Letras

Bacharelado e Licenciatura

O curso de graduação em letras normalmente não figura entre os mais concorridos das listas de vestibulares, no entanto é um curso com uma formação bastante interessante, e que permite ao acadêmico além da atuação na sala de aula, o trabalho em editoras, jornais, agencias de publicidade e também como autônomo.

É um curso que demanda muita leitura e estudo e exige dedicação dos alunos, e a maioria dos formandos tem emprego garantido na rede escolar pública e particular, pois a demanda é sempre maior que a oferta. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais profundamente o curso de letras e as áreas de atuação para este profissional.

Perfil dos Acadêmicos

O curso de graduação em letras exige dos acadêmicos um grande gosto e interesse pela leitura, e pelas diversas culturas, pois o profissional em letras deverá ser interculturalmente competente, capaz de construir e interpretar de forma crítica os mais diversos textos e linguagens, em diferentes contextos, percebendo as relações estabelecidas entre a linguagem e os condicionamentos sócio-culturais e ideológicos, refletindo sobre o caráter dinâmico da linguagem em seu processo de recriação contínuo.

O acadêmico em letras deve ser um profissional atualizado, capacitado para criar, analisar e interpretar os textos literários de acordo com o momento histórico cultural em que foram produzidos, capaz de perceber as diferentes variantes que influenciam na sua produção.

O Curso de Letras

O curso de letras tem uma duração média de 6 ou 7 semestres, e tem em sua base curricular as disciplinas de língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, teorias do texto, língua latina, lingüísticas, morfologia, estrutura do texto, comunicação social e outras disciplinas complementares.

Em algumas universidades o aluno pode escolher entre as graduações em português juntamente com uma língua estrangeira, que pode ser espanhol, inglês, italiano, grego, latim ou alemão, juntamente com a lingüística das diversas modalidades.

O curso de letras exige uma grande produção de trabalhos e textos que são corrigidos de forma rigorosa, levando o acadêmico a excelência na escrita da língua portuguesa e da língua escolhida, pois a leitura e a escrita são as duas bases desse curso.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho tradicional do acadêmico no curso de licenciatura em letras é a sala de aula, em escolas publicas ou particulares, desde o ensino fundamental até o curso universitário.

O profissional formado como bacharel em letras tem outras oportunidades, podendo atuar como tradutor, trabalhar em agencias de publicidade, editoras ou empresas jornalísticas como revisor de textos, como Crítico literário ou ainda como pesquisador lingüístico.

O curso de letras não tem um grande atrativo para a maioria das pessoas, mas oferece uma formação sólida, que propícia ao formando a interação em muitas áreas de trabalho, além de um mercado de trabalho seguro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos e Profissões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *