O Uruguai é um país que está localizado na América do Sul e é uma das nações vizinhas do Brasil, além do nosso país o Uruguai está ao lado também da Argentina, apesar da maior parte dessa fronteira se dar através de rios e outros estuários, a fronteira terrestre mesmo desse país é com o Brasil, ao leste encontra-se o Oceano Atlântico.
O Uruguai é um dos menores países do continente, a sua população total não passa dos 4 milhões de habitantes, sendo que desses praticamente a metade vive na área da capital do país que é a região metropolitana de Montevidéu. O Uruguai assim como os outros países da América teve uma colonização europeia que foi muito forte, que foi muito intensa e que reprimiu grande parte dos povos indígenas da região.
Geografia do Uruguai
Inicialmente a região foi “descoberta” por espanhóis, mas acabou se tornando parte do império português, depois por meio de um tratado passou a pertencer aos espanhóis novamente, mas durante todo esses dois primeiros séculos coloniais, principalmente nos séculos XVI e XVII, os dois impérios disputaram constantemente o poder sobre toda a região do rio da prata e sobre toda a área do Uruguai.
Por fim, houve também uma tentativa de invasão por parte do império britânico, o qual em seu tratado com Napoleão tinha como objetivo expandir os domínios do Reino Unido e da França, inclusive naquela época no inicio do século XIX, os conflitos que envolviam essas questões ficaram conhecidos como guerras napoleônicas. Por um tempo o Reino Unido conseguiu ganhar o controle do país e inclusive Montevidéu ficou ocupada durante 7 meses praticamente no ano de 1807.
É importante frisar que Uruguai como país só veio surgir depois de todos esses acontecimentos, porque na época da colonização a região era tratada como uma espécie de extensão da Argentina, tanto que Montevidéu e Buenos Aires eram considerados pertencentes e um mesmo território, um mesmo povo.
A questão é que a população que vive onde hoje é o Uruguai queria mais, queria se tornar independente da colonização, independente de Buenos Aires e independente de quaisquer influencias externas que pudessem vir a receber, isso deu início a um período de revoltas e conflitos que durou praticamente ao longo do século XIX. Primeiramente houve uma revolução contra a influencia espanhola e sua colonização na região, os “uruguaios” foram vencedores, isso em 1811.
Em 1813 veio um outro conflito que era principalmente em relação a região de Artigas que na época pertencia a Buenos Aires e Montevidéu, era preciso definir a quem iria fazer parte essas terras, após muitas reuniões essa região passou a declarar que estava com Montevidéu, isso fez com que essa cidade fosse sitiada por um período, no final algumas partes de Artigas hoje fazem parte da Argentina e outras do Uruguai. Em 1816 foi a vez dos portugueses tentarem invadir a região, os portugueses que vinham do Brasil e eles anexaram uma parte do país ao Brasil, a parte equivalente à Cisplatina.
Após o Brasil se tornar independente em 1822, já em 1825 os uruguaios também assim se declararam, nessa questão eles tiveram o apoio do que hoje é a Argentina, isso fez com que acontecesse a guerra da cisplatina entre os brasileiros, principalmente os rio-grandenses e os uruguaios, ela durou 500 dias e não tiveram vitoriosos, apenas perdas para os dois lados.
O Uruguai finalmente ganhou esse nome e o status de país e Estado independente no ano de 1828 e foi através de uma mediação do Reino Unido que promoveu um tratado e acordos para que isso acontecesse. Ele ganhou o nome de Tratado de Montevidéu e foi acordado por todas as partes envolvidas, isso fez com que o Uruguai se tornasse o que conhecemos hoje em tamanho de território, população e cultura.
A sua primeira constituição foi ratificada já no ano de 1830, muitas outras questões políticas já aconteceram no país desde então e que poderiam ser discutidas em um outro momento, mas o mais importante é frisar que na atualidade o Uruguai é um dos países que possuem os melhores índices de qualidade de vida de toda a América.
Sendo ele em primeiro lugar em muitas coisas na América do Sul e América Latina como um todo, como o país com menos corrupção política, foi o primeiro país da região a permitir a união e a adoção por casais homoafetivos, é um país pioneiro em muitas das questões dos direitos civis e da democratização das nações, o divórcio por lá é permitido e descriminalizado desde o ano de 1932, o cultivo, o consumo e também a venda da planta cannabis é permitido por lá desde que seja dentro dos tramites da legislação vigente, o Uruguai foi o primeiro no mundo inteiro a ser mais brando em relação á cannabis e por esse motivo o país no ano de 2013 foi eleito por uma importante revista britânica, a The Economist com o título de país do ano.
Clima
O clima no Uruguai é temperado, todo o território do país está localizado dentro dessa faixa de classificação climática. O clima temperado que se vê por lá tem poucas variações ao longo do seu território, que inclusive não é muito grande assim para que se tenham mudanças de clima tão bruscas.
As temperaturas ao longo de todo o Uruguai são amenas, não chegando muito a atingir valores muito altos dentro da escala de temperatura Celsius, mas pode atingir valores mais baixos com certa facilidade, fazendo com que os invernos sejam mais frios do que na maioria das regiões do Brasil. O país conta ainda com um padrão de alta umidade e de neblina mais constante, isso está muito relacionado á abundancia de água no seu território.
O mês que normalmente conta com maiores níveis de precipitação (chuvas) é o mês de outubro, no entanto, as chuvas podem ocorrer em qualquer época do ano, quando elas chegam normalmente passam por todo o Uruguai, até por causa das condições do relevo por lá, que contam com poucas elevações e montanhas. No geral a chuva é distribuída ao longo do ano de maneira mais igualitária.
Apesar de não ter temperaturas tão baixas, em comparação com as médias de temperatura brasileiras o clima por lá pode ser considerado frio, Montevidéu por exemplo, que é a capital tem valores médios de temperaturas que ficam entre os 22° Celsius e os 15° Celsius, considerando respectivamente verão e inverno, mais ao Norte próximo à divisa com o Rio Grande do Sul os valores podem se elevar em 2 ou 3 graus mais ou menos.
Hidrografia
Apesar do Uruguai ser um país pequeno, a sua rede hidrográfica é bem extensa, principalmente quando se leva em consideração a sua proporção em relação ao tamanho do país. A sua rede fluvial tem como um dos principais cursos d’água o Rio Uruguai, que recebe como afluente muitos outros rios que passam por dentro ou por fora do país, entre eles está o Rio Quaraí, o Rio Arapey, o Rio Qugay, o Rio Negro, etc., a sua navegação é principalmente de veículos de pequeno porte.
O Rio Negro por sua vez é o maior do país em tamanho, ele recebe como afluente tanto o rio Yí, quanto o rio Tacuarembó. O Rio da Prata cria o estuário da Prata que é uma região muito importante para a história do próprio Uruguai e também da Argentina, muitos outros rios desembocam nesse estuário que desemboca no mar, ele é o local de divisa entre os dois países.
Relevo
O relevo desse país é composto principalmente pelas áreas mais retas e sem morros, principalmente pelos planaltos e pelas planícies, as suas elevações de relevo são muito pequenas e dificilmente se constituem como morros ou algo do tipo, sendo que a altura não passa dos seus 300 metros em relação ao nível do mar salvo raras excessoes. O Uruguai está localizado no que é conhecido como Zona de Transição, entre os pampas argentinos e o planalto brasileiro. O ponto mais alto do país é de 514 metros e recebe o nome de Cerro Catedral.