver trajes e produtos típicos do estado) – localizado em Caxias do Sul

  • Museu Histórico de Pelotas

  • Museu Oceanográfico de Rio Grande

  • Museu Farroupilha – localizado em Triunfo

Semana Farroupilha: Uma Grande Festa do Estado

Um dos principais eventos do estado do Rio Grande do Sul é a Semana Farroupilha. Uma festa da cultura gaúcha imperdível. A comemoração acontece no mês de setembro, entre os dias 14 e 20. Nestes dias, moradores e turistas podem ver várias homenagens que são feitas para os líderes da Revolução Farroupilha.

É uma festa feita para lembrar da Revolução Farroupilha, aquela que foi a mais longa da história do nosso país. Fora quase 10 anos, que os guerrilheiros lutavam por liberdade, igualdade e humanidade.

Durante uma semana de festa os gaúchos saem as ruas para comemorar e a principal bebida é o chimarrão. O evento é feito com shows e desfiles, em que a roupa típica gaúcha é o traje oficial, as mulheres com vestido de prenda e os homens com a bombacha, guaiaca, chapéu, lenço.

O Rio Grande do Sul, para quem não conhece é um estado brasileiro que fica localizado no extremo sul de nosso pais, um lugar repleto de coisas curiosas, como por exemplo, a sua própria cultura. Muitas etnias já passaram e fizeram parte da historia dos gaúchos, como os milicianos, os portugueses, espanhóis, imigrantes alemães e italianos, comunidades judaicas e até escravos africanos.

A arquitetura do RS é uma grande fonte de cultura e história para toda região, composta de igrejas, fortes, teatros, catedrais e até mesmo ruínas de obras muito importantes para o estado. Na culinária o destaque total e especial vai para o churrasco, uma especialidade gaucha que muitos no mundo inteiro invejam. O chimarrão também é uma bebida característica do sul e não pode ser esquecido em uma eventual visita, assim como o vinho. A seguir algumas fotos ilustrando melhor como é a cultura do Rio Grande do Sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Américas
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nossa me ajudou bastante

    diovanna 19 de fevereiro de 2011 14:53 Responder
  • a cultuda chaucha e a coisa mais importante sao o chumarao e o churasco no palitinho e tambem para quem nao conhece a cidade a importancia para os chaucho ou chaucha e muinta por que ele se dedicam au que eles tem

    julia bugs da silva 12 de abril de 2011 22:58 Responder
  • cara eu to fasendo um trabaçho e esse site me ajudo mais so um pokoooo

    milena 5 de maio de 2011 23:06 Responder
  • Com esse site aprendi que a cultura gaúcha, é uma das culturas mais “diferentes” e mais interessantes que existe no pais, pois trás consigo aspectos de outros “povos” para engrandecer a cultura brasileira.

    Cristina 4 de julho de 2011 22:50 Responder
  • eu achei esse site bem interessante e
    tbm bm maneirraa irado é essa págine

    leticia 20 de julho de 2011 13:37 Responder
  • esse siite é bem interessante

    leticia 20 de julho de 2011 13:42 Responder
  • eu precisava de exemplos, to fazendo um trabalho pra minha prima, ela precisa fazer um stand sobre a cultura do rio grande do sul!!!!
    msm assim obrigada…bjsss

    diuli 22 de agosto de 2011 16:24 Responder
  • sou gaucha e isso nao ´é nada !!!

    adriana 24 de novembro de 2011 18:21 Responder
  • Nossa Me Ajdou Bastante No Meu Trabalho !!!

    Gustavo 11 de abril de 2012 21:50 Responder
  • Nossa me ajudou ++++ não muito mas gotei pois tirei 8,0 em meu trabalho!!! 🙂

    Donizeti 20 de maio de 2012 21:48 Responder
    • SAPATÃO

      MATHEUS FERREIRA 14 de outubro de 2013 13:29 Responder
  • Cara eu to fasendo um trabalho e esse site me ajudou muito msm!!!

    vithor corso alves 24 de junho de 2012 20:29 Responder
  • eu gostei muito desse saite

    andressa 5 de julho de 2012 21:48 Responder
    • adorei tamdem esse saite acho que ele vai me ajudar em um trabalho de portugues tchau

      andressa 5 de julho de 2012 21:51 Responder
      • é site sua idiota

        vaca do capeta 17 de agosto de 2012 17:03 Responder
        • O se liga só,como será que vai sair o ”trabalho da Andressa” ? De >portugues< se uma única palavra já sai assim,imagina o resto !!! Que horror… É uma POHA LOKA mesmo… Significado de POHA LOKA = merd*..

          Poha Loka 17 de setembro de 2013 18:05 Responder
  • achei esse site e mim interessei estou fazendo trabalho de religião por acaso e muita sorte achei esse site!!!

    dominique 19 de julho de 2012 20:18 Responder
  • <3 <3 <3 valeu apena achar esse site!!!!uhuuuuuuuu

    dominique 19 de julho de 2012 20:19 Responder
  • A maioria das pessoas que deixaram seus comentarios aqui, escreveram muitas coisas erradas.
    Verifiquem o que escreveram antes de postar.

    prof 5 de agosto de 2012 23:23 Responder
    • VAI TOMA NO CUUUUUUUUUUUU
      VAI SI FUDEEEEEEEEE
      SEU VIADOOOOOOOO

      MATHEUS FERREIRA 14 de outubro de 2013 13:28 Responder
  • amo de mais o rio grande do sul muito bom
    lá é d+

    yasmin gabrielly 6 de agosto de 2012 19:29 Responder
  • a me ajudou no trabalho de geografia

    eduarda 9 de setembro de 2012 19:05 Responder
  • Gostei, vamos ver se vai me ajudar amanhã na apresentação.
    Facebook : leo_osimbativeis@hotmail.com

    Léo 20 de setembro de 2012 19:17 Responder
  • gostei bastante

    Nomecintia 30 de outubro de 2012 22:53 Responder
  • me ajudou notrabalho de historia

    Nomecintia 30 de outubro de 2012 22:58 Responder
  • me ajudou no trabalho de historia

    Nomecintia 30 de outubro de 2012 22:59 Responder
  • Olha eu adoreii esse site me ajudou bastante muitoo bom…XD…>.<

    Lydiane 18 de novembro de 2012 17:20 Responder
  • vao se fuder que site lixo! bando de filho da PUTA

    piçudo 30 de agosto de 2013 1:04 Responder
  • eu achei desse site muito enteressante porque fala de muitas coisas e me ajudou ne meo trabalho de historia

    andrew henrique 11 de setembro de 2013 23:37 Responder
  • TIREI 10 NO TRABALHO COM ESSA PESQUISA
    COM ESSA NOTA PASSAI DIRETO NESSE BIMESTRE

    MATHEUS FERREIRA 14 de outubro de 2013 13:25 Responder
  • Este site me ajudou muito em uym trabalho…

    dalliane 13 de novembro de 2013 19:14 Responder
  • cara me ajudou muito nos meus trabalhos escolares ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥☺☻♥♦♣♠•◘○◙♂♀♪

    Jeniffer 23 de fevereiro de 2014 19:44 Responder
  • Muito obrigado por existir esse site, me ajudou o necessário que precisa, já que sou gaúcha não precisei “pesquisar bastante” pois já conheço bem a nossa cultura. Mas mesmo assim muito obrigado.

    Maria Eduarda 4 de julho de 2015 19:06 Responder
  • verdade amiga me ajudou muito ganhei 10 no trabalho de geografia que tive semana passada, mas eu não sou do sul ,sim sou carioca do rio. mesmo asim esse saite é muinto bom mesmo adorei. Parabems

    ESTEFHANY 4 de julho de 2015 19:10 Responder
  • muito bom esse site, descrevem a verdadeira história do sul. Um lugar tão bom que morei há 10 anos, mas hoje não tive a grande oportunidade de voltar pois casei com um catarinense e resolvemos ficar por aqui mesmo rsrs mas quem sabe outro dia estaremos ai de novo com os gaúchos! Valeu!

    Cadu E Laura 4 de julho de 2015 19:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *