O Brasil é rico em sua diversidade. Cada região brasileira tem as suas características, cada estado, suas particularidades. Muitas dessas diferenças se devem ao fato da colonização e não poderia ser diferente no estado do Rio Grande do Sul. Um dos estados mais ricos culturalmente falando quando o assunto é diversidade.
A cultura do Rio Grande do Sul teve duas influências fortes, que podemos considerá-las principais responsáveis: a primeira é dos povos que estavam na região antes da chegada dos exploradores, os índios que viviam no pampa e a segunda é da colonização dos povos europeus que passaram por lá. Uma mistura de colonização portuguesa, espanhola e mestiços chegados de outras regiões do Brasil, africanos e bandeirantes.
A primeira mistura na região foi a de indígenas com portugueses e que foi denominado como gaúcho, isso aconteceu até o século XIX. Daí em diante, a cultura do Rio Grande do Sul foi agregando novos elementos quando a chegada dos europeus, a maior parte alemães, seguido em quantidade, de italianos e eslavos, judeus e libaneses, os últimos três, em menor quantidade, não muito expressiva, mas que deixaram suas marcas.
Influência dos Índios na Cultura do Rio Grande do Sul
O que os índios deixaram de herança para o povo desse estado brasileiro foi principalmente a vida no campo e a criação de gado. Os gaúchos ainda sofreram influências dos “vizinhos”. Com fronteira com Uruguai e Argentina, o povo da região ainda “ganhou” um pouco da cultura dos vizinhos próximos.
Os que podemos chamar de primeiro s gaúchos eram semi-nômades e era uma sociedade cuja principal atividade era a pecuária, herança aprendida com os índios. O tempo foi passando e foram sendo criadas fazendas de gado e se observou nos pampas muitas estâncias estabelecidas.
Depois vieram os gaúchos mestiços, que eram pouco índio, pouco espanhol ou português e ainda africanos. A mistura se refletiu nos hábitos, na cultura. Da parte dos índios, das tribos dos charruas e dos guaranis.
No século XIX o Rio Grande do Sul era um dos estados com um grande número de negros no Brasil, perdendo somente para Rio, São Paulo e Minas.
Quando os escravos não podiam mais ser importados, isso a partir de 1850, se observou uma grande mudança na demografia do estado, até porque, na mesma época, um número maior de imigrantes começou a chegar.
No Rio Grande do Sul, o governo incentivava a chegada a imigração com o objetivo de enfraquecer a Revolução Farroupilha e ajudar a “embranquecer” o Brasil, um “projeto” da elite de Portugal, que tinha o poder nas mãos a partir de 1808. O interesse dos portugueses de deixar a população mais branca era o mesmo da elite branca do Rio Grande do Sul.
Escravos Substituídos Pelos Imigrantes Europeus
Aos poucos os escravos foram sendo trocados pela mão-de-obra dos imigrantes europeus e sendo mandados para outras províncias do Brasil. Memo assim, a cultura dos negros ficou no Estado e pode ser observada fortemente na região metropolitana da cidade de Porto Alegre.
Com a “saída” dos escravos, chegam os alemães, que ficam ao longo do rio dos Sinos, isso aconteceu em 1824. A sociedade deles era baseada na agricultura e até o ano de 1850, eles foram se tornando donos de terras no Rio Grande do Sul sem nenhum tipo de problema. Porém, depois desse período, essa prática foi proibida e os alemães tiveram que buscar outras partes do estado para se estabelecerem. Dessa forma, a influência alemã na cultura do Rio Grande do Sul acabou se espalhando por todo estado.
Já os italianos colonizaram e deixaram os seus costumes nas serras do Rio Grande do Sul. Mais ou menos em torno de 1875 e um dos principais hábitos trazidos pelos italianos foi a vinicultura.
Heranças da Colonização
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui faculdades que estão entre as melhores do Brasil, são elas: PUC do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul, essas duas localizadas em Porto Alegre; a Universidade Federal de Pelotas; a Universidade Federal de Santa Maria; a Universidade Vale do Rio dos Sinos (privada) e a Universidade de Caxias do Sul (privada).
Para Conhecer Melhor A Cultura Do Estado
Para saber mais sobre a cultura do gaúcho você pode visitar:
-
Instituto Histórico do Rio Grande do Sul
-
Academia Rio-Grandense de Letras
-
Associação de Imprensa que fica em Porto Alegre
-
Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
Também vale visitar algumas bibliotecas, como: a Biblioteca Estadual (pública), Biblioteca do Exército, a Biblioteca da Bolsa de Valores, entre outras.
Rio Grande Do Sul, Suas Histórias, Museus
Você também pode visitar um dos musesu do estado. Aliás, Rio Grande do Sul é o estado que tem o maior número de museus no nosso país. São ao todo 66 espalhados em todo o estado. Porém, se não tiver muito tempo, anote os mais importantes:
-
Júlio de Castilhos
-
Museus de Arte do Rio Grande do Sul
-
Museu de Armas General Osório
-
Museu do Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Lealdade (ótimo lugar para ver trajes e produtos típicos do estado) – localizado em Caxias do Sul
-
Museu Histórico de Pelotas
-
Museu Oceanográfico de Rio Grande
-
Museu Farroupilha – localizado em Triunfo
Semana Farroupilha: Uma Grande Festa do Estado
Um dos principais eventos do estado do Rio Grande do Sul é a Semana Farroupilha. Uma festa da cultura gaúcha imperdível. A comemoração acontece no mês de setembro, entre os dias 14 e 20. Nestes dias, moradores e turistas podem ver várias homenagens que são feitas para os líderes da Revolução Farroupilha.
É uma festa feita para lembrar da Revolução Farroupilha, aquela que foi a mais longa da história do nosso país. Fora quase 10 anos, que os guerrilheiros lutavam por liberdade, igualdade e humanidade.
Durante uma semana de festa os gaúchos saem as ruas para comemorar e a principal bebida é o chimarrão. O evento é feito com shows e desfiles, em que a roupa típica gaúcha é o traje oficial, as mulheres com vestido de prenda e os homens com a bombacha, guaiaca, chapéu, lenço.
O Rio Grande do Sul, para quem não conhece é um estado brasileiro que fica localizado no extremo sul de nosso pais, um lugar repleto de coisas curiosas, como por exemplo, a sua própria cultura. Muitas etnias já passaram e fizeram parte da historia dos gaúchos, como os milicianos, os portugueses, espanhóis, imigrantes alemães e italianos, comunidades judaicas e até escravos africanos.
A arquitetura do RS é uma grande fonte de cultura e história para toda região, composta de igrejas, fortes, teatros, catedrais e até mesmo ruínas de obras muito importantes para o estado. Na culinária o destaque total e especial vai para o churrasco, uma especialidade gaucha que muitos no mundo inteiro invejam. O chimarrão também é uma bebida característica do sul e não pode ser esquecido em uma eventual visita, assim como o vinho. A seguir algumas fotos ilustrando melhor como é a cultura do Rio Grande do Sul.
Sul Do Brasil Cultura
Quando falamos da região Sul do Brasil podemos citar os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Composta por uma grande diversidade cultura, suas maiores influencias vieram dos imigrantes europeus. Algumas características culturais desses estados são:
Rio Grande Do Sul:
- Chimarrão.
- Lenço.
- Bombacha.
Paraná:
- Chimarrão.
- Festa da Cerejeira.
- Festa do Divino.
Santa Catarina:
- Boi-de-mamão.
- Festa da Cerejeira.
- Festa do Divino.
Dentre as culturas de outros país, a do Rio Grande Do Sul é a das mais ricas e fortes.
Cultura Gaúcha
A cultura gaúcha é conhecida pelo mundo todo, caracterizada bastante por suas vestes, pelo hábito de tomar chimarrão e também pela sua culinária rica. O churrasco, o gado e a terra também são ótimo exemplo da cultura gaúcha.
Se você pretende fazer uma visita ao Rio Grande do Sul, prepare para conhecer as suas regiões onde são comum o baile gaúcho, o festival de músicas nativistas, rodeios e o tiro de laço.
O folclore também é uma tradição bem forte na cultura gaúcha.
nossa me ajudou bastante
a cultuda chaucha e a coisa mais importante sao o chumarao e o churasco no palitinho e tambem para quem nao conhece a cidade a importancia para os chaucho ou chaucha e muinta por que ele se dedicam au que eles tem
cara eu to fasendo um trabaçho e esse site me ajudo mais so um pokoooo
Com esse site aprendi que a cultura gaúcha, é uma das culturas mais “diferentes” e mais interessantes que existe no pais, pois trás consigo aspectos de outros “povos” para engrandecer a cultura brasileira.
eu achei esse site bem interessante e
tbm bm maneirraa irado é essa págine
esse siite é bem interessante
eu precisava de exemplos, to fazendo um trabalho pra minha prima, ela precisa fazer um stand sobre a cultura do rio grande do sul!!!!
msm assim obrigada…bjsss
ta fazendo trabalho pra jeniffer!!
sou gaucha e isso nao ´é nada !!!
Nossa Me Ajdou Bastante No Meu Trabalho !!!
Nossa me ajudou ++++ não muito mas gotei pois tirei 8,0 em meu trabalho!!! 🙂
SAPATÃO
Cara eu to fasendo um trabalho e esse site me ajudou muito msm!!!
eu gostei muito desse saite
adorei tamdem esse saite acho que ele vai me ajudar em um trabalho de portugues tchau
é site sua idiota
O se liga só,como será que vai sair o ”trabalho da Andressa” ? De >portugues< se uma única palavra já sai assim,imagina o resto !!! Que horror… É uma POHA LOKA mesmo… Significado de POHA LOKA = merd*..
achei esse site e mim interessei estou fazendo trabalho de religião por acaso e muita sorte achei esse site!!!
<3 <3 <3 valeu apena achar esse site!!!!uhuuuuuuuu
A maioria das pessoas que deixaram seus comentarios aqui, escreveram muitas coisas erradas.
Verifiquem o que escreveram antes de postar.
VAI TOMA NO CUUUUUUUUUUUU
VAI SI FUDEEEEEEEEE
SEU VIADOOOOOOOO
amo de mais o rio grande do sul muito bom
lá é d+
a me ajudou no trabalho de geografia
Gostei, vamos ver se vai me ajudar amanhã na apresentação.
Facebook : leo_osimbativeis@hotmail.com
gostei bastante
me ajudou notrabalho de historia
me ajudou no trabalho de historia
Olha eu adoreii esse site me ajudou bastante muitoo bom…XD…>.<
vao se fuder que site lixo! bando de filho da PUTA
eu achei desse site muito enteressante porque fala de muitas coisas e me ajudou ne meo trabalho de historia
TIREI 10 NO TRABALHO COM ESSA PESQUISA
COM ESSA NOTA PASSAI DIRETO NESSE BIMESTRE
Este site me ajudou muito em uym trabalho…
cara me ajudou muito nos meus trabalhos escolares ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥☺☻♥♦♣♠•◘○◙♂♀♪
Muito obrigado por existir esse site, me ajudou o necessário que precisa, já que sou gaúcha não precisei “pesquisar bastante” pois já conheço bem a nossa cultura. Mas mesmo assim muito obrigado.
verdade amiga me ajudou muito ganhei 10 no trabalho de geografia que tive semana passada, mas eu não sou do sul ,sim sou carioca do rio. mesmo asim esse saite é muinto bom mesmo adorei. Parabems
muito bom esse site, descrevem a verdadeira história do sul. Um lugar tão bom que morei há 10 anos, mas hoje não tive a grande oportunidade de voltar pois casei com um catarinense e resolvemos ficar por aqui mesmo rsrs mas quem sabe outro dia estaremos ai de novo com os gaúchos! Valeu!