Essa igreja foi a que existiu desde a ascensão de JESUS CRISTO, por volta o ano 30 AD até o fim do século 100 AD. Foi assim chamada porque estava estruturada inicialmente no testemunho e ensinamento dos doze apóstolos escolhidos por JESUS para continuarem Sua obra, conforme relatado em Mateus cap. 28 e Marcos cap. 16.
Elementos que colaboração com a Expansão do Cristianismo
O lugar onde o cristianismo iniciou seus passos – a Palestina – possuía uma posição geográfica de privilégio, pois estava justamente numa área em que grandes rotas comerciais se cruzavam, unindo o Egito à Mesopotâmia e a Arábia com a Ásia Menor. Esse é o motivo pelo qual no Antigo Testamento encontramos o relato histórico de tantas invasões por impérios da época.
Quando foi escrito o Novo Testamento, a língua que predominava era o grego, a espeito de ser o império Romano quem predominasse, unindo sob seu governo grande parte do mundo conhecido.
O governo era um governo pacífico e próspero, com suas cidades em constante progresso, e as viagens eram mais fáceis, pois muitas estradas haviam sido construídas. Conquanto houvessem muitas religiões e filosofias, pelo fato da política romana ser tolerante quanto às questões religiosas e aos hábitos e costumes dos povos conquistas, o mundo encontrava-se sem vida espiritual, ansiando por uma nova religião.
Este era o cenário onde iria surgir o cristianismo, dentro dos propósitos Divinos. Com o surgimento do cristianismo, surge também a concepção de “igreja”.
Como a Igreja Crescia
Encontramos registrado em Atos 5:14 que “a multidão dos que criam no SENHOR, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais”. Também encontramos que “crescia a Palavra de DEUS, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé”. (Atos 6:7)
A “técnica” usada pela igreja, pela qual ela crescia de forma espantosa, não era a mídia, nem veículos de comunicação em massa, como TV, rádio, etc. (que não existiam na época). O que fazia a igreja crescer era o testemunho daqueles que participavam de sua vida comum. Cada pessoa se tornava uma testemunha de JESUS CRISTO, da vida que fluía dele.
Do ponto de vista prático, os motivos desse crescimento eram o fato de que os discípulos, chamados de cristãos – por causa de sua semelhança com CRISTO assim viviam:
- Permaneciam na doutrina dos apóstolos;
- Permaneciam na comunhão (tendo uma vida comunitária) e no partir do pão (faziam suas refeições juntos);
- Permaneciam em oração;
- Tinham temor;
- Sinais e prodígios eram realizados pelos apóstolos.
- Entre eles havia abundante alegria e eram totalmente sinceros. (Atos 2:41-47)
Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.