Você já deve ter ouvido aquela a história de como Deus criou a terra, a história contada em Gênesis 1 da bíblia mostra como em sete dias o criador fez surgir a terra. Se você nunca ouviu vamos resumir aqui a forma que os cristãos acreditam que se fez o universo.
No inicio era tudo escuridão, e deus disse “que haja luz”, e a luz surgiu, essa foi a primeira criação de Deus no universo e ele definiu a parte da escuridão como noite, e a parte com luz como dia. No seu segundo dia, Deus criou o céu e toda a atmosfera, onde no céu iria acontecer a separação da água em estado líquido, que ficava na superfície da terra, e estado gasoso que ficava nas nuvens, assim ele criou o ciclo da água. No terceiro dia, Deus criou a terra seca, as águas cobriam toda a terra, então ele mandou que elas recuassem e ficassem algumas partes de terra, assim ele criou a divisão de terra e mar, nesse mesmo dia ele criou a vegetação, todos os tipos de plantas, árvores, surgiram, e elas tinham a capacidade de se reproduzirem por meio de sementes. No quarto dia Deus criou os corpos celestes, o cosmo, ele encheu o espaço com estrelas e criou a maior estrelas de todas, o sol, posicionado a uma distância nem muito próxima e nem muito longe da terra, o sol iluminaria o dia, ele também criou a lua, que iluminaria a noite, nesse dia ele criou a forma que seria dividido os dias, meses e anos. No quinto dia ele criou os animais aquáticos e as aves, ele encheu os mares com as mais variadas espécies de peixes, e os ares com os mais diversos tipos de pássaros, Deus criou a reprodução e eles encheram o mundo com seus descendentes. No sexto dia Deus criou os animais terrestre, também os deu a capacidade de reprodução e eles se reproduziram, depois Deus tomou uma decisão, criar uma criatura especial, a sua imagem e semelhança, que possuísse uma inteligencia diferenciada e dessa forma pudesse comandar todas as outras espécies, ele abençoou como homem e mulher e lhes deu capacidade reprodutiva. No sétimo dia Deus descansou e declarou esse dia um dia de descanso.
Essa é a história contada na bíblia, alguns a consideram apenas uma metáfora, verdade ou não o que podemos perceber pela história contada é que tudo foi planejado para funcionar da maneira que funciona. Mas e hoje, o que a ciência aponta em relação a essa história, e mais, o que a ciência diz sobre possíveis indícios da existência do criador? É o que veremos abaixo.
Em Romanos 1:20 é dito ““Pois as . . . qualidades invisíveis [de Deus] são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade.” e em meados do século dezenove, o biólogo britânico Alfred Russel Wallace da uma declaração parecida com o que há na bíblia, para ele ““Para os que têm olhos que enxergam e que têm mente acostumada a raciocinar, nas minúsculas células, no sangue, na Terra inteira e em todo o Universo . . . , existe uma orientação inteligente e consciente; em resumo, existe uma Mente.”.
A fé com certeza é quase uma unanimidade mundial, cada região tem uma religião, mas no fim todas convergem para a ideia de “venerar” e acreditar numa divindade, cerca de noventa e dois por cento da população mundial acredita em algo superior, que coordena o mundo e todo universo em que vivemos, as pessoas usam essa divindade para explicar coisas que talvez fiquem sem explicações, os chamados milagres. Segundo Descartes, um famoso filosofo, afirmou certa vez que o simples fato de acreditarmos na existência de Deus já a comprova, segundo ele o ser humano não consegue imaginar coisas que não tenha tido contato anteriormente, dessa forma só acreditamos em Deus pois de alguma forma já o vimos, e a humanidade como um todo nasce acreditando na existência de Deus, aqueles que não creem não vem com esse pensamento inicialmente, eles o desenvolve durante a vida (claro que isso também mostra um fator social da força da religiosidade na nossa sociedade) o fato é que, há a possibilidade de se haver uma mente superior (Deus) colocando a ideia da existência de dele em nossas mentes. Em contrapartida é afirmado da mesma forma que acreditar em Deus seria algo da nossa evolução, e não que isso evidencie realmente a sua existência, um dos maiores defensores dessa tese é o é o biólogo americano Edward O. Wilson, segundo ele nós temos inclinação para acreditarmos em um ser superior que comanda os demais, como vemos na espécie do macacos Rhesus, em que um único líder anda com a cauda e cabeça erguidas, enquanto os demais ficam com as cabeças abaixadas em respeito ao líder, e com a esperança de que ele os proteja, e resumindo não é isso que nos humanos fazemos? Temos a ideia de servir a um Deus e esperar dele a proteção em nossas vidas.
Existe uma teoria chamada de ” Teoria do Design Inteligente”, e se refere ao fato de que algumas tarefas altamente especializadas e complexas do organismo não poderiam ser explicadas somente pela evolução (tais como visão, transporte celular), defendida pelo bioquímico Michael J. Behe, que escreveu inclusive um livro sobre isso, ele afirma que a vida segue de certa maneira um projeto específico, em seu livro ele da uma repaginada na ideia criacionista existente na bíblia.
Muitas pessoas afirmam que a experiência de quase morte explica de certa forma a existência de algo maior, segundo é relatado os pacientes que passam por essa experiencia tendem a voltar com características parecidas, como por exemplo se mostrarem mais motivados e felizes, para os que acreditam, incluindo alguns estudiosos, isso talvez fosse explicado pelo encontro deles com algo “superior” nesse momento de quase morte.
A teoria do tempo zero, trata de falar do que surgiu antes do Big Bang (a explicação mais aceitada pela ciência hoje em dia de como surgiu o universo), na teoria o Big Bang seria o “marco zero” do inicio da criação do universo, mas e antes disso? Até os que acreditam na teoria do evolucionismo, e concordam com o Big Bang não conseguem explicar, esse fato pode levar a ideia de que algo superior deu inicio ao Big Bang.
Mas para a ciência o mais perto que eles possam acreditar na existência de Deus é pela projeção do Cosmos, segundo estudos muitos acontecimentos físicos e astrológicos aconteceram antes de ser possibilitado a nossa existência, se qualquer coisa minima tivesse saído diferente talvez o mundo que conhecemos não existisse, portante a ideia é que o Cosmos foi projetado para ser da maneira que é, não são meros acidentes, a complexidade dos sistemas biológicos e dos fenômenos físicos não abre espaço para o simples acaso.
Muitos acreditam que contestar o método evolucionista e apoiar o criacionista é algo fácil inclusive de provar, porém provar quem foi o criado é algo mais díficil. Para a maioria da ciência provar que Deus existe ou não é algo que não lhes pertence, a ideia é que os cientistas desenvolvam uma teoria e busquem falhas nela, e a “existência de Deus” tem falhas demais, ela não é passível de ser tratada cientificamente pelo simples fato de que não há ao menos uma prova concreta dela.
Fora todos esses fatos científicos vemos não muito raramente pessoas que afirmam que passaram por um milagre, ou conhecem alguém nessas condições, mas a quem deve-se atribuir esse “milagre”? Também não há provas concretas de que foi um Deus especifico, muitas vezes esses milagres são casos que foram solucionados de forma que a humanidade não conseguiria solucionar. Sobre a criação do mundo, não podemos negar a complexidade do local que vivemos, imaginar cada átomo que compõe a vida é algo surpreendente, a complexidade de uma arvore, do nosso organismo ou até de uma lesma, todo ser vivo é extremamente complexo. Os mares, as terras, as estações do ano, há tanto coisa em nosso universo que parece mais “fácil” acreditar na teoria criacionista, a qual diria que alguém planejou tudo e colocou a nossa disposição, verdade ou não é uma teoria a se considerar tanto quanto as outras.