Crise Política Na Venezuela Resumo

O país vizinho, a Venezuela, vive uma crise política que chama a atenção de todas as partes do mundo. Já vem de alguns anos as diversas crises e situações que o país tem vivenciado e gerado indignação devido as condições políticas e sociais que só se tornam precárias cada vez mais precisando de intervenção internacional para buscar a situação caótica que o país passa. O país vive uma situação de miséria, hiperinflação que se intensifica com as mudanças políticas nacionais e internacionais.

Conflito Político

Uma das situações políticas que intensifica a crise da Venezuela é a briga por poder. Em janeiro Juan Guaidó se declara presidente do país e esse recebe apoio de diversos países como Estados Unidos, Brasil dentre outros mais de 50 países, mas outros países como México, China Rússia, Irã declaram apoio ao seu opositor, Maduro.

Devido essa briga de apoio político uma  das potências mundiais, Estados Unidos, declara que não descarta a possibilidade de realizar uma intervenção militar no país.

Devido ao extremo caos e miséria que o país vivencia o Organização das Nações Unidas pediu dialogo entre Maduro e outros representantes dos países, mas não foi aceito.

Para piorar a situação do país Maduro manda fechar as fronteiras, por onde estava chegando ajuda humanitária gerando conflitos entre os militares dessas áreas e os manifestantes do país.

Reação Da População

Faz anos que os venezuelanos vem passando por essa crise política e econômica. Estima que a maior parte da população tenha perdida um número significativo de peso e a fome e miséria vivenciada faz com que as ruas fiquem vazia assim que escurece. Em busca de melhor condição de vida muitas pessoas resolveram sair de seus países e tem se direcionado para países vizinhos. Acredita que mais de três milhões de pessoas já tenham se retirado do país em direção a outros países da América do Sul, América Central e até países europeus.

População Venezuelana na Rua Protestando

População Venezuelana na Rua Protestando

Motivos Da Crise Na Venezuela

Um dos motivos para o caos vivenciado na Venezuela é devido a crise do Petróleo. O país é um dos locais de maior reserva e durante vários anos a base de sua economia era devido a exportação de petróleo. Com o dinheiro do petróleo o governo conseguiu realizar diversos programas sociais. Há alguns anos o preço da exportação do petróleo sofreu queda devido Irã e Arábia Saudita, que também produzem petróleo, se negarem a assinar acordo para reduzir produção. Outro ponto que também cooperaram para essa crise foi a desaceleração da economia chinesa e o aumento da produção de óleo e gás nos Estados Unidos.

Dependência Das Importações

Nunca houve a preocupação em desenvolver outro mercado no país, pois o foco era único no petróleo. Assim a agricultura e a indústria não se desenvolveram e ficaram dependentes da importação de todos os itens básicos como alimentos, medicamentos, peças para carros. Mas como o país estava com menos dinheiro por estar exportando quantidade menor de petróleo e mais barato, ficou insustentável manter as importações e o país passou a vivenciar carência extrema de diversos itens comuns.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Américas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *