Origem Do Halloween

Origem do Halloween

O halloween é hoje uma festa muito tradicional na cultura Ocidental do planeta, principalmente no Estados Unidos da América e países próximos como o Canadá. Para que possamos ter uma base de comparação, poderíamos dizer que o Halloween talvez equivalesse para eles, tal como o carnaval significa e representa para os brasileiros. É claro que não são todos os brasileiros que gostam de carnaval, assim como também por lá, em terras estadunidenses não são todos os americanos que gostam tão fervorosamente dessa festa.

A comparação ainda vai mais além, já que o carnaval brasileiro é conhecido em muitos lugares como tendo bailes e festinhas de fantasias, onde as pessoas realmente colocam pra fora os seus medos, dissolvem as suas preocupações, brincam e se divertem calorosamente celebrando o carnaval, apesar de que o Halloween não tem o fator calor humano tão grande, as pessoas gostam muito de se fantasiar e quanto mais louca a fantasia melhor, muita gente inclusive opta por fantasias estranhas, medonhas e diferentes, mas todas cheias de incrementarão e detalhes, o ponto é que o americano também aproveita essa data para pôr pra fora a sua criança interior, para brincar, se divertir e confraternizar.

Se falamos de Halloween americano não podemos também nos esquecer de falar sobre algumas tradições que cercam essa que é uma das maiores tradições da América do Norte. Uma é o fato de que as pessoas e principalmente as crianças passam por todas as casas pedindo doces, etc., e em todas as casas praticamente as crianças ganham coisas. Aqui no Brasil como Halloween não é tão forte assim, apesar dele ser celebrado sim, mas de maneira mais fraca, não são em todas as casas que as crianças podem bater, porque muita gente sequer sabe quando é o Halloween, agora nos Estados Unidos, as pessoas compram pacotes e pacotes de doces para distribuir entre as crianças que vão passando de porta em porta.

Podemos também traduzir de uma certa forma o Halloween em Dia das bruxas, na nossa forma abrasileirada, porém ainda no Brasil muitas pessoas vêm usando cada vez mais ano após ano esse termo Halloween. A data de comemoração desta festa na sociedade moderna é dia 30/10 todos os anos, mas nem sempre foi assim e nem sempre o termo Halloween foi usado, afinal apesar desse dia ser aceito em massa pela sociedade dos Estados Unidos e no Brasil também, as suas origens estão ligadas, no entanto, com a cultura pagã.

Origem

Foto Ilustrativa do Halloween

Foto Ilustrativa do Halloween

Quando falamos na origem do Halloween podemos falar também no termo Samhain, se você nunca ouviu falar dessa palavra aguarde que vamos explicar o que ela quer dizer e porque a história dela é a própria história do Halloween. O Samhain é basicamente um nome de uma festividade da colheita e que marca o final do verão, meio de outono, ou ponto é que essa tradição vem a partir das sociedades celtas, principalmente aquelas que viveram na Irlanda, na Escócia e na Ilhas de man. Lembrando que na verdade não se sabe exatamente qual foi a origem da festividade do Halloween, mas tudo aponta para que tenha sido exatamente da maneira que se descreve, apesar de que em alguns lugares, uma parte de cultura mais latinas foram influenciando os rumos da comemoração e celebração, até que se tornasse tudo uma coisa só e o Halloween se tornasse a festa grande e famosa que é hoje.

Antes que possamos escrever mais alguma coisa, não podemos nos esquecer da influência da cultura latina e sul americana sobre tantas coisas, principalmente coisas enraizadas já na cultura americana tal como justamente o Halloween, uma vez que quando se fala sobre a cultura celta se está falando sobre a festa, sobre a festividade, sobre as danças, sobre as comemorações e tradições, no entanto a fusão com a cultura latina foi fundamental para dar o tom de suspense e drama à festa, já que por exemplo no México existe a festa dos fantasmas, tal como em muitos países latinos como o Brasil se tem também a o dia de finados e de todos os santos.

Podemos então dizer que, portanto, o consenso mais aceito por historiadores é que sim o Halloween tem as suas origens nas tradições dos povos celtas, onde sofreu influência e modificações de acordo com as tradições também dos ingleses e outros povos que viviam na região do Reino Unido, mas com o advento do período das grandes navegações e o intercâmbio de coisas, de informações, doenças dos colonizadores e colonizados e de suas festas e tradições, pouco a pouco as coisas foram se juntando, foram mudando, foram variando, até que posteriormente essa festa já muito sob influência das tradições latinas, chegou nos Estados Unidos, onde ficou muito forte.

Hoje o Halloween é uma das datas mais importantes do país norte americano, que provavelmente se equipara a importância que eles dão, por exemplo, ao feriado e comemoração de ação de graças e ao feriado de 4 de julho, o famoso feriado da independência, quando os americanos tentam mostrar que são patriotas fazendo tudo que não fizeram o ano todo, além de criarem festas temáticas em todos os cantos do país. Provavelmente é possível dizer que o americano “comum” gosta mais do Halloween do que da pascoa e do natal. Isso pode já ser considerado um fato. Vemos então que a origem das festividades do Halloween está lá atrás na história e no tempo e que é preciso que se faça e produza um estudo mais afundo se quiser saber todos os detalhes sobre a tradição nos estados unidos, você não pode ter conhecido a festa recentemente, mas saiba que por lá já é mais do que certeiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *