Na eleição de 2014, o candidato Francisco Everaldo Oliveira Silva, conhecido como “Tiririca”, repetiu a votação expressiva que o elegeu no primeiro mandato. Tiririca foi o quarto candidato mais votado nas cidades de Bragança, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté, em Jacareí, ficou com a sexta colocação como o mais votado. Ao todo, foram 1.016.796 votos que elegeram Tiririca deputado federal pela segunda vez, o classificando como o segundo mais votado do estado de São Paulo.
Análise da Votação de Tiririca em 2014
Fazendo a análise da proporção dos votos válidos, de todas as cidades que foram verificados e comparados os do candidato Tiririca com os demais candidatos, Taubaté foi a cidade onde ele teve melhor desempenho nas urnas. Do total de votos que Tiririca ganhou para se eleger mais uma vez como deputado federal, 5,58% foram de Taubaté, o que significa, em votos válidos, 7.774 eleitores.
De números totais, em São José dos Campos, o deputado federal recebeu 13.551 votos, ressaltando que a cidade do interior de São Paulo, é o maior colégio eleitoral do estado. Dos votos válidos, foram 4.687 de Jacareí, ficando na cidade, em sexto lugar dos mais votados e na capital, Tiririca só ficou atrás de Celso Russomano, que obteve 1,5 milhão de votos.
A votação de Russomano, assim como a de Tiririca era esperada pelos seus respectivos partidos. Os candidatos bem votados em São Paulo, conseguiram votos para si e para outros candidatos da legenda.
Tiririca Sobre os Votos Que Recebeu
Tiririca também comentou a sua boa performance no Twitter. Na rede social ele fez uma comparação com a eleição de 2010, quando também recebeu uma quantidade de votos expressiva. Para ele, quem o escolheu para deputado federal estava dando um voto de protesto. Já em 2014, os votos, segundo o deputado federal, fora conscientes, dizendo que “eu fiz valer o voto”. Para Tiririca, os votos em 2014 foram um sinal de que ele se saiu bem no Congresso Nacional.
O deputado federal celebridade considera a sua primeira legislatura como digna de repetir o voto. Porém, ele não conseguiu durante os 4 anos aprovar nenhum dos seus projetos, todos eles voltados para a classe artista, com ênfase, naquela do circo.
Qual a Análise Fazem os Cientistas Políticos?
A votação expressiva recebida por Tiririca em 2010, pegou muita gente de surpresa e a sua reeleição não tanto. Os cientistas políticos concordam com a avaliação “feita” pelo deputado federal sobre a sua eleição, “são votos de protesto”, dizem. Ao mesmo tempo que os cientistas políticos ressaltam que Tiririca não mereceu os votos que teve se consideramos a campanha eleitoral que ele levou para televisão. Segundo eles, o candidato celebridade apostou no “descrédito político”, o que caracteriza falta de decoro parlamentar antes mesmo de ser eleito.
Para os cientistas políticos entrevistados para analisar a eleição de Tiririca, o voto protesto foi feito sem nenhum tipo de análise do contexto político. Eles destacam o “perigo”que pessoas não qualificadas representam no cenário político. Pois na verdade, são facilmente manipuladas por políticos mais experientes, provavelmente aqueles que quem votou no Tiririca estava protestando contra.
O estado de São Paulo tinha mais de 50 candidatos cadastrados buscando uma das vagas da região para deputado federal, desses, foram eleitos, Flavinho, um cantor missionário da igreja Canção Nova e Eduardo Cury, do PSDB, que já foi prefeito de São José. Também tiveram boa votação , mas não se elegeram, Amélia Naomi, que foi presidente da Câmara de São José e Pollyana Gama, que era vereadora da prefeitura de Taubaté.
Tiririca é Um Deputado Presente, Porém Pouco Atuante
Desde que assumiu pela primeira vez a cadeira como deputado federal, os olhos se voltaram para ele. Todo mundo queria saber como Tiririca se comportaria no Congresso Nacional.
Criticado desde de quando se candidatou, Tiririca mostrou-se um deputado federal assíduo, porém, quando o assunto é fazer alguma coisa, o resultado não é dos melhores.
Em 2010, Tiririca usou o slogan “pior que tá não fica” e assim venceu com uma quantidade de votos expressiva. Venceu e não no que diz respeito a participar das votações no Congresso, cumpriu com o seu papel. Desde do início do mandato, o deputado federal celebridade não faltou uma sessão. Porém, os projetos que ele apresentou não foram bem-sucedidos, e analistas políticos afirmam que um dos motivos do insucesso é a falta de relevância dos mesmos.
Outro positivo para o primeiro mandato como deputado federal de Tiririca é que ele gastou muito menos que os demais deputados das verbas parlamentares.
Campanha Polêmica Para o Segundo Mandato
Mesmo na posição de um deputado federal em busca da releição, Tiririca “vestiu-se” novamente de palhaço e foi fazer a sua campanha em 2014. Porém, a propaganda gerou muita polêmica, fazendo com que o TRE, Tribunal Regional Eleitoral, a suspendesse. Porém, o TRE voltou atrás e permitiu que Tiririca continuasse com a propaganda, que também estava disponível no Youtube.
Com tom mais de deboche do que tentando mostrar o que havia feito em 4 anos de mandato foi assim que Tiririca conseguiu se eleger mais uma vez.
Celebridades Entre os Candidatos Passou a Ser Comum Nas Eleições
O número de celebridades concorrendo a um cargo público político no Brasil vem subindo a cada eleição. São ex-BBBs, modelos, humoristas, ex-jogadores de futebol ou outros atletas e até mesmo cantores e atores na lista de candidatos.
Nem todos repetem o resultado de Tiririca que conseguiu se eleger duas vezes.
Uma das celebridades que vem conseguindo cada dia mais se reafirmar na política é o ex-jogador de futebol Romário, que em 2014, ocupou uma cadeira do Senado, desbancando nomes antigos e fortes da política nacional.
A Fraca Atuação de Tiririca
Se Tiririca achou que não faltando as votações no Congresso seria poupado de críticas, duras como foram quando ele se elegeu pela primeira, estava enganado. O fato da sua presença não fez com que especialistas notassem o fato de que ele não fez praticamente nada. Na verdade, dizem os especialistas, o “mérito do Tiririca” foi não ter sido um total desastre como era esperado.
Eles destacam o fato do deputado federal celebridade não conseguir sequer participar de um debate, colocar as suas opiniões. Outra crítica em relação a sua atuação no Congresso é a sua falta de comunicação com o público.
O Tiririca
Tenho acompanhado pela TV os comentários do Ministério Público em relação à eleição do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca. O que impressiona, porém, é que todo esse movimento só teve início graças a uma denúncia publicada na revista “Época”. Não quero aqui entrar no mérito sobre a questão se o ator ser ou não analfabeto, mas considerar, junto com você, algumas questões dentro do tema política.
Aliás, nessa atual situação política brasileira onde “políticos que se dizem sérios” fazem o povo de palhaço e da nossa república uma palhaçada, quem sabe um verdadeiro palhaço não leve o povo a sério e melhore nossa política?
O que me impressiona é o fato de como os valores estão invertidos em nosso país. Chego a pensar se pessoas verdadeiramente de boa índole conseguem se manter entre políticos. Encontramos nesse meio ladrões, assassinos, terroristas, estelionatários, e todo tipo de maus elementos mas quando alguém simples – pode até ser analfabeto – ganha de modo assombroso uma eleição, já aparece alguém cheio de boas intenções para tentar frustrar a posse do eleito.
Fernando Collor aplicou o golpe no país inteiro, confiscou o dinheiro de toda a população… Foi preso? Nada disso! Está lá no plenário novamente! Afinal de contas, em tamanha sátira que é nosso país, nada mais natural do que termos um candidato palhaço, para representar o povo brasileiro que tem sido feito de palhaço.
Por Carlos Alberto Bächtold