A Influência da Cultura Americana no Brasil

O Brasil é um país relativamente novo frente àqueles do antigo continente, foi colonizado por escravos, índios e pessoas interessadas a fazer vida nova por aqui.

Toda a influência cultural, de idioma, costumes, foi trazida de fora; posteriormente e pouco a pouco fomos construindo nossa identidade verdadeiramente nacional, tanto na literatura, moda, ideias e ideais.

No século XVIII, as maiores manifestações culturais eram vindas da França e assim permaneceu até começo do século XIX, a Bèlle Époque tropical se instalou de vez no país. Os franceses ditavam a moda, a música, tudo que era relacionado a eles era chique e imprescindível.

Mas a hegemonia da influência francesa não perdurou, a partir da década de 50 os Estados Unidos da América passaram a dominar o mundo, com a vitória na Segunda Guerra Mundial e também com o prestígio e glamour do cinema hollywoodiano, tudo culminou para fortalecer o poder americano no mundo e claro, no Brasil.

Os primeiros sintomas desse poderio foram no idioma, várias expressões americanas passaram a ser usadas no Brasil e permanecem até hoje, como hot-dog, cheeseburger, notebook, pendrive, sem contar as inúmeras fábricas de produtos que se instalaram no país e mudaram totalmente os hábitos alimentares do povo brasileiro.

As indústrias de automóveis, com seus modelos excepcionais, cheios de velocidade, os diferentes sabores de refrigerantes e os fast-food, todos viram no povo tupiniquim uma grande chance de ampliar seus negócios e manipular o comércio.

Além da mudança nos costumes alimentares, outras foram introduzidas no decorrer dos anos, principalmente as musicais, influenciadas pelo Rock americano e seus ídolos como Elvis Presley e James Jean que foram espelhos para toda a geração dos anos 60. Inclusive, esse ritmo musical influenciou nossa famosa Bossa Nova.

Os brasileiros assumiram também a moda americana, despojada e confortável, passaram a usar as minissaias, tênis e a mais que famosas calças jeans. O jeans tornou-se peça de uso fundamental de todos; antes eram destinados aos jovens rebeldes e depois vestiam desde as crianças de colo até os idosos, por serem baratos e tremendamente adaptáveis a qualquer situação.

Logo veio a liberação sexual, com a onda do Paz e Amor, os anticoncepcionais, a liberdade feminina, tudo que chegou ao Brasil passou antes pelos Estados Unidos, até parte de nossa constituição foi baseada na deles.

Sem esquecer que o dólar americano era uma das moedas mais fortes do mundo até bem pouco tempo, e nossa economia estava totalmente nas mãos dos EUA e dependíamos deles para tudo. Eles ditavam o que deveríamos ou não comprar, vender e negociar.

Mas o tempo de liberdade chegou e o Brasil finalmente conseguiu construir, impor e até exportar sua cultura, produtos, serviços, costumes e descobertas, conquistando seu espaço dentre as grandes potências mundiais.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi meu nome é luisa eu adorei o blog achei muitas coisas legais aqui

    luisa 26 de setembro de 2011 12:41 Responder
    • ooooooooooooooooooi gatas da rede me adc aii ne paa nois conversa na web

      joselino 6 de junho de 2012 20:32 Responder
    • eu adorei essas divulgações e isso é muito bom pra pessoas q quer saber como era o brasil antes de entrar no seculo XIX e muitas pessoas logico q ñ tem adequação para ouvi historias boas como aqui nos lemos e acha chato

      Nomemarcielly 20 de agosto de 2013 11:49 Responder
  • ola meu nome é dessynha gostei muito do seu blog bjssss!!!!

    dessynha 26 de setembro de 2011 12:44 Responder
  • Eu amei esse site bssssssssssssssssssssssssssssssssss. Galera

    Ana Karolina 19 de abril de 2012 23:53 Responder
  • blog chato desse aff

    biazinhadanike 28 de agosto de 2012 20:43 Responder
    • Claro que você achou chato, é cultura, como se diz, para pessoas cultas…

      Julia 25 de outubro de 2012 12:41 Responder
    • chato pra quem nao gosta

      milly 18 de novembro de 2013 20:33 Responder
    • chato pra quem nao gosta.deveria toma vergonha na cara

      milly 18 de novembro de 2013 20:35 Responder
  • Bom dia, estou produzindo um artigo ao qual utilizei um trecho de sua materia, desejaria saber seu nome e sobrenome para poder adequa-lo e usar sua citação em meu texto.
    Abraços

    Gabriel 4 de setembro de 2012 12:41 Responder
  • adorei esse site, fiz um trabalho com esse texto e o professor gostou mt.

    maryh santana 15 de abril de 2013 11:54 Responder
  • Boom , boom ne nao mais e boom ‘ kkkkk,

    Alice 30 de abril de 2013 13:05 Responder
  • mto xato horrivel.
    eh vc satanas?kkkkkkkkkkkkkk
    :)

    maria julia 30 de abril de 2013 13:11 Responder
  • Adoreii ooh sitee , Tudo qee eu precisava Bjus *.*

    Karol 8 de julho de 2013 23:34 Responder
  • bommmmm

    flava 13 de novembro de 2013 0:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *