O profissional formado como Bacharel em Teologia tem uma ampla gama de possibilidades profissionais no mercado de trabalho como atuar como consultores, pesquisadores e exercer o sacerdócio. Os interessados em se formar em Teologia podem ainda optar por um curso de Licenciatura podendo então desenvolver atividades como ministrar aulas em escolas de nível fundamental e médio. Saiba mais os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teologia.
O Que Faz um Teólogo?
Basicamente a função dos teólogos é realizar um estudo a respeito das religiões e de que maneira elas exercem influência sobre os agrupamentos sociais. No campo de pesquisa desse profissional estão à história, tradições e rituais religiosos, interpretações de textos sagrados, análise de dogmas e doutrinas. Um profissional que se dedica a compreender mais profundamente a religião e a forma como ela se desenvolve na sociedade.
Há ainda o trabalho de fazer associação dos conhecimentos investigados da religião com outras ciências humanas como Sociologia e Antropologia. Também cabe ao teólogo fazer a relação entre a função da religião em diferentes sociedades. Quem deseja atuar como professor no segmento de teologia deve procurar por uma formação de Licenciatura.
Mercado de Trabalho para Bacharel em Teologia
Conheça melhor as oportunidades de trabalho que podem ser ofertadas para os estudantes que se formam no curso de Bacharelado em Teologia.
Consultoria para Organizações Públicas e Privadas
Atualmente, muitas empresas buscam realizar a integração das tradições religiosas dos seus funcionários com o ambiente laboral. O profissional formado em Teologia pode atuar como consultor para empresas, sejam elas públicas ou privadas, que tenham ligação com a religião no desenvolvimento do seu trabalho.
Trabalhar junto a ONGs
O terceiro setor tem obtido um grande crescimento nas últimas décadas e parte dos trabalhos realizados junto a comunidades em situação de risco se vale da religião como forma de estabelecer vínculos. Os teólogos podem atuar como profissionais que desenvolvem trabalhos na área social com viés religioso.
Sacerdócio
Quem se forma em Teologia pode seguir na carreira religiosa, seja na Igreja Católica ou na Igreja Evangélica. Porém, os sacerdotes da primeira devem passar pelo seminário para que possam ser ordenados padres.
Pesquisa
Os bacharéis em Teologia também podem realizar uma série de pesquisas que tem como objetivo compreender a relação da sociedade com a religião.
Mercado de Trabalho para o Licenciado em Teologia
Educador
Os profissionais que se formam num curso de Licenciatura em Teologia podem dar aulas de Religião e Ética para estudantes dos níveis Fundamental e Médio.
Bacharel em Teologia e o Ministério
Boa parte dos estudantes de Teologia procuram essa formação com o objetivo de se preparar para exercer o Ministério religioso, porém, nem todos tem essa meta. Os profissionais advindos desses cursos podem atuar como agentes de evangelização sem que necessariamente sejam ordenados padres ou se tornem pastores. Os profissionais teólogos encontram boas posições em organizações que oferecem ajuda humanitária e assistência para pessoas em condições sociais de risco.
Os graduados em Teologia podem ser contratados por grandes empresas para exercer funções de conforto para equipes que vivem sob forte carga de estresse como no caso da Petrobras que contrato o teólogo para auxiliar as equipes que permanecem parte do seu tempo isoladas em plataformas no meio do oceano. O teólogo ainda pode atuar como capelão em assessorias comunitárias e hospitais.
Mercado Editorial
O mercado editorial total sofreu encolhimento de cerca de 10% com a crise financeira que se abateu sobre nosso país, contudo, o setor de livros e revistas com viés religioso cresceu cerca de 20% nos últimos anos sendo uma excelente oportunidade para os graduados em Bacharelado em Teologia.
Curso de Bacharelado em Teologia
Universalmente os cursos de Teologia tem como foco o estudo religioso em profundidade com análise das tradições das mesmas. Tem universidades que oferecem uma grade curricular com mais destaque para reflexões sociológicas e antropológicas enquanto outras versam mais sobre os textos sagrados. Quem opta por um licenciatura em Teologia (que geralmente recebe o nome de Ciências da Religião) também conta com disciplinas de didática e educação.