Cultura do Chile

O povo chileno é bastante caloroso tendo como um de seus costumes cumprimentar com um beijo na bochecha quando chegam ou quando estão se despedindo das pessoas independente de serem conhecidos ou não. O Chile é um dos países da América do Sul que mais atraem turistas do mundo todo seja por seu desenvolvimento ou pela grande diversidade de cenários que oferece.

A segui vamos nos aprofundar um pouco mais na cultura do Chile para te apresentar esse fascinante país. Se tiver a oportunidade vale a pena conhecer de perto tudo o esse rico país sul-americano pode oferecer em termos de encantamento. Que tal começar a nossa viagem pelo Chile?

Atrasos

Uma das coisas mais importantes de saber a respeito da cultura do Chile é que se trata de um povo bastante pontual. Sendo assim observe que são aceitos somente atrasos de no máximo 15 minutos. Chegar mais do que 15 minutos atrasado já não é aceitável, aliás, a pontualidade pode ser observada nas chegadas e saídas de aviões, por exemplo.

Tradições do Chile

O Chile é um país bastante alegre e que possui uma grande diversidade de expressões culturais. Ressaltamos que essas expressões de cultura variam de acordo com a região do país. Conheça algumas das principais tradições do Chile a seguir.

Festas Mais Populares

Dentre as festas mais populares do país estão as Festas Nacionais que são realizadas no dia 18 de setembro equivalendo a comemoração da Primeira Junta Nacional do Governo. Nessas festas as pessoas degustam e bebem comidas e bebidas típicas como antichchos, empanadas, chicha, doces do Chile entre outros além de muito vinho tinto.

Nessas festas também são realizados os chamados jogos chamados de crioulos como o pião, o pau de sebo, o volantín (um tipo de pipa pequeno) e o emboque que faz uso de uma bola e um taco. São festas muito divertidas que fazem a alegria dos chilenos.

Rodeio

Consiste numa tradição do tipo costumbrista em que se deseja comprovar a agilidade que os cavaleiros tem para as atajadas de novilhos num local que recebe o nome de “medialuna”. O grande destaque desse evento são os huasos que fazem uso da vestimenta típica que é composta por faixa, esporas, poncho e chapéu se transformando no Champion do Chile. O Champion do Chile consiste no campeonato específico de maior relevância do país que acontece em Rancagua que é uma zona de campo.

Festa de Vindima

Essa comemoração acontece nas primeiras semanas do mês de março, realizada na zona central a versão mais antiga é a de Curicó que tem no começo a realização de uma cerimônia de cunho religioso em que são dadas bênçãos. Após isso se dá passagem para os carros alegóricos de maneira que ocorre o mesmo em Santa Cruz e em Pirque. Nesse local acontecem divertidas e bastante disputadas comemorações.

Festa de Cuasimodo

Essa festa tem caráter religioso e nela é feito um ritual em que um sacerdote faz a comunhão com os doentes dentro de um choche ornamentado e que tem escolta de cavaleiros. Celebração que é realizada em diversas regiões rurais localizadas na zona central. A festa de Cuasimodo também é realizada na capital Santiago assim como em povoações como Rancagua, San Antonio e El Monte.

Festa La Tirana

A festa que tem grande tradição no Chile é realizada num povoado de mesmo nome que está localizado a 52 km de Iquique. Uma festa bem peculiar que é realizada entre os dias 12 e 17 de julho. Para as comemorações músicos e dançarinos se vestem com roupas coloridas e máscaras para poder vivenciar a chamada diablada que é uma dança cuja origem é religiosa e tem como objetivo expulsar os demônios.

Transporte de Casa

Um costume um tanto diferente que é comum no sul do Chile é que as pessoas transportem as suas casas quando desejam se mudar. Ao invés de mudar de casa as pessoas simplesmente as transportam flutuando por canais de uma área para outra tendo o auxílio de uma lancha pela água ou sendo puxadas por tração animal em terra.

A Cultura Chilena

Pode-se observar uma grande influência da cultura europeia na cultura no Chile, isso se deve a colonização e também ao modo europeu de ensino que perdurou por anos no país. No que diz respeito a esportes o mais famoso entre os chilenos é com certeza o futebol, contudo, também existe uma prática intensa de basquete, sky e surfe.

Embora não acha muita referência ao cinema do Chile ele é visto como um dos mais dinâmicos do mundo. Para quem gosta de uma boa culinária é possível encontrar uma grande variedade de pratos no Chile como frutos do mar que são chamados de “seafood”. Isso se deve ao fato de que os peixes são abundantes no país. A culinária ainda tem forte influência alemã, espanhola e italiana.

Patrimônio Arquitetônico

Quem visita o Chile tem a oportunidade de conhecer o seu vasto patrimônio arquitetônico que é bastante preservado na forma de edifícios e casas. Nesse país existem ainda muitos museus de grande importância.

Literatura do Chile

O país conta com uma literatura rica em romances e histórias de ficção. Os principais nomes do Chile na literatura são Pablo Neruda e Gabriela Mistral que receberam o Prêmio Nobel. As casas de ambos foram convertidas em museus para que os entusiastas de literatura possam conhecer mais sobre a vida e a obra dos autores. Alguns escritores chilenos contemporâneos também se destacam como Isabel Allende e Eva Luna.

Folclore Chileno

A tradição do folclore do Chile tem sua base em histórias de anônimos e pessoas que foram esquecidas, a transmissão das histórias se deu de geração em geração. Os povos tribais que povoavam o Chile antes da colonização tinham uma rica e vasta cultura musical assim como tocavam os seus mais variados instrumentos.

Os instrumentos usados por esses povos tinham como principal característica ter um som mais triste que alegre e tinham sua utilização para as guerras, funerais e momentos solenes. Podemos perceber que existe uma grande influência religiosa nas mais variadas práticas e costumes.

Muitos pontos podem ser destacados quando nós começamos a falar sobre a cultura de qualquer país, mas o Chile possui características especiais em sua música, teatro, gastronomia, cinema, poesia, literatura, esporte e arquitetura, fazendo o local ser uma rica fonte de sabedoria para quem gosta de estudar outras culturas pelo mundo. O povo chileno gosta muito de vinhos e este acaba sendo um forte ponto em sua cultura.

Dentre os mais conhecidos e famosos podemos dar destaque para estes: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Chardonnay e Sauvignon Blanc. O esporte também tem uma característica muito pessoal, ainda mais quando falamos do mais praticado no Chile, o “Rodeo”. Este esporte conta com dois cavaleiros e dois cavalos que tentam a todo custo parar um touro. Para entender melhor a cultura chinela só vendo algumas fotos, como estas que separamos especialmente para você:


Categoria(s) do artigo:
Américas
1.535
http://www.prosperaweb.com.br/

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esse site é uma merda ñ tem nada q eu pesquisei vcs são uns incopententes tá! vão faze direito até minha parede faz melhor q isso!!!!!!!!!!!

    Beatriz 2 de julho de 2011 18:12 Responder
  • VSF, MEU NOME É MARCELO VASCONCELOS, MORRI A 10 ANOS, E AGORA MORO JUNTO COM O CAPETA, DORMIMOS NA MESMA CAMA, SE VOCE NÃO ACEITAR ESSE DEPOIMENTO TE LEVAREI JUNTO PRO INFERNO COM O CAPETA

    marcelo VASCONCELOS 13 de outubro de 2011 15:27 Responder
  • ba mas q porcaria esse site e uma bosta nao tem nada doque eu procuro

    millena 28 de julho de 2012 15:00 Responder
  • gostei muito desse saite pois fala muito bem da cultura do chile,e me ajudou muito.

    erica 31 de agosto de 2012 19:24 Responder
  • OI GENTE! DE FATO O SITE NÃO TEM MUITO COTEÚDO DOQUE PROCURAMOS,MAS PODE MELHORAR BASTANTE…CHINGAR AS PESSOAS NA NET É FEIO E FALTA DE RESPEITO…PAZZZZ,PARA O BRASIL

    MIRIANG3 28 de setembro de 2012 18:43 Responder
  • oi eu gostei muito desse saite por que nele eu achei tudo o q eu queria mesmo si eu nao achasse o q eu tava preucurando eu nao iria chingar nada pofr que si eu nao acho as outras pessoas acham eu amei esse site é muito bom mim ajudou muito

    elisangela 11 de abril de 2013 11:35 Responder
  • bom gente este site não me ajudo nada ;mas tipo tenho educação ne ,ou seja, não vou sair xingando ninguém por isso.obrigada a todos mesmo assim…

    deora 24 de junho de 2013 23:26 Responder
  • apesar do site não ser muito

    ele ter pouca coisa me ajudou

    muito com o trabalho de escola

    e agente conhece um

    puco mais dessa cultura

    mykaelen da rocha 12 de novembro de 2013 23:51 Responder
  • é uma merda

    priscila roberta 29 de abril de 2014 23:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *