Fotos da Pré Historia

A pré história é o período compreendido entre a existência da Terra como planeta habitado até o surgimento da escrita. Esclarecendo, o aparecimento e posterior desenvolvimento da escrita na história do homem é considerado um marco no registro de desenvolvimento da humanidade, pois a partir daí houve a possibilidade de compreender de melhor forma a evolução, caminhos percorridos e suas tentativas de evoluir em cada etapa da evolução intelectual.

Diversos estudos e pesquisas foram realizados no decorrer dos anos para identificar características e costumes do homem pré histórico, com muito sucesso. Sabe-se que sua vestimenta era realizada através de couro de animais, protegia-se do frio em cavernas e conservava o fogo com unhas e dentes.

Não tinham habitação fixa, pois eram guiados pelas chuvas, sendo assim nômades. Viviam em grupos e partilhavam alimento em troca de proteção um dos outros, além de companhia para a caçada de grandes animais.

Não existe registro visual desta época, apenas reproduções baseadas em estudos científicos de muitos anos. Com pesquisas, coleta de ossadas e objetos da época conservados em escavações é possível fazer uma estimativa de vida, recursos usados e forma de alimentação.

Para quem deseja conhecer mais a história do homem antes de começar a escrever, existem bom sites na internet que trazem ilustrações baseadas em estudos, como o Atlas da Pré História (http://www.avph.com.br/).

Feito através de colaboração entre professores e internautas, a página virtual dispõe de uma boa quantidade de ilustrações em desenho de como seria um ambiente naquela época, sendo de grande auxílio em trabalhos escolares.

As manifestações culturais da pré história mais encontradas são as pinturas rupestres, realizadas pelos homens da época no interior de cavernas e estas foram amplamente fotografas e divulgadas para estudos de pesquisadores e alunos através de livros. No site Fotos de Minas (http://www.fotosdeminas.com.br), voltado para conhecimento turístico do Estado, estão imagens dos registros encontrados no Brasil através de pesquisa da Universidade local. No Estado há uma grande área de preservação onde muitas tribos do período anterior a escrita viveram, deixando registrado nas paredes seus costumes, lendas e crenças.

O site Os Cobras (http://www.oscobrasonline.com/), especializado em expedições no interior de cavernas e grutas como turismo radical, também traz mais imagens do que pode ser encontrado em expedições pelo Brasil.

As áreas das escavações são abertas a visitação diariamente, com constante fluxo de turistas. O país possuiu uma das populações mais antigas do período neolítico e tem por isso muitas zonas de escavação ainda em estudo. Há mais fonte de informação ainda nos sites História das Barreiras(http://www.historiadebarreiras.com/) e Natureza Brasileira (http://naturezabrasileira.com.br) sobre escavações realizadas no Brasil.

Com fontes mais abrangentes, o site História do Mundo traz relatos de pesquisas cientificas e uma ampla galeria de imagens do período do homem sem a escrita (http://www.historiadomundo.com.br) como conhecemos hoje, através de letras.

Animais Pré-Históricos

Eles viveram antes de os seres humanos desenvolverem a escrita. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os dinossauros não foram os únicos animais pré-históricos que viveram no planeta Terra há milhões de anos. Muitos outros animais pré-históricos existiram, incluindo os ancestrais de animais bastante conhecidos na atualidade, como: cavalos, cães, gatos, peixes, tubarões, aves, etc.

Há 164 milhões de anos, no período Jurássico, viveu o Castorocauda lutrasimilis, que é considerado o primeiro mamífero da Terra. Ele pesava cerca de 500 gramas, tinha uma pele como a dos mamíferos que conhecemos hoje, pêlos, patas palmadas e cauda. Se parecia com o castor que conhecemos hoje, pois tinha dentes que usava para capturar peixes.

Os animais pré-históricos são muitos, mas certamente o mais conhecido deles, com exceção dos dinossauros, é o mamute. Muito parecidos com os elefantes, os mamutes viveram há mais de 12 mil anos, no período Paleolítico. Pesquisas comprovam que a extinção dos mamíferos foi causada pelos humanos, que matavam o animal para se alimentar, usavam a pele para a confecção de roupas, os ossos e o couro para fabricar casas, etc.

Fóssil de Mamute é Encontrado na Rússia

Em 2007, foi encontrado na Rússia o fóssil de um mamute que viveu apenas um mês há 42 mil anos. Este é o fóssil de mamute mais bem conservado do mundo, pois o gelo conservou o corpo e o deixou praticamente intacto. Em meio de 2012 o corpo será levado para Hong Kong para ser exposto em uma convenção que irá reunir centenas de paleontólogos. Depois desta exposição, o fóssil ainda poderá ser visto em outros países, como: Taiwan, Indonésia, Macau e Cingapura.

Pré-História no Brasil

No Brasil estão localizados diversos sítios arqueológicos. Alguns deles são:

  • • Parque Nacional do Catimbau
  • • Parque Nacional Serra da Capivara
  • • Pedra Pintada
  • • Sítio Arqueológico de São João Batista
  • • Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir
  • • Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo

O fóssil mais importante encontrado no Brasil, mais precisamente na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, na década de 70, foi o de um crânio humano que recebeu o nome de Luzia. Trata-se do fóssil humano mais antigo encontrado no continente americano, pode ter de 11 a 16 mil anos. Após várias pesquisas, foi constatado que se trata do crânio de uma mulher que tinha cerca de 20 anos de idade. Uma reconstituição feita através do crânio levou os cientistas a acreditarem na hipótese de que se trate e uma descendente dos aborígenes da Austrália ou dos negros da África.

Arte na Pré-História

As mais antigas obras de arte foram encontradas em Alb Schwäbische, Baden-Württemberg, na Alemanha. A mais antiga delas, a estatueta de Vênus, conhecida como a Vénus de Hohle Fels, remonta a cerca de 40.000 anos.

As mais antigas pinturas rupestres são datadas do período Mesolítico e final do Paleolítico, cerca de 10.000 a 12.000 anos atrás. A mais antiga arte rupestre é africana e tem mais de 10.000 anos. As primeiras pinturas naturalistas de seres humanos encontradas na África têm cerca de 8.000 anos, e aparentemente são originárias do vale do rio Nilo.

Locais importantes que contêm arte rupestre incluem:

  • • Tassili n’Ajjer, no sul da Argélia
  • • Tadrart Acacus na Líbia (Patrimônio Mundial da UNESCO)
  • • Montanhas Tibesti, no norte do Chade

O Trabalho na Pré-História

Na pré-história, o trabalho era voltado para a sobrevivência, havia uma divisão de tarefas entre homens e mulheres. Os homens faziam os utensílios e caçavam os animais que serviam como alimento. Além disso, eram os homens que faziam desenhos nas grutas para pedir a benção dos deuses nas caçadas, e hoje é o que conhecemos como pinturas rupestres. As mulheres eram as responsáveis por cuidar dos filhos, cuidar da preparação dos alimentos e das roupas.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *